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Uma guinada de 180° em direção ao JIT/TQC

RESENHAS

Claucte Machline

Professor Titular do Departamento de Administração de Produção e Operações industriais da EAESP/FGV

UMA QUINADA DE 180º EM DIREÇÃO AO JIT/TQC

WILLIAM A. SANDBAS, JR

Tradução cie Melany Constant de Almeida Dias. Rio de Janeiro, Livraria Editora Cátedra, 1989.

Este livro, de 116 páginas, da autoria de William A. Sandras, Jr... editado sob a égide de Cezar Sucupira Educação e Consultoria Lida., apresenta alguns conceitos relativos ao JIT (Just in time) e ao TQC (Total Quality Control).

No glossário que encerra o opúsculo, definese JIT como: "Maximização da habilidade para reagir às mudanças do mercado sem provocar desperdício". O TQC, por sua vez, é definido como: "Filosofia que busca a melhoria cmttnrn do processo, resultando em satisfação do consumidor. Consumidor é qualquer um que utilize a saída do processo",

A amplidão dessas definições contribui para explicar o intenso interesse que as empresas, rio mundo todo, demonstram para conhecer essas filosofias de trabalho e incorporá-las em sua estratégia. O leitor, por outro lado, não deixará de perceber que definições dessa amplitude possuem pequeno poder discriminante e pouco explicam sobre o conteúdo dessas doutrinas. Se qualquer reação hábil da empresa é batizada de JIT, e qualquer progresso, de TQC, qual é a novidade?

Como JIT e TQC possuem estreito relacionamento sinergístico, o Autor cria o acrônimo "JIT/TQC" e, no decorrer do texto, não separa os termos, usados na obra como um conjunto indissociável.

Para a maioria das empresas que, nesta década, vêm implantando os ensinamentos da Escola Japonesa de Administração, a sigla TQC tem significado, em geral, não mais um elenco de projetos específicos do controle de qualidade, tais como Qualidade Assegurada ou Controle Estatístico do Processo, mas ioda a gama de esforços destinados a melhorar a qualidade, a produtividade, o prazo de entrega, e a reduzir as paradas de máquinas, os acidentes, as perdas e os custos. Quanto ao JIT, ele se refere sobretudo à redução dos estoques e do prazo de entrega. Já é tradição, hoje, considerar o JIT como parte do TQC, ao lado da Análise de Valores, do Controle Estatístico, dos Círculos de Controle de Qualidade e de todos os demais programas de melhoria de resultados, baseados em treinamento, motivação e participação dos indivíduos e dos grupos.

Nos onze capítulos que compõem a obra, o Autor, dono de Invejável currículo como consultor, conferencista e escritor, aborda sucessivamente as implicações do JIT-TQC, técnicas e comportamentais, sobre estratégia empresarial, competitividade, resultados financeiros, computerizaçâo, tecnologia e outros tópicos relevantes.

Cobrindo tio vasto tema em tão poucas páginas, não seria possível ao Autor aprofundar-se na metodologia JIT-TQC Pouco fala, com efeito, sobre como a empresa deve proceder para assimilar esses novos princípios e fazê-los frutificar. Nem quanto às dificuldades, ao longo prazo da implantação exigido, aos consideráveis investimentos iniciais, às ocasionais reações alérgicas e às rejeições de implante. Não são citados exemplos, nem casos práticos. Nem é realçado, em momento algum, o ingrediente mais necessário para o sucesso do JIT-TQC, a saber, o comprometimento irrestrito da Diretoria com o projeto.

Embora, em todo o texto, o JIT/TQC seja exaltado como um remédio universal, válido para qualquer tipo de doença empresarial, para qualquer empresa, em qualquer lugar, sem contra-indicação, é feita uma observação, à página 102, mencionando que os enormes benefícios arrolados são obtidos nas empresas que já possuem, antes da adesão ao J1T/TQC, uma boa administração.

Em conclusão, o trabalho aqui resenhado constitui valiosa advertência às empresas quanto à necessidade de progredir continuamente e de mudar sempre, para sobreviver. Deve ser encarado como uma palestra de conscientização introdutória, para as diretorias que desejam se iniciar no assunto. É mais uma voz a se jurttar ao grande coro que retransmite com entusiasmo a nova mensagem vinda do Oriente, e cujos temas - inovação, treinamento, motivação, conscientização, flexibilidade e participação - prometem às empresas a salvação e o êxito.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Set 1989
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