Acessibilidade / Reportar erro

Formação do preço de venda: o método do valor presente

Resumos

O texto se propõe a expor um. método de custeamento, análise de rentabilidade e simulação de preços a valor presente. No tocante a custos, o método escolhido foi o custeio direto aplicado a padrões físicos e custos correntes de reposição; para análise de rentabilidade é utilizado o conceito de margem de contribuição; e para fins de formação do preço de venda são propostas algumas fórmulas para cálculo dos preços de venda à vista e a prazo. Todo o argumento considera a relevância da expectativa de variações de preços, tanto no momento da elaboração das tabelas de preço de venda que vigem em um determinado período de tempo, como na avaliação da margem de contribuição em termos relativos e absolutos, com suas implicações perante o resultado da atividade empresarial.

Preço; custeamento; lucratividade; venda a prazo; valor presente


The object of this paper is to report a system for costing, profitability analysis and pegging, all under net present value model: about costing we have the direct (variable) costing method applied on phisicals standards and current value; about profitability analysis it is used the contribution margin approach; and for pegging we assume some formulas for transactions on cash or credit. All this is based too on relevance of inflation's expectance when prices are formulated, and the implications when the manager's decision are made on absolute or relative contribution margin.

Price; costing; profitability; transaction on credit; net present value


ARTIGO

Formação do preço de venda: o método do valor presente

Magnus Amaral da Costa

Doutor em Contabilidade pela FEA/USP e professor dos programas de graduação e pós-graduação da PUC/SP

RESUMO

O texto se propõe a expor um. método de custeamento, análise de rentabilidade e simulação de preços a valor presente. No tocante a custos, o método escolhido foi o custeio direto aplicado a padrões físicos e custos correntes de reposição; para análise de rentabilidade é utilizado o conceito de margem de contribuição; e para fins de formação do preço de venda são propostas algumas fórmulas para cálculo dos preços de venda à vista e a prazo.

Todo o argumento considera a relevância da expectativa de variações de preços, tanto no momento da elaboração das tabelas de preço de venda que vigem em um determinado período de tempo, como na avaliação da margem de contribuição em termos relativos e absolutos, com suas implicações perante o resultado da atividade empresarial.

Palavras-chave: Preço, custeamento, lucratividade, venda a prazo, valor presente.

ABSTRACT

The object of this paper is to report a system for costing, profitability analysis and pegging, all under net present value model: about costing we have the direct (variable) costing method applied on phisicals standards and current value; about profitability analysis it is used the contribution margin approach; and for pegging we assume some formulas for transactions on cash or credit.

All this is based too on relevance of inflation's expectance when prices are formulated, and the implications when the manager's decision are made on absolute or relative contribution margin.

Key terms: Price, costing, profitability, transaction on credit, net present value.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

BIBLIOGRAFIA

  • COSTA, Magnus Amaral. "Integração da contabilidade de custos à contabilidade geral". In: Revista do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, vol. 58, nş 18, nov./89, pp. 46-52.
  • GALBRAITH, John Kenneth. Uma teoria do controle de preços. Rio de Janeiro, Forense-Universitária, 1986.
  • KAPLAN, Robert S. ADVANCED MANAGEMENT ACCOUNTING. Englewood Cliffs, N.J., Prentice-Hall, Inc., 1982.
  • KOLIVER, Olivio. "O Planejamento e avaliação do resultado. A curto prazo" In: Revista do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, vol. 58, nş 18, nov./89, pp. 32-42.
  • SAVAGE, Christopher I. & SMALL, John R. Economia para executivos. Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos Editora, 1979.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Jun 1990
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br