Acessibilidade / Reportar erro

Determinaçao do orçamento promocional: um caso especifico

Resumos

Utilizando o conceito de elasticidade-propaganda e o aparato te6rico da teoria microeconõmica, o artigo procura responder à pergunta "Quanto gastar em propaganda?" em situações de neg6cio em que o preço é tabelado, o custo variável unitário é constante e a empresa conta com uma margem fixa de contribuição com a qual tem que cobrir seus custos fixos, seus gastos promocionais e ainda auferir um lucro.

Elasticidade-propaganda; maximização do lucro; margem de contribuição; orçamento promocional


By using the concept of advertising elasticity and the theoretical framework of microeconomics, the article attempts to answer the question "Houi much to spend in advertising?" in business situations in which the price is predeiermined, the variable cost is constant and the firm has a fixed contribution margin to cover its overhead and promotional costs and have the desired profits.

Advertising elasticity; profit maximizaiion; contribution margin; promotional budget


ARTIGO

Determinaçao do orçamento promocional: um caso especifico

Orlando Figueiredo

Professor Titular do Departamento de Mercadologia da EAESP/FGV

RESUMO

Utilizando o conceito de elasticidade-propaganda e o aparato te6rico da teoria microeconõmica, o artigo procura responder à pergunta "Quanto gastar em propaganda?" em situações de neg6cio em que o preço é tabelado, o custo variável unitário é constante e a empresa conta com uma margem fixa de contribuição com a qual tem que cobrir seus custos fixos, seus gastos promocionais e ainda auferir um lucro.

Palavras-chave: Elasticidade-propaganda, maximização do lucro, margem de contribuição, orçamento promocional.

ABSTRACT

By using the concept of advertising elasticity and the theoretical framework of microeconomics, the article attempts to answer the question "Houi much to spend in advertising?" in business situations in which the price is predeiermined, the variable cost is constant and the firm has a fixed contribution margin to cover its overhead and promotional costs and have the desired profits.

Key words: Advertising elasticity, profit maximizaiion, contribution margin, promotional budget.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

1. Ver, por exemplo, os modelos de Alfred A. Kuehn, M. L. Vidale e H. B. Wolfe em BASS, M. Frank el alii (orgs.). Mathematieal models and methods in marketing, Homewood, 11I., R.D.lrwin, Inc., 1961.

2. Sobre esse assunto ver: MICHEL, M. Stratégie du marché. Theorie de la firme et vent sous marque. Paris, Gemboux, Presses Universitaires de France, 1961; e LAMBIN, J.J. Información, decisión y eficacia comerciaI. Bilbao, Ediciones Deusto, 1968.

3. Uma apresentação um pouco diferente do modelo estático aqui de· senvolvido pode ser encontrada em KING, Willíam R. Quantitative analysis formarkeffng management. New York, McGraw-HILL, 1967.

  • 1. Ver, por exemplo, os modelos de Alfred A. Kuehn, M. L. Vidale e H. B. Wolfe em BASS, M. Frank el alii (orgs.). Mathematieal models and methods in marketing, Homewood, 11I., R.D.lrwin, Inc., 1961.
  • 2. Sobre esse assunto ver: MICHEL, M. Stratégie du marché. Theorie de la firme et vent sous marque. Paris, Gemboux, Presses Universitaires de France, 1961;
  • e LAMBIN, J.J. Información, decisión y eficacia comerciaI. Bilbao, Ediciones Deusto, 1968.
  • 3. Uma apresentação um pouco diferente do modelo estático aqui de¡ senvolvido pode ser encontrada em KING, Willíam R. Quantitative analysis formarkeffng management. New York, McGraw-HILL, 1967.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Ago 1992
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br