Acessibilidade / Reportar erro

Em busca da visão de totalidade

Desenvolvimento gerencial; educação; mudança de paradigma

Executive development; education; paradigm change

ARTIGO

Em busca da visão de totalidade

Sylvia Constant VergaraI; Paulo Durval BrancoII

ICoordenadora do Curso de Mestrado e do Curso de Especialização em Recursos Humanos do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Professora na Escola Brasileira de Administração Pública da FGV

IIMestrando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palavras-chave: Desenvolvimento gerencial, educação, mudança de paradigma.

Key words: Executive development, education, paradigm change.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido pela Redação da RAE em setembro/93, aprovado para publicação em outubro/93.

1. SORMAN, Guy. Os verdadeiros pensadores de nosso tempo. Rio de Janeiro: Imago, 1989.

2. IANNI, Octavio. A sociedade global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.

3. FLOWERS, Betty Sue (org.) O poder do mito. Joseph Campbell com Bill Moyers. São Paulo: Palas Athenas, 1990.

4. KIM, W. Chan, MAUBORGNE, Renée, A. Parables of leadership. Harvard Business Review, p. 123-28, Jul./Ago. 1992.

5. ROSSI, Clóvis. China cresce e EUA param na entrada do século 21. Folha de São Paulo, São Paulo, 31 jan. 1993. p. 4

6. Idem, ibidem.

7. WILBER, Ken. (org.) O paradigma holográfico e outros paradoxos. São Paulo: Cultrix, 1991.

8. CAPRA, Fritjof. O tao da física. São Paulo: Cultrix, 1975.

9. Idem. ibidem. __ . O Ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 1982; __ . Sabedoria Incomum. São Paulo: Cultrix, 1990; PIRSIG, Robert M. Zen e a Arte da Manutenção de Motocicletas: uma investigação sobre valores. São Paulo: Paz e Terra, 1984; WILBER, Ken. A consciência sem fronteiras. São Paulo: Cultrix, 1979.

10. BRUNSSON, N. The organization of hipocrisy. London: John Wiley & Sons, 1989.

11. GUERREIRO RAMOS, Alberto. A nova ciência das organizações - uma reconceituação da riqueza das nações. Rio de Janeiro: FGV, 1989.

12. BURREL, Gibson, MORGAN, Gareth. Sociological paradigms and organizational analysis. London: Heinemnann Educational Books, 1979.

13. CAPRA, Fritjof. O tao da Física. Op. cit.

14. WILBER, Ken. A consciência sem fronteiras. Op. cit.

15. Idem, ibidem, p. 23.

16. TALBOT, Michael. Beyond the quantum. New York: Mac­millan, 1986.

17. WILBER, Ken (org.) O paradigma holográfico e outros paradoxos. Op. cit.

18. CHANLAT, Jean-François. L 'individu dans I'organization. Quebec: Éditions Eska, 1990.

19. HABERMAS, Jürgen, Moral consciousness and communicative action. Cambridge: Polity Press, 1990.

20. WILBER, Ken. A consciência sem fronteiras. Op. cit.

21. WALSH, Roger N., VAUG­HAN, Frances. Além do ego: dimensões transpessoais em psicologia. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 1980.

22. WALSH, Roger N., VAUGHAN, Frances. Op. cit.

23. HARMAN, Willis, HORMANN, John. O trabalho criativo: o papel construtivo dos negócios numa sociedade em transformação. São Paulo: Cultrix, 1990.

24. KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções cientificas. São Paulo: Perspectiva, 1982.

25. BORDIEU, P., PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.

26. GIROUX, Henry A. Theories of reproduction and resistance in the new sociology of education: a critical analysis. Harvard Educational Review, v. 53, n. 3, p. 257-93, Aug.1983.

27.ldem, ibidem.

28. KLIKSBERG, Bernardo. A Gerência na década de 90. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, n. 22, p. 59-85, Jan./Mar. 1988; MCCORMACK, Mark H. O que não se ensina em Harvard Business School. São Paulo: Harbra, 1984. PETERS, Thomas J., WATERMAN, Robert H. Vencendo a crise. São Paulo: Harbra, 1986.

29. MOSCOVICI, Fela. Renascença organizacional. Rio de Janeiro: L TC, 1988.

30. Idem, ibidem.

31. COLEMAN, Win, PERRIN, Pat. O livro de pragmágica de Marilyn Ferguson. Rio de Janeiro: Record, 1992.

32. CHANLAT, Jean-François. Op. cit.

33. VERGARA, Sylvia Constant. Sobre a intuição na tomada de decisão. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, FGV, v. 27, n. 2, Abr./Jun. 1993.

34. LARROYO, Francisco. História geral da pedagogia. São Paulo: Mestre Jou, 1970.

  • 1. SORMAN, Guy. Os verdadeiros pensadores de nosso tempo. Rio de Janeiro: Imago, 1989.
  • 2. IANNI, Octavio. A sociedade global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.
  • 3. FLOWERS, Betty Sue (org.) O poder do mito. Joseph Campbell com Bill Moyers. São Paulo: Palas Athenas, 1990.
  • 4. KIM, W. Chan, MAUBORGNE, Renée, A. Parables of leadership. Harvard Business Review, p. 123-28, Jul./Ago. 1992.
  • 5. ROSSI, Clóvis. China cresce e EUA param na entrada do século 21. Folha de São Paulo, São Paulo, 31 jan. 1993. p. 4
  • 7. WILBER, Ken. (org.) O paradigma holográfico e outros paradoxos. São Paulo: Cultrix, 1991.
  • 8. CAPRA, Fritjof. O tao da física. São Paulo: Cultrix, 1975.
  • 9. Idem. ibidem. __ . O Ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 1982;
  • __ . Sabedoria Incomum. São Paulo: Cultrix, 1990;
  • PIRSIG, Robert M. Zen e a Arte da Manutenção de Motocicletas: uma investigação sobre valores. São Paulo: Paz e Terra, 1984;
  • WILBER, Ken. A consciência sem fronteiras. São Paulo: Cultrix, 1979.
  • 10. BRUNSSON, N. The organization of hipocrisy. London: John Wiley & Sons, 1989.
  • 11. GUERREIRO RAMOS, Alberto. A nova ciência das organizações - uma reconceituação da riqueza das nações. Rio de Janeiro: FGV, 1989.
  • 12. BURREL, Gibson, MORGAN, Gareth. Sociological paradigms and organizational analysis. London: Heinemnann Educational Books, 1979.
  • 16. TALBOT, Michael. Beyond the quantum. New York: Macmillan, 1986.
  • 18. CHANLAT, Jean-François. L 'individu dans I'organization. Quebec: Éditions Eska, 1990.
  • 19. HABERMAS, Jürgen, Moral consciousness and communicative action. Cambridge: Polity Press, 1990.
  • 21. WALSH, Roger N., VAUGHAN, Frances. Além do ego: dimensões transpessoais em psicologia. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 1980.
  • 23. HARMAN, Willis, HORMANN, John. O trabalho criativo: o papel construtivo dos negócios numa sociedade em transformação. São Paulo: Cultrix, 1990.
  • 24. KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções cientificas. São Paulo: Perspectiva, 1982.
  • 25. BORDIEU, P., PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
  • 26. GIROUX, Henry A. Theories of reproduction and resistance in the new sociology of education: a critical analysis. Harvard Educational Review, v. 53, n. 3, p. 257-93, Aug.1983.
  • 28. KLIKSBERG, Bernardo. A Gerência na década de 90. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, n. 22, p. 59-85, Jan./Mar. 1988;
  • MCCORMACK, Mark H. O que não se ensina em Harvard Business School. São Paulo: Harbra, 1984.
  • PETERS, Thomas J., WATERMAN, Robert H. Vencendo a crise. São Paulo: Harbra, 1986.
  • 29. MOSCOVICI, Fela. Renascença organizacional. Rio de Janeiro: L TC, 1988.
  • 31. COLEMAN, Win, PERRIN, Pat. O livro de pragmágica de Marilyn Ferguson. Rio de Janeiro: Record, 1992.
  • 33. VERGARA, Sylvia Constant. Sobre a intuição na tomada de decisão. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, FGV, v. 27, n. 2, Abr./Jun. 1993.
  • 34. LARROYO, Francisco. História geral da pedagogia. São Paulo: Mestre Jou, 1970.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 1993

Histórico

  • Aceito
    Out 1993
  • Recebido
    Set 1993
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br