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Alianças estratégicas internacionais: desempenho e estratégias de marketing

Resumos

A estratégia de negócios internacionais de indústrias latino-americanas e a forma como se conduzem suas parcerias com indústrias estrangeiras foram analisadas com o objetivo de se conhecer melhor aspectos como: 1. implementação de uma estratégia internacional bem-sucedida; 2. forma como as empresas conduzem suas relações com empresas de outros países; 3. determinação dos fatores de sucesso dessas alianças de negócios internacionais. A pesquisa integrou um estudo multinacional, desenvolvido com o patrocínio de algumas das mais importantes universidades do Canadá, Estados Unidos, Brasil, Chile e México, e empresas estes três últimos países. Os resultados são apresentados neste artigo, voltado para o desempenho e estratégias de marketing internacional das parcerias, e em um primeiro, que focaliza a formação e estruturação das alianças estratégicas.

estratégia internacional; marketing internacional; parceria; alianças; América Latina


Latin American manufacturing firms' international strategy and management of their alliances with foreign companies are analyzed with focus on: 1. implementing a successful international strategy; 2. understanding how Latin American firms manage their relationships with companies from foreign countries; 3. determining the success factors of these cross-national business alliances. This research project integrated a multi-country study sponsored by major universities in Canada, U.S., Brazil, Chile and Mexico, and firms from the three latter countries. The findings are presented in two articles: the first covered the creation and structure of trategical alliances, and this second the performance and international marketing strategies in partnerships.

international strategy; international marketing; partnership; alliances; Latin America


ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

Alianças estratégicas internacionais: desempenho e estratégias de marketing

Maria Cecilia Coutinho de ArrudaI; Marcelo Leme de ArrudaII

IProfessora Adjunta do Departamento de Mercadologia da EAESP/FGV. E-mal: carruda@eaesp.fgvsp.br

IIMestrando em Estatística do IME-USP

RESUMO

A estratégia de negócios internacionais de indústrias latino-americanas e a forma como se conduzem suas parcerias com indústrias estrangeiras foram analisadas com o objetivo de se conhecer melhor aspectos como: 1. implementação de uma estratégia internacional bem-sucedida; 2. forma como as empresas conduzem suas relações com empresas de outros países; 3. determinação dos fatores de sucesso dessas alianças de negócios internacionais. A pesquisa integrou um estudo multinacional, desenvolvido com o patrocínio de algumas das mais importantes universidades do Canadá, Estados Unidos, Brasil, Chile e México, e empresas estes três últimos países. Os resultados são apresentados neste artigo, voltado para o desempenho e estratégias de marketing internacional das parcerias, e em um primeiro, que focaliza a formação e estruturação das alianças estratégicas.

Palavras-chave: estratégia internacional, marketing internacional, parceria, alianças, América Latina.

ABSTRACT

Latin American manufacturing firms' international strategy and management of their alliances with foreign companies are analyzed with focus on: 1. implementing a successful international strategy; 2. understanding how Latin American firms manage their relationships with companies from foreign countries; 3. determining the success factors of these cross-national business alliances. This research project integrated a multi-country study sponsored by major universities in Canada, U.S., Brazil, Chile and Mexico, and firms from the three latter countries. The findings are presented in two articles: the first covered the creation and structure of trategical alliances, and this second the performance and international marketing strategies in partnerships.

Key words: international strategy, international marketing, partnership, alliances, Latin America.

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Nota

Este estudo foi financiado pelo NPPI EAESP/FGV. Os autores agradecem a contribuição do Prof. Masaaki Kotabe para o presente artigo, durante sua visita ao Brasil no 2' Semestre de 1996, quando ocupou a cadeira Philips no Departamento de Mercadologia da EAESP/FGV.

1. ARRUDA, Maria Cecilia Coutinho de, ARRUDA, Marcelo Leme de. Alianças estratégicas internacionais: formação e estruturação em indústrias manufatureiras. Primeiro desta seqüência de dois artigos dos autores, para publicação na RAE Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.37, n.4, out./dez. 1997, p.28-37.

2. LORANGE, Peter, ROOS, Johan. Alianças estratégicas. São Paulo: Atlas, 1996. p.37.

3. OHMAE, Kenichi. The global logic of strategic alliances. Harvard Business Review, v.67, p.143-54, March-Apri/1989.

4. A coordenação do projeto internacional ficou a cargo do Prol. Masaaki Kotabe, da Universidade do Texas, em Austin, EUA, que veio ao Brasil em julho de 1995, quando os trabalhos foram iniciados neste país.

5. VOSHINO, Michael V., SRINIVASA RANGAN, U. Alianças estratégicas. São Paulo: Makron Books, 1996. p.4-5 (Tradução),

6. TEPSTRA, Vern, SIMONIN, Bernard L. Strategical alliances in the triad: an exploratory study. Journal of International Marketing, v.1, n.1, p.4-25, 1993.

7. Idem, Ibidem.

8. CZINKOTA, M. R., Ilkka, RONKAINEN, A., MOFFETT, M. H. International Business. 3.ed. Fort Worth, TX: The Dryden Press, 1994. p. 455-6.

9. BUZZELL, R. Can you standardize multinational marketing? Journal of Marketing, v.46, p.99-104, December 1968.

10. SORENSON, Ralph Z: WIECHMANN, Ulrich E. How multinationals view marketing standardization. Harvard Business Review, v.53, p.38-56, mai./jun., 1975.

11. YOSHINO, Michael Y, SRINIVASA RANGAN, U. Idem, p. 18, 1975.

12. DERESKY, Helen. International Management: managing across borders and cultures. New York: HarperCollins College Publishers, 1993. p.219.

13. Idem, ibidem.

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21. ANDERSON, J. C., NARUS, J. A. A model of distributor firm and manufacturer firm working partnerships. Journal of Marketing, v.54, p.42·58, January 1990.

22. BRADACH, J. L., ECCLES, R. G. Op. cit.

23. CASSON, Mark. Internalization theory and beyond. ln: BUCKLEY, Peter J., ed. New directions in international business: research priorities for the 1990s. Brookfield, VT: Edward Elgar, 1992. p.4·27.

24. CASSON, M. Op. cit.

25. WILLlAMSON, Oliver E. Op. cit.

26. ANOERSON, J. C., NARUS, J. A. Op. cit.

27. MAITLAND, 1., BRYSON, J., VAN DE VEN, A. Op. cit.

28. OUCHI, W. G. Markets, bureaucracies, and clans. Administrative Science Quarterly, v.25, p.129·43, March 1979.

29. LORANGE, P., ROOS, J. Alianças estratégicas: formação, implementação e evolução. São Paulo: Atlas, 1996. (Tradução)

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32. DANIELS, John D., RADEBAUGH, Lee H. International Business. 6.ed. Reading, MA: Addison-Wesley Publishing Company, 1991. p.767-70.

33. TEPSTRA, Vern, SIMONIN, Bernard L. Op. cit.

34. YOSHINO, Michael Y., SRINIVASA RAGAN, U. Op. cit.

35. Relação inversa: quanto maior for uma variável, menor será a outra; relação direta: quanto maior for uma variável, maior será a outra.

36. SORENSON, Ralph Z., WIECHMANN, Ulrich E. Op. cit.

37. BUZZELL, R. Op. cit.

38. CZINKOTA, M. R., RONKAINEN, Ilkka, A., M. H. MOFFETI. Op. cit.

39. DERESKY, Helen. Op. cit.

40. YOSHINO, Michael Y., SRINIVASA RAGAN, U. Op. cit.

41. WILLlAMSON, Oliver E. Op. cit.

42. MAITLAND, 1., BRYSON, J., VAN DE VEN, A. Op. cit.

43. HILL, Charles W. Op. cit.

44. BRADACH, J. L., ECCLES, R. G. Op. cit.

45. ANDERSON, E., WEITZ, B. A. Op. cit.

46. LORANGE, P., ROOS, J. Op. cit.

47. CZINKOTA, RONKAINEN. Op. cit.

  • 1. ARRUDA, Maria Cecilia Coutinho de, ARRUDA, Marcelo Leme de. Alianças estratégicas internacionais: formação e estruturação em indústrias manufatureiras. Primeiro desta seqüência de dois artigos dos autores, para publicação na RAE Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.37, n.4, out./dez. 1997, p.28-37.
  • 2. LORANGE, Peter, ROOS, Johan. Alianças estratégicas. São Paulo: Atlas, 1996. p.37.
  • 3. OHMAE, Kenichi. The global logic of strategic alliances. Harvard Business Review, v.67, p.143-54, March-Apri/1989.
  • 5. VOSHINO, Michael V., SRINIVASA RANGAN, U. Alianças estratégicas. São Paulo: Makron Books, 1996. p.4-5 (Tradução),
  • 6. TEPSTRA, Vern, SIMONIN, Bernard L. Strategical alliances in the triad: an exploratory study. Journal of International Marketing, v.1, n.1, p.4-25, 1993.
  • 8. CZINKOTA, M. R., Ilkka, RONKAINEN, A., MOFFETT, M. H. International Business. 3.ed. Fort Worth, TX: The Dryden Press, 1994. p. 455-6.
  • 9. BUZZELL, R. Can you standardize multinational marketing? Journal of Marketing, v.46, p.99-104, December 1968.
  • 10. SORENSON, Ralph Z: WIECHMANN, Ulrich E. How multinationals view marketing standardization. Harvard Business Review, v.53, p.38-56, mai./jun., 1975.
  • 12. DERESKY, Helen. International Management: managing across borders and cultures. New York: HarperCollins College Publishers, 1993. p.219.
  • 14. JOHN, George. An empirical investigation of some antecedents of opportunism in a marketing channel. Journa/ of Marketing Research, v.21, p.278-89, August 1984.
  • 15. WILLlAMSON, Oliver E. The economics of organization: the transaction cost approach. American Journal of Sociology, v.87, p.548-77, November 1981.
  • 16. MAITLAND, 1., BRYSON, J., VAN DE VEN, A. Sociologists, economists, and opportunism. Academy of Management Review, v.10, n.1, p.59-65, 1985.
  • 17. HILL, Charles W. Cooperation, opportunism, and the invisible hand: implications for transaction cost theory. Academy of Management Review, v.15, n.3, p.500-13, 1990.
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  • 20. BRADACH, J. L., ECCLES, R. G. Price, authority, and trust: From ideal types to plural forms. American Review of Sociology, v.15, p.1 04, 1989.
  • 21. ANDERSON, J. C., NARUS, J. A. A model of distributor firm and manufacturer firm working partnerships. Journal of Marketing, v.54, p.42·58, January 1990.
  • 23. CASSON, Mark. Internalization theory and beyond. ln: BUCKLEY, Peter J., ed. New directions in international business: research priorities for the 1990s. Brookfield, VT: Edward Elgar, 1992. p.4·27.
  • 28. OUCHI, W. G. Markets, bureaucracies, and clans. Administrative Science Quarterly, v.25, p.129·43, March 1979.
  • 29. LORANGE, P., ROOS, J. Alianças estratégicas: formação, implementação e evolução. São Paulo: Atlas, 1996. (Tradução)
  • 30. KOGUT, B. Joint ventures: theoretical and empirical perspectives. Strategic Management Journal, v.9, p.319·32, 1988.
  • 31. CZINKOTA, M. R., RONKAINEN, Ilkka. A International marketing. 3.ed. For! WORK, TX: The Dryden Press, 1993. p.246-55.
  • 32. DANIELS, John D., RADEBAUGH, Lee H. International Business. 6.ed. Reading, MA: Addison-Wesley Publishing Company, 1991. p.767-70.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Mar 2012
  • Data do Fascículo
    Mar 1998
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