Acessibilidade / Reportar erro

Supply chain management

Resumos

Nos últimos anos, a economia mundial e a economia brasileira têm sofrido mudanças importantes. Fusões, aquisições e alianças estratégicas têm se multiplicado. Parte considerável destas mudanças relaciona-se com profundas alterações nos sistemas de valores de todos os segmentos industriais. A busca da competitividade relaciona-se cada vez mais com a busca do ótimo sistêmico além das fronteiras da empresa. Neste contexto, a administração logística ganha nova dimensão, envolvendo a integração de todas as atividades ao longo da cadeia de valores e do sistema de valores, das matérias-primas ao cliente final. O objetivo deste trabalho é (re)situar a administração logística no contexto de mudanças, enfatizando a metodologia da gestão da cadeia de demanda (supply chain management).

logística; gestão da cadeia de demanda; cadeia de valores; sistema de valores


In the last years the world and the Brazilian economy have been changing deeply. Fusions, acquisitions and strategic alliances are multiplying everywhere. Most ot these changes are related with deep modifications in the value systems, aftecting all industries. The search for competitiveness is more and more concerned with the search for the optimal systemic beyond organizational frontiers. Within this context, logistics management gains a new dimension, encompassing the integration of all activities related to the value system, from raw materials to the final customer. The main objective of this paper is to review the logistical management after all these changes, focusing on supply chain management methodology.

logistics; supply chain management; value chain; system chain


ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Supply chain management

Thomaz Wood Jr.I; Paulo Knörich ZuffoII

IProfessor do Departamento de Produção da EAESP/FGV e Consultor de Empresas. E-mail: twood@eaesp.fgvsp.br

IIEngenheiro pela Escola Politécnica da USP e Mestrando em Administração da Produção na EAESP/FGV

ABSTRACT

In the last years the world and the Brazilian economy have been changing deeply. Fusions, acquisitions and strategic alliances are multiplying everywhere. Most ot these changes are related with deep modifications in the value systems, aftecting all industries. The search for competitiveness is more and more concerned with the search for the optimal systemic beyond organizational frontiers. Within this context, logistics management gains a new dimension, encompassing the integratian of all activities related to the value system, from raw materials to the final customer. The main objective of this paper is to review the logistical management after all these changes, focusing on supply chain management methodology.

Key words: logistics, supply chain management, value chain, system chain.

RESUMO

Nos últimos anos, a economia mundial e a economia brasileira têm sofrido mudanças importantes. Fusões, aquisições e alianças estratégicas têm se multiplicado. Parte considerável destas mudanças relaciona-se com profundas alterações nos sistemas de valores de todos os segmentos industriais. A busca da competitividade relaciona-se cada vez mais com a busca do ótimo sistêmico além das fronteiras da empresa. Neste contexto, a administração logística ganha nova dimensão, envolvendo a integração de todas as atividades ao longo da cadeia de valores e do sistema de valores, das matérias-primas ao cliente final. O objetivo deste trabalho é (re)situar a administração logística no contexto de mudanças, enfatizando a metodologia da gestão da cadeia de demanda (supply chain management).

Palavras-chave: logística, gestão da cadeia de demanda, cadeia de valores, sistema de valores.

Full text available only in PDF format.

Texto completo disponível apenas em PDF.

1. Ver PORTER, M. Vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1990.

2. THORNTON, P. H., TUMA, N. B. The problem of boundan'es in contemporsry research on organizatlons. Vancouver: Academy 01 Management Best Papers Proceedings, 1995.

3. STRAll, A. Aesthetics and organizations without walls. Studies tn cuaore, Organizations and Soc/eUes, v.l, n.1, p.83­105,1995.

4. D'AVENI, R. A. Coping with hypercompetition: utilizing the new 78's tramework. Acsdemy ot Management Executiva, v.9, n.3, p.45-50, 1995.

5. GRANDORI, A., SODA, G. Inter-lirm networks: antecedeots, rnecnanísms and forms. Organizat/on Studies, v.16, n.2, 183-214,1995.

6. Ver LAZO, R. Alianças estratégicas: quando e como aliar-se a concorrência, (Dissertação de Mestrado.) EAESP/FGV, 1992.

7. DESS, G. G. at alli. lhe new corporate architecture. Academy ot Managament Executiva, v.9, 0.3, p.7-20, 1995.

8. ASHKENAS et alli. The boundarylfJSs organizalion. breaking lhe cbstns ot organizalional structure. San Francisco: Jossey-Bass, 1995.

9. CLANCY. T. The virtual corporation, telecommuting and lhe concept of team. Academy of Managemen! Executive, v.8. n.2. p.7-1D, 1995.

10. Etfjcientconsumer response(resposta eficiente ao consumidor): trata-se de um conjunto de metodologias empregadas principalmente por empresas de consultoria. cuja aplicação visa a quebrar as barreiras entre parceiros comerciais. Estas barreiras costumam resultar em ineficiências, com Impacto em custos e tempo de resposta ao consumidor. Projetos deste tipo envoívern a criação de um consórcio de empresas industriais e comerciais que busquem, através da analise do sistema de valores, realizar otimizações. Iniciativas deste tipo no Brasil têm, até o momento, esbarrado em resistências culturais e na característica conflituosa do relacionamento entre os elos dos sistemas de valores.

11. Adaptado de Andersen Consulting, Arthur Andersen & Co. In: CHRISTOPHER, M. Loqística e qerencfamento da cadeia de suprimentos. São Paulo: Pioneira, 1997. p.224.

12. POIRIER. C. C., REITER. S. E. Supp/y chain optimization. San Francisco: Berrel­Koehler. 1996.

13. BOWERSOX, O. J .. CLOSS. O. J. logisticaf management. s.l., McGraw HiII, 1996.

  • 1. Ver PORTER, M. Vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1990.
  • 2. THORNTON, P. H., TUMA, N. B. The problem of boundan'es in contemporsry research on organizatlons. Vancouver: Academy 01 Management Best Papers Proceedings, 1995.
  • 3. STRAll, A. Aesthetics and organizations without walls. Studies tn cuaore, Organizations and Soc/eUes, v.l, n.1, p.83105,1995.
  • 4. D'AVENI, R. A. Coping with hypercompetition: utilizing the new 78's tramework. Acsdemy ot Management Executiva, v.9, n.3, p.45-50, 1995.
  • 5. GRANDORI, A., SODA, G. Inter-lirm networks: antecedeots, rnecnanísms and forms. Organizat/on Studies, v.16, n.2, 183-214,1995.
  • 6. Ver LAZO, R. Alianças estratégicas: quando e como aliar-se a concorrência, (Dissertação de Mestrado.) EAESP/FGV, 1992.
  • 7. DESS, G. G. at alli. lhe new corporate architecture. Academy ot Managament Executiva, v.9, 0.3, p.7-20, 1995.
  • 8. ASHKENAS et alli. The boundarylfJSs organizalion. breaking lhe cbstns ot organizalional structure. San Francisco: Jossey-Bass, 1995.
  • 9. CLANCY. T. The virtual corporation, telecommuting and lhe concept of team. Academy of Managemen! Executive, v.8. n.2. p.7-1D, 1995.
  • 11. Adaptado de Andersen Consulting, Arthur Andersen & Co. In: CHRISTOPHER, M. Loqística e qerencfamento da cadeia de suprimentos. São Paulo: Pioneira, 1997. p.224.
  • 12. POIRIER. C. C., REITER. S. E. Supp/y chain optimization. San Francisco: BerrelKoehler. 1996.
  • 13. BOWERSOX, O. J .. CLOSS. O. J. logisticaf management. s.l., McGraw HiII, 1996.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Jan 2012
  • Data do Fascículo
    Set 1998
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br