Acessibilidade / Reportar erro

A competitividade das empresas do setor de embalagens para alimentos: um estudo de caso

Resumos

A competitividade é o desafio atual da indústria brasileira. Identificar os fatores que determinam a competitividade de uma indústria e as estratégias que devem ser perseguidas é um dos objetivos básicos dos administradores industriais. O presente estudo constitui uma contribuição para a compreensão dos fatores competitivos de quatro indústrias pertencentes a uma cadeia produtiva do setor de embalagens para alimentos. Os resultados obtidos indicaram que os fatores competitivos mudaram ao longo da cadeia e que alguns ajustes são necessários para que as empresas pesquisadas se mantenham competitivas.

Competitividade; cadeia produtiva; estratégias competitivas; indústria de embalagens


Competitivity is one of the Brazilian industrial challenges at the end of this century. The identification of the factors that contribute to keep an industry competitive is one of the basic objectives managers should aim at. This study was carried out with four enterprises from the food packaging industry and intended to understand some of the key competitive factors of these enterprises. The research showed that these factors differ along the chain, and some adjustments are necessary in order to keep these enterprises competitive.

Competitivity; industrial chain; competitive strategies; packaging industry


ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

A competitividade das empresas do setor de embalagens para alimentos: um estudo de caso

Willy Hoppe de SousaI; Eduardo Pinheiro Gondim de VasconcellosII

IEngenheiro Elétrico especializado em Administração Industrial pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, Mestrando em Administração pela FEA/USP e Colaborador da Assessoria de Relações Institucionais do Ipen. E-mail: whsousa@net.ipen.br

IIMestre pela Vanderbilt University, Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, Professor Titular da FEA/USP e Presidente da Fundação Instituto de Administração – FIA. E-mail: epgdvasc@usp.br

RESUMO

A competitividade é o desafio atual da indústria brasileira. Identificar os fatores que determinam a competitividade de uma indústria e as estratégias que devem ser perseguidas é um dos objetivos básicos dos administradores industriais. O presente estudo constitui uma contribuição para a compreensão dos fatores competitivos de quatro indústrias pertencentes a uma cadeia produtiva do setor de embalagens para alimentos. Os resultados obtidos indicaram que os fatores competitivos mudaram ao longo da cadeia e que alguns ajustes são necessários para que as empresas pesquisadas se mantenham competitivas.

Palavras-chave: Competitividade, cadeia produtiva, estratégias competitivas, indústria de embalagens.

ABSTRACT

Competitivity is one of the Brazilian industrial challenges at the end of this century. The identification of the factors that contribute to keep an industry competitive is one of the basic objectives managers should aim at. This study was carried out with four enterprises from the food packaging industry and intended to understand some of the key competitive factors of these enterprises. The research showed that these factors differ along the chain, and some adjustments are necessary in order to keep these enterprises competitive.

Key words: Competitivity, industrial chain, competitive strategies, packaging industry.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

NOTAS

Os autores agradecem o apoio recebido de Antonio Dacorso, Geciane Porto, Virgínia M. F. Castro, Desirée M. Zouain, Mery Piedad Z. Igami e os profissionais das empresas pesquisadas, do Cetea e da Nortel.

1. A reciclagem de embalagens de plástico misto pós-consumo é tecnicamente possível; no entanto, o fato de a embalagem baseada no filme BOPP ser flexível, ou seja, um material não rígido, dificulta a possibilidade do desenvolvimento de usos para esse material reciclado; esse fato, aliado às razões econômicas mencionadas, praticamente inviabiliza a reciclagem dessa embalagem.

2. Os dados disponibilizados relativos à capacidade de produção, faturamento e número de funcionários foram alterados proporcionalmente no intuito de preservar o anonimato das empresas participantes.

  • ESTATÍSTICA. In: Revista da Indústria, 17 fev. 1997.
  • COLTRE, L. Engarrafador moderno maio/jun. 1996.
  • COUTINHO, L., FERRAZ, J. C. (Coord.). Estudo da competitividade da indústria brasileira Rio de Janeiro: Papirus, 1994.
  • ESTATÍSTICA. Guia Embanews Brasil. 1996/1997.
  • ESTATÍSTICA. In: Revista da Indústria, 17 fev. 1997.
  • FERRAZ, J. C. et al. Made in Brazil. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
  • PORTER, M. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1990.
  • STONER, J. A. F., FREEMAN, R. E. Administração. 5. ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1995.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Set 2011
  • Data do Fascículo
    Mar 2000
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br