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Orientação para o mercado externo: o refinamento de uma escala de mensuração

Resumos

O presente estudo consiste em um survey exploratório de corte transversal único, realizado com 617 empresas exportadoras brasileiras, desenvolvido com o objetivo de validar, no Brasil, uma escala de orientação para o mercado externo. Utilizou-se a modelagem de equações estruturais como base para a análise estatística dos dados coletados. Duas escalas de mensuração de orientação para o mercado serviram de referência para o estudo - a escala de orientação para o mercado externo de Cadogan, Diamantopoulos e Mortanges (1999) e a escala de orientação para o mercado de Matsuno, Mentzer e Rentz (2000b). A escala resultante - um modelo híbrido, unindo indicadores das duas escalas citadas, mas principalmente alicerçada sobre o modelo de Cadogan et al. (1999) - demonstrou resultados confiáveis e apresenta-se como um modelo válido para mensurar o grau de orientação para o mercado externo das organizações exportadoras brasileiras.

Orientação para o mercado; orientação para o mercado externo; internacionalização; ambiente internacional; marketing internacional


The present study is an exploratory survey of a transversal cut, carried through with 617 Brazilian exporting companies, developed with the objective to validate, in Brazil, a scale of export market orientation. Structural equation modeling was used as the base for the statistical analysis statistics of the collected data. Two scales of measuring of market orientation had served of reference for the study - the scale of export market orientation developed by Cadogan, Diamantopoulos, and Mortanges (1999) and the scale of market orientation created by Matsuno, Mentzer, and Rentz (2000b). The resulting scale - a hybrid model, joining indicators of the two scales mentioned, but mainly based on the model by Cadogan et al. (1999) - demonstrated trustworthy results and is presented as a valid model to measure the degree of orientation for the external market of Brazilian exporting organizations.

Market orientation; export market orientation; internationalization; international environment; international marketing


ARTIGOS

Orientação para o mercado externo: o refinamento de uma escala de mensuração

Ivan Lapuente Garrido

UNISINOS

RESUMO

O presente estudo consiste em um survey exploratório de corte transversal único, realizado com 617 empresas exportadoras brasileiras, desenvolvido com o objetivo de validar, no Brasil, uma escala de orientação para o mercado externo. Utilizou-se a modelagem de equações estruturais como base para a análise estatística dos dados coletados. Duas escalas de mensuração de orientação para o mercado serviram de referência para o estudo – a escala de orientação para o mercado externo de Cadogan, Diamantopoulos e Mortanges (1999) e a escala de orientação para o mercado de Matsuno, Mentzer e Rentz (2000b). A escala resultante – um modelo híbrido, unindo indicadores das duas escalas citadas, mas principalmente alicerçada sobre o modelo de Cadogan et al. (1999) – demonstrou resultados confiáveis e apresenta-se como um modelo válido para mensurar o grau de orientação para o mercado externo das organizações exportadoras brasileiras.

Palavras-chave: Orientação para o mercado, orientação para o mercado externo, internacionalização, ambiente internacional, marketing internacional.

ABSTRACT

The present study is an exploratory survey of a transversal cut, carried through with 617 Brazilian exporting companies, developed with the objective to validate, in Brazil, a scale of export market orientation. Structural equation modeling was used as the base for the statistical analysis statistics of the collected data. Two scales of measuring of market orientation had served of reference for the study – the scale of export market orientation developed by Cadogan, Diamantopoulos, and Mortanges (1999) and the scale of market orientation created by Matsuno, Mentzer, and Rentz (2000b). The resulting scale – a hybrid model, joining indicators of the two scales mentioned, but mainly based on the model by Cadogan et al. (1999) – demonstrated trustworthy results and is presented as a valid model to measure the degree of orientation for the external market of Brazilian exporting organizations.

Keywords: Market orientation, export market orientation, internationalization, international environment, international marketing.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em 04.05.2007.

Aprovado em 20.08.2007.

Ivan Lapuente Garrido

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Interesses de pesquisa nas áreas de internacionalização de empresas, marketing internacional e estratégias competitivas internacionais. E-mail: igarrido@unisinos.br Endereço: Rua Luiz Ebling, 205-06, São Leopoldo – RS, 93042-640.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Fev 2011
  • Data do Fascículo
    Dez 2007

Histórico

  • Recebido
    04 Maio 2007
  • Aceito
    20 Ago 2007
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