INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
Gestão de empresas de serviços profissionais
Marcelo P. Binder
As empresas de serviços profissionais são pouco estudadas no Brasil, mas atraem interesse de pesquisadores há algum tempo no exterior, existindo até uma sigla para delimitar o setor professional service firm (PSF). Esse tipo de empresa envolve a prestação de um serviço pessoal e de conteúdo técnico (advocacia, consultoria, publicidade etc.). Por isso, muitos conceitos desenvolvidos para empresas industriais ou mesmo de serviços tradicionais, como varejo, não se aplicam às PSFs. Pesquisando essa temática, o professor Marcelo P. Binder (FGV-EAESP) sugere cinco referências de leitura. A maior parte dos livros é direcionada aos praticantes, possuem bom referencial teórico traduzindo teorias tradicionais e formulando novos conceitos para a realidade das empresas de serviços profissionais
WHEN PROFESSIONALS HAVE TO LEAD: A new model for high performance
Thomas J. DeLong, John J. Gabarro e Robert J. Lees. Boston: Harvard BusinessSchool Press, 2007. 272 p.
O livro enfatiza aspectos críticos para o liderança de uma empresa de serviços profissionais: criar a direção estratégica, gerar e assegurar comprometimento com a direção criada, facilitar a execução e dar o exemplo pessoal. Os autores, além do trabalho acadêmico, ligado à Harvard Business School, possuem larga experiência prática no setor; assim, a obra é farta de exemplos sobre os impactos da teoria e recomendações de como aplicá-la.
ALIGNING THE STARS: How to succeed when professionals drive results
Jay W. Lorsch e Thomas J. Tierney. Boston: Harvard Business School Press 2002. 252 p.
Neste livro, um professor de Harvard e o ex-CEO da consultoria Bain & Company analisam como empresas bem-sucedidas (de bancos de investimento a escritórios de advocacia) alinham seus talentos e, efetivamente, fazem a diferença em seus setores. Para eles, pessoas e, especialmente, talentos diferenciados são o coração de uma empresa de serviços profissionais. O livro é baseado em pesquisas e cheio de exemplos concretos de coisas que deram certo e deram errado.
LAW FIRM STRATEGY: Competitive advantage and valuation
Stephen Mayson. New York: Oxford University, 2007. 250 p.
As empresas de serviços profissionais possuem similaridades, mas cada setor tem suas particularidades, em função da natureza do trabalho. Neste livro, o autor traz, com brilhantismo, as diferenças, características e nuances das firmas de advocacia, traduzindo, com profundidade e propriedade, conceitos teóricos de estratégia e gestão para a área jurídica. É um livro com boa fundamentação teórica e uma referência na prática na gestão de escritórios de advocacia.
STRATEGIC MANAGEMENT OF PROFESSIONAL SERVICE FIRMS
Bente R. Lowendahl. Copenhagen: Copenhagen Business School, 2005. 219 p.
Diferentemente das outras obras indicadas, este livro tem seu foco na teoria. Ao contrário dos anteriores, escritos por praticantes com envolvimento acadêmico, a autora é uma acadêmica "pura", e o livro é fruto de seu doutorado em Wharton. Seu conteúdo é consistente, abordando com profundidade os temas relativos à estratégia para serviços profissionais, porém não apresenta os exemplos e frameworks tão apreciados pelos gestores de empresas.
MANAGING THE PROFESSIONAL SERVICE FIRM
David H. Maister. New York: Free Press Paperbacks, 1997. 384 p.
Este livro é considerado um "clássico" na gestão de serviços profissionais. Voltado para gestores, a obra apresenta os principais temas relacionados a serviços profissionais. Com este livro, o autor, ex-professor de Harvard, tornou-se uma referência na gestão de serviços, e seus modelos passaram a ser citados posteriormente por outros autores. Embora tenha escrito vários outros livros sobre o assunto, nenhum deles obteve o mesmo sucesso e alcance.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
16 Set 2013 -
Data do Fascículo
Out 2013