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Efeito da velocidade de operação do arado de discos, de arrasto, na componente longitudinal do esforço tratório, em solo de classe textural areia

Effect of speed upon the draft, on trailed disk plow, in soil of sand textural class

Resumos

O presente trabalho foi realizado com o propósito de estudar o efeito do aumento de velocidade sobre os valores da componente longitudinal do esforço tratório. Foi usado um arado de discos, de arrasto. Para a medição da componente longitudinal do esforço tratório foi utilizado um dispositivo de acoplamento na barra do trator, onde foi inserido um dinamômetro eletromecânico PIAB. Os ensaios foram realizados, em condições de campo, em um solo de classe textural areia. As velocidades de deslocamento foram em número de 4:2,86 km/h, 3,61 km/h, 4,74 km/h e 6,64 km/h. Nas condições em que foram realizados os ensaios, determinou-se a seguinte equação: K = 2,64 v + 62,88, sendo K = força específica média em kgf/dm² e v = velocidade de deslocamento em km/h.


The present work was made with the purpose of studying the effect of speed increase on the values of draft. It was used a trailed disk plow. For the draft measurement it was used a coupling device in the drawbar, where it was inserted an electromechanical dynamometer PIAB. The tests were carried on field conditions, in soil of sand textural class. Four speed were used: 2,86 km/h, 3,61 km/h, 4,74 km/h and 6,64 km/h. Under test conditions, one equation was determined: K = 2,64 v + 62,88, were K = mean specific force and v = speed.


Efeito da velocidade de operação do arado de discos, de arrasto, na componente longitudinal do esforço tratório, em solo de classe textural areia* * Trabalho apresentado na XXVI Reunião Anual da S. B. P. C. - 10 a 17 de julho de 1974

Effect of speed upon the draft, on trailed disk plow, in soil of sand textural class

Antônio de Pádua SousaI; João B. Guimarães Jr.I; Odilon SaadII

IRespectivamente, Professor Assistente e Professor Titular, do Departamento de Engenharia

IIProfessor Adjunto do Departamento de Engenharia Rural da E. S. A. L. Q. - U. S. P. Piracicaba - SP

RESUMO

O presente trabalho foi realizado com o propósito de estudar o efeito do aumento de velocidade sobre os valores da componente longitudinal do esforço tratório. Foi usado um arado de discos, de arrasto. Para a medição da componente longitudinal do esforço tratório foi utilizado um dispositivo de acoplamento na barra do trator, onde foi inserido um dinamômetro eletromecânico PIAB.

Os ensaios foram realizados, em condições de campo, em um solo de classe textural areia. As velocidades de deslocamento foram em número de 4:2,86 km/h, 3,61 km/h, 4,74 km/h e 6,64 km/h.

Nas condições em que foram realizados os ensaios, determinou-se a seguinte equação:

K = 2,64 v + 62,88, sendo K = força específica média em kgf/dm2 e v = velocidade de deslocamento em km/h.

SUMMARY

The present work was made with the purpose of studying the effect of speed increase on the values of draft. It was used a trailed disk plow. For the draft measurement it was used a coupling device in the drawbar, where it was inserted an electromechanical dynamometer PIAB.

The tests were carried on field conditions, in soil of sand textural class. Four speed were used: 2,86 km/h, 3,61 km/h, 4,74 km/h and 6,64 km/h.

Under test conditions, one equation was determined: K = 2,64 v + 62,88, were K = mean specific force and v = speed.

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LITERATURA CITADA

Entregue para publicação em 5/11/1974.

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  • *
    Trabalho apresentado na XXVI Reunião Anual da S. B. P. C. - 10 a 17 de julho de 1974
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      29 Maio 2012
    • Data do Fascículo
      1974
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