TESES
Avaliação da educação superior: uma realidade na educação médica
Assessment of higher education: a reality in medical education
Gianna Lepre Perim
Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Gianna Lepre Perim SQS 307 Bloco H Apto 104 - Asa Sul 70.354-080 - Brasília/DF
RESUMO
Com o objetivo de analisar o processo de avaliação do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina - UEL e a partir deste, conhecer o desempenho de seus estudantes, em comparação com outros cursos de medicina do país, este estudo possibilitou o acompanhamento do processo de avaliação desenvolvido pelo curso nos moldes do SINAES (auto-avaliação, avaliação externa e reavaliação) e a análise dos resultados obtidos por seus estudantes no ENADE 2004. Considerando que o Curso utiliza Metodologias Ativas de Ensino-aprendizagemno desenvolvimento do currículo integrado, comparou-se o desempenho de seus estudantes com o desempenho de estudantes de Escolas Médicas que utilizam Metodologias de Ensino semelhantes e diferentes. Para compreender esse processo foi necessário analisar a Educação Superior e a Educação Médica, e o papel da avaliação no contexto das mudanças, particularmente na mudança de paradigma da Educação Médica. Os resultados demonstraram que o desempenho dos estudantes da UEL supera a média dos grupos estudados e equivale aos resultados dos estudantes das melhores escolas do país, considerando os resultados do ENADE 2004. O estudo reforçou a importância do papel da avaliação nos processos de mudança da Educação Superior.
Orientador: Prof. Dr. José Dias Sobrinho
Tese de Doutorado Faculdade de Educação - UNICAMP, 11/10/ 2007
Disponível para consulta: Biblioteca virtual da UNICAMP, Biblioteca da Faculdade de Educação da UNICAMP, Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde (UEL) e Biblioteca da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM).
Recebido em:
Aprovado em:
Endereço para correspondência:
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
19 Jun 2008 -
Data do Fascículo
Jun 2008