Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação dos padrões vasculares uterino e placentário no primeiro trimestre das gestações normal e patológica

Resumo de Tese

Avaliação dos Padrões Vasculares Uterino e Placentário no Primeiro Trimestre das Gestações Normal e Patológica

Autor: Marcelo Giacobbe

Orientador: Prof. Dr. Luiz Carlos Zeferino

Dissertação de Mestrado apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Medicina, área de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas para obtenção do Título de Mestre em Medicina, na área de Tocoginecologia, em 4/2/99.

Existem dúvidas e contradições nas informações sobre o padrão vascular útero-placentário no primeiro trimestre da gestação. Com o objetivo de descrever as características vasculares útero-placentárias na gestação até 14 semanas, foi realizado um estudo clínico, descritivo, comparativo, utilizando a dopplervelocimetria com mapeamento em cores endovaginal em 45 mulheres com gestação e 44 com aborto. Estudou-se a quantidade de vasos miometriais, o fluxo interviloso (FIV), os índices de resistência (IR), pulsatilidade (IP), as velocidades sistólica (VS) e diastólica (VD) das artérias miometriais. Para a análise utilizou-se o teste Qui-Quadrado, teste de Wilcoxon e a análise de regressão linear múltipla. A quantidade de vasos miometriais foi menor na gestação que no aborto (p< 0,001). A identificação de FIV foi mais freqüente no aborto (p< 0,001) e a gestação mostrou tendência de uma maior presença de FIV acima de 10 semanas de idade gestacional. As médias dos IR e IP da gestação foram maiores que as do aborto (p< 0,03). Observou-se uma diminuição dos IR e IP nas artérias uterinas e arqueadas com a progressão da idade gestacional em ambos os grupos. A VS da uterina aumentou na gestação e esteve constante no aborto ao longo do primeiro trimestre. A VD da uterina apresentou aumento progressivo em ambos os grupos. As características vasculares observadas na gestação mostraram-se diferentes das do aborto na avaliação pela dopplervelocimetria com mapeamento em cores com evidências de haver uma facilitação ao fluxo sangüíneo associado ao processo de falência gestacional.

Palavras-chave: Ultra-sonografia em obstetrícia. Aborto. Gravidez normal. Dopplervelocimetria.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Ago 2006
  • Data do Fascículo
    Jun 1999
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br