Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do Uso da Metformina em Pacientes Portadoras da Síndrome dos Ovários Policísticos

Resumo de Tese

Avaliação do Uso da Metformina em Pacientes Portadoras da Síndrome dos Ovários Policísticos.

Autor: Sandro Magnavita Sabino

Orientador: Prof. Dr. Selmo Geber

Dissertação de Mestrado apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, em 13 de dezembro de 2000.

O objetivo deste estudo clínico foi avaliar o uso da metformina como opção terapêutica para pacientes portadoras da síndrome dos ovários policísticos (SOP). Foi realizado um estudo randomizado duplo cego, com a utilização de placebo. Vinte e duas pacientes foram divididas em dois grupos, ambos com 11 pacientes. O grupo A utilizou placebo, por um período de três meses e o grupo B utilizou a metformina 850 mg, de 12/12 horas, pelo mesmo período de tempo. As avaliações laboratoriais, clínicas e ultra-sonográficas foram realizadas antes do início do tratamento e após os três meses. Todas as pacientes apresentavam alterações do ciclo menstrual; 54,5% eram obesas; 41% eram hirsutas e 72,7% apresentavam hiperandrogenismo. A resistência insulínica foi encontrada em 45,5% dos casos; 72,7% apresentavam história familiar positiva para a síndrome e 86,3% das pacientes apresentavam ovários com características polimicrocísticas ao exame de ultra-som. Os grupos A e B foram considerados comparáveis. Após os três meses de tratamento 90% das pacientes que utilizaram a metformina (Grupo B) apresentaram regularização do ciclo menstrual, houve redução dos níveis de insulina e da resistência insulínica. Os níveis de testosterona livre e colesterol também sofreram redução, porém sem significância estatística. Neste grupo B, 36% relataram queixas leves referentes ao trato gastrintestinal que melhoraram após a primeira semana de tratamento. Concluímos que a metformina é uma boa opção para o tratamento de pacientes portadoras da SOP, devido a sua eficácia e boa tolerabilidade.

Palavras-chave: Síndrome dos ovários policísticos. Resistência à insulina. Hiperandrogenismo. Distúrbios menstruais.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Jun 2003
  • Data do Fascículo
    Maio 2001
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br