Acessibilidade / Reportar erro

Efeito analgésico da estimulação elétrica nervosa transcutânea na dor pélvica de mulheres com endometriose pélvica

Analgesic effect of transcutaneous electrical nerve stimulation on pelvic pain in women with endometriosis

RESUMO DE TESE

Efeito analgésico da estimulação elétrica nervosa transcutânea na dor pélvica de mulheres com endometriose pélvica

Analgesic effect of transcutaneous electrical nerve stimulation on pelvic pain in women with endometriosis

Autora: Edmara Rita Telles

Orientadora: Profa. Dra Vivian Ferreira do Amaral

Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (CCBS-PUCPR), em 11de agosto de 2006.

OBJETIVO: determinar a eficácia da analgesia induzida pela Estimulação Elétrica Transcutânea (TENS) nas dores pélvicas de mulheres com endometriose pélvica. Desenho do estudo: realizou-se um estudo prospectivo, randomizado e cego, de 42 mulheres com endometriose pélvica, comprovada por videolaparoscopia e biópsia, alocadas em 2 grupos assim dispostos: o grupo TENS foi composto por 22 mulheres, submetidas ao tratamento da TENS no modo burst, durante 27 sessões de 30 min; o grupo controle, caracterizado por 20 mulheres submetidas ao uso do TENS através do mesmo protocolo, mas sem a passagem de corrente terapêutica (placebo). A dor pélvica foi quantificada pela Escala Visual Numérica (EVN) antes e após cada sessão, pelo questionário de McGill e algometria, antes, durante e depois de trinta dias do término do tratamento. Para a análise estatística aplicou-se o teste Mann-Whitney, e Friedman e, para as variáveis dicotômicas, o teste exato de Fisher.

RESULTADOS: observou-se uma redução significativa da dor depois de cada aplicação da TENS, ao término das 27 sessões e depois de trinta dias do término do tratamento (p<0,04, p<0,001 e p<0,05, respectivamente) do grupo TENS em relação ao grupo controle.

CONCLUSÃO: o uso da TENS é eficaz no tratamento e no controle imediato da dor pélvica em mulheres com endometriose pélvica.

Palavras-chave: Estimulação elétrica transcutânea; Endometriose pélvica; Dor pélvica; Tratamento conservador

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    20 Out 2006
  • Data do Fascículo
    Jun 2006
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br