Acessibilidade / Reportar erro

Mortalidade perinatal em filhos de mães adolescentes no município de Fortaleza, Ceará

Perinatal mortality in children of adolescent mothers in municipal of Fortaleza, Ceará, Brazil

RESUMO DE TESE

Mortalidade perinatal em filhos de mães adolescentes no município de Fortaleza, Ceará

Perinatal mortality in children of adolescent mothers in municipal of Fortaleza, Ceará, Brazil

Autor: Keylla Márcia Menezes de Souza

Orientador: Prof. Dr. Paulo César de Almeida

Dissertação de Mestrado em Saúde Pública apresentada ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará, em 27 de dezembro de 2007

OBJETIVO: avaliar a mortalidade perinatal em filhos de mães adolescentes no município de Fortaleza no ano de 2005.

MÉTODOS: trata-se de um estudo de caso-controle realizado em 15 hospitais, públicos e/ou particulares, com (175) casos de morte perinatal e controles os filhos das adolescentes (7.497) que sobreviveram. O período do estudo foi de fevereiro a dezembro de 2007; utilizou-se uma fonte secundária. Para analisar a associação entre a mortalidade perinatal e os possíveis fatores de risco foram aplicados os testes χ2 e as odds ratio (OR), fez-se a análise multivariada por meio da regressão logística.

RESULTADOS: revelaram que o número de partos em adolescentes permaneceu elevado (23%), houve discreto predomínio dos óbitos fetais (54,2%), ocorridos em sua maior parte em maternidades públicas (85,4%). Foi observada uma razão de chances de 42 para prematuridade, 41 para baixo peso ao nascer e 15 para consulta de pré-natal inadequada, que revelaram maior força de associação com a morte perinatal (p=0,0001). Depois de colocadas no modelo multivariado de regressão logística, permaneceram como fatores de risco.

CONCLUSÕES: este estudo aponta a necessidade de adoção de medidas básicas e efetivas de qualificação da assistência à gestante e ao recém-nascido, com o fortalecimento da atenção básica e melhor estruturação dos hospitais, de modo a propiciar a redução da morte perinatal.

Palavras-chave: Mortalidade perinatal, Gravidez na adolescência, Saúde Pública

Keywords: Perinatal mortality, Pregnancy in adolescence, Public Health

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Out 2008
  • Data do Fascículo
    Ago 2008
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br