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Uma nota sobre o impacto da estabilização no comércio internacional* * *Os autores agradecem os comentários de Steve De Castro, João Ricardo Faria, ambos da Universidade de Brasília, de Joaquim Ornelas Neto, TCU, e de um referee anônimo desta Revista, não os responsabilizando pelo conteúdo do trabalho.

A note on the impact of stabilization in international trade

RESUMO

Esta nota apresenta uma situação em que o governo surpreende agentes racionais ao implementar uma política anti-inflacionária no lugar de uma que luta contra a recessão. Como resultado, é obtida uma pressão no superávit da balança de pagamentos durante o período de impacto. Essa conclusão decorre da surpresa da nova política governamental sob um regime de política de “oferecer resistência”.

PALAVRAS-CHAVE:
Liberalização; estabilização; balanço de pagamentos

ABSTRACT

This note presents a situation in which the government surprises rational agents by implementing an anti-inflation policy in place of one that fights against recession. As a result, a pressure towards the balance of payments superavit is obtained during the impact period. That conclusion stems from the surprise of the new government policy under a “leaning against the wind” policy regime.

KEYWORDS:
Liberalization; stabilization; balance of payments

1. INTRODUÇÃO

No regime de taxa de câmbio flexível, a política monetária contracionista provoca a apreciação cambial, a qual contribui para o déficit do balanço de pagamentos. De fato, menos moeda nacional passa a ser trocada por uma unidade de moeda estrangeira, o que faz com que a taxa de câmbio caia.

Neste trabalho, modelamos uma economia em que esse efeito não ocorre no primeiro instante. Essa é a situação em que o governo resolve, inesperadamente, estabilizar a inflação, abandonando a política anti-recessiva em curso, e acaba criando pressões para o superávit do balanço de pagamentos no período do impacto.

Na seção 2 apresentamos o modelo em que a oferta do produto agregado da economia é uma função decrescente do salário nominal e os trabalhadores unilateralmente escolhem a sua meta de salário nominal fazendo contratos que levam em conta a inflação esperada. A demanda da economia é resumida por uma curva LM vertical. Por sua vez, o balanço de pagamentos é modelado pelo comportamento dos salários nominais.

Na seção 3 desenvolvemos o nosso argumento a partir do modelo da seção anterior. Estudamos o comportamento do salário nominal no ambiente em que a autoridade monetária segue uma regra de política anti-recessiva e, em seguida, como o salário nominal se comporta quando os trabalhadores com expectativas racionais são surpreendidos por uma nova regra de política que tem como propósito reduzir a inflação.

2. O MODELO

A oferta agregada da economia é descrita pelas equações (1) e (2) abaixo. Pela equação (1), a oferta do produto no período t, Y1, é, por suposição, uma função decrescente do salário nominal desse mesmo período, Wt. Isso significa que as firmas operam em cima das suas curvas de demanda por mão-de-obra, isto é, o nível de emprego é determinado unilateralmente por elas:

y t = β p t - w t + μ t , β > 0 ; (1)

em que y1 é o logaritmo natural do produto real do período t; pt é o logaritmo natural do nível de preços em t; e w, é o logaritmo natural do salário nominal que é negociado ao final do período t-1 para vigorar em t; b é um parâmetro positivo indicando a relação direta entre o produto e o nível de preços dos bens e a relação inversa entre o produto e o preço da mão-de-obra; e µt é um termo-erro que capta choques de oferta inesperados e cujas características são: média zero, variância constante e ausência de correlação serial.

Os trabalhadores estipulam unilateralmente a sua meta de salário nominal, w, e também procuram levar em conta - nos contratos do salário nominal, W1, realizados no final do período t-I para prevalecer em t - o nível de preços, pe t, que eles esperam que vá ocorrer nesse mesmo período t. Portanto, eles se comportam de acordo com a seguinte regra (que é uma versão levemente modificada da de Fischer, 1977FISCHER, S. (1977). “Long-term contracts, rational expectations, and the optimal money’’. Journal of Polítical Economy 85(1 ). ):

w t = w ¯ + p t e ; (2)

em que w é o logaritmo natural da meta do salário nominal; e p\ é o logaritmo natural do nível de preços esperado a prevalecer no período t e prognosticado ao final do período t-1. Por (2), os trabalhadores sempre desejam, ao final de t-1, um salário nominal w, igual a sua meta preestabelecida, w, além de incorporar o nível de preços que eles esperam para o período t, p\.

Constate-se que estamos no curto prazo convencional em que a curva de oferta de mão-de-obra é horizontal. Em consequência, os trabalhadores determinam o salário, enquanto as firmas estipulam o nível de emprego.

Desde que a conta de capitais seja abstraída, podemos pensar no comportamento dos salários nominais como a proxy para o balanço de pagamentos da economia. Ou seja, quanto maiores forem esses salários, maiores serão os custos dos bens exportados e, portanto, ceteris paribus, ocorre a pressão para o déficit em conta corrente e, por extensão, para o déficit do balanço de pagamentos.

Se fosse explicitamente modelado, o setor externo poderia ser resumido, por exemplo, por uma função como aquela encontrada em Minford (1981MINFORD, P. (1981). “The exchange rate and monetary policy”. In Eltis, W. A. & Sinclair, P. J. N., The Money Supply and the Exchange Rate, Oxford, Clarendon Press, pp. 120-42. ) e em Rocha (1993ROCHA, C. H. (1993). “A rational expectations model of the Brazilian economy”. Tese de Ph. D. The University of Liverpool, não-publicada. ), do tipo: E = E(W/P), em que, a taxa de câmbio, varia inversamente com o salário real, W/P. No nosso caso, a proxy para o balanço de pagamentos é dada pelo desvio do salário nominal esperado de sua meta, isto é, we t - W

Por hipótese, consideremos o nível de preços do período base t-2 igual à unidade, de modo que possamos falar, indiferenciadamente, em aumento do nível de preços ou em taxa de inflação.1 1 Sejam ∆P a variação do nível de preços e π a taxa de inflação. Por definiçâo ∆P = Pt-1 - Pt-2 = constante e π = (Pt-1 - Pt-2)/Pt-2, em que os subíndices indicam o período de tempo. Tomemos o logaritimo natural de ∆P, isto é, ln∆P = ln (Pt-1 - Pt-2). Tomemos agora o logaritimo natural de π, isto é, lnπ = ln (Pt-1 - Pt-2). - lnPt-2. A hipótese de que Pt-2 = 1 faz com que ∆P = π.

A demanda agregada da economia é abordada pela teoria quantitativa da moeda, o que significa, em termos do modelo IS-LM, resumi-la unicamente por uma curva LM vertical:

m t = y t + p t - v t (3)

em que mt representa o logaritmo natural do estoque de moeda nominal do período t; e vt é um ruído branco que capta os choques aleatórios que desestabilizem a velocidade de circulação do dinheiro.

Sendo racionais, os trabalhadores fazem as suas previsões da taxa de inflação com base na regra:

p t e = E t - 1 p t | Ω t - 1 (4)

em que Et-1 representa o operador das expectativas prognosticadas ao final do período t-1; e Wt-1 representa todo o conjunto de informação disponível ao final de t-1. Por (4), pelo fato de não cometerem erros de previsão sistemáticos, os trabalhadores acertam, na média, qual será o nível de preços do período t, isto é, Pt.

Digamos que o governo venha seguindo, até o final do período t-1, a seguinte regra de política:

m t = m ¯ + γ m ¯ + γ y t - 1 - y ¯ , γ < 0 : (5)

em que m é logaritmo natural da meta preestabelecida para o estoque de moeda; yt-1 é o logaritmo natural do produto real no período t - 1 ; y é o logaritmo natural da meta do governo para o produto real; e g é um parâmetro que representa o regime de política adotado pelo governo. Por (5), a autoridade monetária deseja que o estoque de moeda no período t, m esteja sempre no nível predeterminado. Porém, ela acha que apenas isso não é suficiente para a sua prioridade de estabilizar o produto. Por essa razão, se o produto do período passado, yt-1, ficou abaixo da sua meta preestabelecida, y, ela procura aumentar o estoque de dinheiro acima da sua meta. O valor negativo do parâmetro de política, y, traduz, portanto, esse regime de “remar contra a maré”.

Alternativamente, o governo poderia adotar, a partir do período, uma política monetária de combate à inflação, de acordo com a regra:

m t = m ¯ + δ p t - 1 - p ¯ , δ < 0 (6)

em que pt-1 é o nível de preços (a inflação) do período t-1; p é a meta do governo para a inflação; e d é o parâmetro que representa o regime de política. Por (6), a autoridade monetária deseja que o estoque de moeda, m1, se encontre no seu nível preestabelecido mt Entretanto, ela acha que é necessário mais voluntarismo para estabilizar a inflação. Sendo assim, se a inflação do período passado. pt-1, ficou acima da meta preestabelecida, ela reduz o estoque de moeda m1 abaixo da sua meta m. Portanto, o valor negativo de d indica o regime de política de “remar contra a maré”.

3. O ARGUMENTO

Suponha-se que, até o final do período t-1, a economia funcione de acordo com o modelo composto pelas equações de (1) a (5), em que as variáveis endógenas são: y1, pe t, wt e m., enquanto as variáveis exógenas são: y, yt-1, w e m. Imagine-se que, a partir do período t, quando os trabalhadores já fizeram os seus contratos salariais, o governo, de surpresa, troque a política monetária (5) pela regra (6) de combate à inflação. Nesse caso, o modelo passa a se constituir pelas equações (1), (2), (3), (4) e (6), e, no lugar de y e yt-1, as variáveis exógenas passam a ser: p e pt-1. Veremos agora o efeito dessa mudança de política para os salários nominais, e, por essa via, para o balanço de pagamentos.

Igualando as equações (1) e (3) para eliminar y1 obtemos:

w t = l + a p t - a m t - a v t + a μ t (7)

em que a= 1/β

Substituindo a regra de política anti-recessiva (5) em (7) temos:

w t = l + a p t - a m ¯ - a γ y t - 1 - y ¯ - a v t + a μ t (8)

Levando em conta (4) em (2):

p t = w t - w ¯

Em seguida, substituindo (9) no termo P, da expressão (8) e depois tomando o operador de expectativas em toda a expressão resultante, encontramos:

w t e - 1 + β w ¯ = m ¯ + γ y t - 1 - y ¯ (10)

Portanto, pela expressão (10) podemos perceber que quando yt-1 se encontra abaixo de y¯, isto é, yt-1<y¯, isso implica que we, se encontrará acima de w¯, ou seja, wte1+βw¯, pois y < 0.

Em palavras, se o governo segue uma regra de política monetária antirrecessão adotando um regime de “remar contra a maré”, y < 0, quando o produto se encontrar abaixo da sua meta em um determinado período (t-1), os salários nominais esperados para o período seguinte (t) serão maiores do que a sua meta, o que pode levar ao déficit do balanço de pagamentos.

Digamos, agora, que os agentes estejam se comportando segundo o modelo acima, quando o governo surpreende introduzindo a regra de política antiinflação (6).

Essa nova situação pode ser assim modelada: igualemos as equações (1) e (3) para, como antes, encontrar (7). Substituamos (5) em (7) para encontrar (8). Substituamos, em seguida, (4) em (2) para encontrar (9). A esta altura, substituamos (9) no termo w1 de (8) para encontrar:

p t = β w ¯ + m ¯ + γ y t - 1 - y ¯ + v t - μ t (11)

Ao considerar a regra de política de combate à inflação (6) na expressão (11) anterior obtemos:

p t = β w ¯ + m ¯ + γ y t - 1 - y ¯ - δ p t - 1 - p ¯ + v t - μ t .

Constate-se que (10) pode ser reescrita como:

w t e - w ¯ - m ¯ = β w ¯ + γ y t - 1 - y ¯ (10’)

Substituindo (10’) em (12) e tomando o operador de expectativas em toda a expressão resultante obtemos:

w t e - w ¯ = p t e - m t e + m ¯ + δ p t - 1 - p ¯ (13)

Verifique-se que ao tomarmos o operador de expectativas em toda a equação (3) ficamos com a seguinte expressão:

- y t e = p t e - m t e (3’)

Substituindo, finalmente, (3’) em (13) encontramos:

w t e - w ¯ = m ¯ + δ p t - 1 - p ¯ - y t e (14)

Portanto, pela expressão (14), constatamos que se pt-1>p¯ então δpt-1-p¯<O, pois δ < O. Na condição de que Iδpt-1-p¯>m¯ (isto é, que o desvio da inflação passada da sua meta seja maior que a meta para o estoque de moeda), isso implica que wte<w¯, isto é, wte-w¯<0, ou seja, we t deverá cair abaixo de W. Observe-se ainda, na expressão (14), que qualquer que seja o nível do produto esperado, este contribuirá para uma queda ainda maior de we t.

Em palavras, se o governo adotar, de surpresa, uma regra de política monetária antiinflacionária no regime de “remar contra a maré”, δ < 0, quando a inflação se encontrar acima da sua meta em determinado período (t-1), os salários nominais esperados para o próximo período (t) se encontrarão abaixo da sua meta. Além disso, qualquer que seja o produto esperado para o próximo período (t), ele contribuirá adicionalmente para reduzir o salário nominal esperado nesse mesmo período. Com isso, há a pressão no sentido de a economia obter o superávit no seu balanço de pagamentos.

Vale a pena notar que esse efeito somente terá sentido no primeiro instante, uma vez que, com expectativas racionais, os agentes logo aprenderão a nova regra de política do governo (6) e passarão a fazer os contratos salariais seguintes baseados nela. Se todos os contratos estiverem sendo refeitos no período t + 1, verifique-se que os salários nominais esperados para t + 1 serão dados por:

w t + 1 e - 1 + β w ¯ = m ¯ + δ p t - 1 - p ¯ (15)

Observe-se como curiosidade que, mesmo mantendo a regra antiga (5), desde que Iγyt-1-y¯I>m, o governo pode também obter o superávit do balanço de pagamentos alterando o seu regime de política para a “acomodação”, isto é, fazendo γ > 0 na equação (5).

Desse modo, o nosso argumento oferece uma alternativa ao mais usual, segundo a qual a política monetária contracionista provoca a apreciação cambial, levando ao déficit do balanço de pagamento. O nosso resultado se deve tanto à surpresa da nova política do governo como ao regime de política adotado.

4. CONCLUSÃO

Neste pequeno artigo, apresentamos uma economia em que o balanço de pagamentos é representado pelo desvio do salário nominal esperado da sua meta. Nela, a oferta do produto agregado depende inversamente do salário nominal e os trabalhadores racionais fazem contratos onde estipulam unilateralmente a sua meta de salário nominal levando em conta a inflação esperada. A demanda agregada dessa economia é representada por uma curva LM vertical.

O nosso exercício consiste na introdução de uma regra de política anti-recessiva quando os contratos são realizados. Em seguida, o governo surpreende os trabalhadores com uma nova regra de política de combate à inflação. Tanto na regra anti-recessiva como na antiinflacionária, o regime de política adotado pela autoridade é o de “remar contra a maré”.

Mostramos que, no caso em que o desvio da inflação passada da sua meta for maior que a meta para o estoque de moeda, o salário nominal esperado deve cair abaixo da sua própria meta preestabelecida, provocando a pressão para o superávit do balanço de pagamentos.

Não é demais observar que esses resultados subsistem apenas no período de impacto, uma vez que a surpresa da nova política e o regime de política adotado passam a ser considerados nos novos contratos negociados pelos trabalhadores com expectativas nacionais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • FISCHER, S. (1977). “Long-term contracts, rational expectations, and the optimal money’’. Journal of Polítical Economy 85(1 ).
  • MINFORD, P. (1981). “The exchange rate and monetary policy”. In Eltis, W. A. & Sinclair, P. J. N., The Money Supply and the Exchange Rate, Oxford, Clarendon Press, pp. 120-42.
  • ROCHA, C. H. (1993). “A rational expectations model of the Brazilian economy”. Tese de Ph. D. The University of Liverpool, não-publicada.
  • 1
    Sejam ∆P a variação do nível de preços e π a taxa de inflação. Por definiçâo ∆P = Pt-1 - Pt-2 = constante e π = (Pt-1 - Pt-2)/Pt-2, em que os subíndices indicam o período de tempo. Tomemos o logaritimo natural de ∆P, isto é, ln∆P = ln (Pt-1 - Pt-2). Tomemos agora o logaritimo natural de π, isto é, lnπ = ln (Pt-1 - Pt-2). - lnPt-2. A hipótese de que Pt-2 = 1 faz com que ∆P = π.
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    *Os autores agradecem os comentários de Steve De Castro, João Ricardo Faria, ambos da Universidade de Brasília, de Joaquim Ornelas Neto, TCU, e de um referee anônimo desta Revista, não os responsabilizando pelo conteúdo do trabalho.
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    JEL Classification: F32; F62.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Maio 2023
  • Data do Fascículo
    Oct-Dec 1995
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