Resumos
O artigo apresenta uma análise das possíveis trajetórias do fluxo do saldo de caixa do Regime Jurídico Único dos servidores do Poder Executivo, sob as reformas institucionais/legais efetuadas e propostas, mediante a utilização de métodos atuariais. Depreende-se dos resultados das diversas simulações realizadas que, ainda na melhor das hipóteses, considerando uma taxa de crescimento de 3% do PIB real da economia, o déficit do caixa do RJU aumentaria de forma crescente até o ano 2016, a partir do qual diminuiria, atingindo em 2090 a anulação desse déficit, quando a massa de servidores nesse sistema também seria extinta, conforme as normas instituídas pela Lei Geral de Previdência Pública Nº 9.717, e previstas no Projeto de Lei Complementar 57/99.
Regime Jurídico Único; déficit previdenciário; projeções do déficit
The article aims to analyze several alternative paths the deficit’s flow in the Brazilian public sector pension system (Regime Jurídico Único-RJU) can take under the implemented as well as proposed reforms by the Congress. To this end, actuarial methods are employed under different alternative hypothesis. The simulation show that, even under the best considered scenario, in which the country’s GDP growths at an annual rate of 3%, the RJU’s deficit will continue to increase up to 2016. In other words, only from this date on, the deficit begins to shrink, which could be cancelled off in 2090 when the regime will be closed, according to the recently proposed legal framework.
public sector pension system; social security deficit; deficit projections
Simulações da previdência social brasileira: estudo de caso do Regime Jurídico Único RJU
Paula Bicudo de Castro MagalhãesI; Mirta Noemi Sataka BugarinII
IAnalista de Finanças e Controle Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério da Fazenda
IIProfessora do Departamento de Economia da Universidade de Brasília
RESUMO
O artigo apresenta uma análise das possíveis trajetórias do fluxo do saldo de caixa do Regime Jurídico Único dos servidores do Poder Executivo, sob as reformas institucionais/legais efetuadas e propostas, mediante a utilização de métodos atuariais. Depreende-se dos resultados das diversas simulações realizadas que, ainda na melhor das hipóteses, considerando uma taxa de crescimento de 3% do PIB real da economia, o déficit do caixa do RJU aumentaria de forma crescente até o ano 2016, a partir do qual diminuiria, atingindo em 2090 a anulação desse déficit, quando a massa de servidores nesse sistema também seria extinta, conforme as normas instituídas pela Lei Geral de Previdência Pública Nº 9.717, e previstas no Projeto de Lei Complementar 57/99.
Palavras-chave: Regime Jurídico Único, déficit previdenciário, projeções do déficit.
ABSTRACT
The article aims to analyze several alternative paths the deficits flow in the Brazilian public sector pension system (Regime Jurídico Único-RJU) can take under the implemented as well as proposed reforms by the Congress. To this end, actuarial methods are employed under different alternative hypothesis. The simulation show that, even under the best considered scenario, in which the countrys GDP growths at an annual rate of 3%, the RJUs deficit will continue to increase up to 2016. In other words, only from this date on, the deficit begins to shrink, which could be cancelled off in 2090 when the regime will be closed, according to the recently proposed legal framework.
Keywords: public sector pension system, social security deficit, deficit projections
JEL Classification
H55, C60
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
BIBLIOGRAFIA
(Recebido em março de 2002. Aceito para publicação em julho de 2004).
Este artigo corresponde a uma versão simplificada da Monografia homônima, terceira colocada no VI Prêmio do Tesouro Nacional (2001), em Tópicos Especiais de Finanças Públicas.
As autoras agradecem a Marcelo Abi-Ramia Caetano pela contribuição na modelagem atuarial, e Osmar Lannes Jr. e Roberto de Góes Ellery Jr. pelos cuidadosos comentários recebidos.
e-mail: paula.magalhaes@fazenda.gov.br
e-mail: mirta@unb.br
- ALÉM, A. C. D.; GIAMBIAGI, F. Despesa previdenciária: análise de sua composição, efeitos da inflação e bases para uma alternativa intermediária de reforma. Texto para Discussão n. 374 Departamento de Economia da PUC/RJ, setembro, Rio de Janeiro, RJ, 1997.
- BARRETO, F. Três ensaios sobre reforma de sistemas previdenciários. 1997. Tese (Doutorado), EPGE/FGV/RJ.
- BELTRÃO, K. I.; PINHEIRO, S. S. Estimativa de mortalidade para a população coberta pelos seguros privados. Texto para Discussão n. 868, IPEA/RJ.
- ELLERY, R.; BUGARIN, M. N. S. Previdência social e bem-estar no Brasil. Revista Brasileira de Economia, v. 57, 2003 (forthcoming).
- FELDSTEIN, M. (org.). Privatizing social security EUA: National Bureau of Economic Research and University of Chicago Press, 1998.
- GIAMBIAGI, F.; ALÉM, A. C. D. A despesa previdenciária no Brasil: evolução, diagnóstico e perspectivas. Texto para Discussão n.ş 57, Rio de Janeiro, RJ: BNDES, maio 1997.
- _______. A crise da Previdência Social. In: GIAMBIAGI, F.; FRANCO, G. (orgs.), Finanças públicas: teoria e prática no Brasil. Rio de Janeiro, RJ: Editora Campus, 1999.
- HELIGMAN, L.; POLLARD, J. H. Readings in population research metho-dology. United Nations Population Fund, v. 2, 1993.
- HEMMING, R. żLas pensiones públicas debem ser capitalizadas? Revista de Seguridad Social, Asociación Internacional de la Seguridad Social, Genebra, v. 52, 1999.
- IYER, S. Actuarial mathematics of social security pensions Genebra, Suíça: International Labour Office (ILO) and the International Social Security Association (ISSA), 1999.
- LANNES JR., O. P. Aspectos macroeconômicos da reforma da previdência social no Brasil: duas análises em equilíbrio geral com restrições ao crédito. 1999. Tese (Doutorado), EPGE/FGV/RJ.
- NAJBERG, S.; IKEDA, M. Previdência no Brasil: desafios e limites. In: GIAMBIAGI, F.; MOREIRA, M. M. (orgs.), A economia brasileira nos anos 90 Rio de Janeiro, RJ: BNDES, 1999.
- NIETO, U.; VEGAS, J. Matemática actuarial Madrid, Espanha: Editorial Mapfre, 1993.
- OLIVEIRA, F. E. B.; BELTRÃO, K. I.; FERREIRA, M. G. Reforma da previdência. Texto para Discussão n. 508 Rio de Janeiro, RJ: IPEA, agosto 1997.
- OLIVEIRA, F. E. B.; BELTRÃO, K. I.; GUEDES, E. Perspectivas econômico-financeiras da seguridade social após a Nova Constituição. In: Perspectivas da Economia Brasileira 1992, Brasília, DF: IPEA, 1991.
- ORNÉLAS, W. O novo modelo previdenciário brasileiro: uma fase de transição. Apresentado no XI Fórum Nacional, Rio de Janeiro, RJ: BNDES, 1999.
- ORNÉLAS, W.; VIEIRA, S. P. Novo rumo para a previdência brasileira. Revista BNDES, v. 12, n. 6, p. 31-48, dezembro 1999.
- PARK, C. S.; SARP-BETTE, G. Advanced engineering economics New York, NY: John Wiley & Sons, INC, 1999.
- PINHEIRO, V. C. Reforma da previdência e federalismo: o caso brasileiro. Conjuntura Social do Ministério da Previdência Social, Brasília, DF: Ministério da Previdência e Assistência Social, v. 10, n. 1, p. 7-25, 1999.
- PINHEIRO, V. C.; VIEIRA, S. P. A nova regra de cálculo dos benefícios: o fator previdenciário. Informe de Previdência Social, Brasília, DF: Ministério da Previdência e Assistência Social, v. 11, n. 11, p. 1-6, novembro, 1999.
- STIGLITZ, J. A. Economics of the public sector New York, NY: Norton Books, 1988.
- TULLEN, P. Técnicas actuariales de la seguridad social regímenes de las pensiones de invalidez, de vejez y de sobrevivientes. Colecciones Informes OIT, n. 43. Espanha: Ministerio de Trabajo y Seguridad Social, 1995.
- VELLOSO, R. A situação das contas públicas após o Real. In: VELLOSO, J. P. R. (coord.), O Brasil e o mundo no limiar do novo século. 2v. Rio de Janeiro, RJ, 1998.
- VINDAS, Álvaro. Seguro de invalidez, vejez y muerte. Estúdio Actuarial, San José, Costa Rica: Departamento Actuarial y Estadístico de la Caja Costarricense de Seguro Social, 1957.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
28 Set 2009 -
Data do Fascículo
Dez 2004
Histórico
-
Aceito
Jul 2004 -
Recebido
Mar 2002