Caras Editoras,
Em primeiro lugar, parabéns pela edição do Suplemento dedicado à saúde dos professores, um assunto muito importante no contexto em que tanto a educação quanto o sistema de saúde estão passando por dificuldades; assim, este ponto de interseção sobre a saúde dos professores se torna muito pertinente. Lemos com grande interesse a publicação Ausência ao Trabalho por Distúrbio Vocal de Professores da Educação Básica no Brasil11. Medeiros AM, Vieira MT. Ausência ao trabalho por distúrbio vocal de professores da Educação Básica no Brasil. Cad Saúde Pública 2019; 35 Suppl 1:e00171717.. Medeiros & Vieira concluíram que “fatores macroestruturais indicam o caráter social do processo de adoecer e faltar ao trabalho dos docentes” (p. 9). No mesmo Suplemento, foi publicado o artigo Múltiplas Exposições ao Risco de Faltar ao Trabalho nas Escolas da Educação Básica no Brasil22. Maia EG, Claro RM, Assunção AÁ. Múltiplas exposições ao risco de faltar ao trabalho nas escolas da Educação Básica no Brasil. Cad Saúde Pública 2019; 35 Suppl 1:e00166517., que nos mostrou que “distúrbios vocais são prevalentes, sem o reconhecimento no âmbito da legislação previdenciária específica” (p. 2) e, por fim, concluem que “destaca-se a necessidade de diminuir o ruído ambiental” (p. 10). No contexto de discussão da reforma previdenciária no país, estudos como esses são necessários, pois embora saibamos que esse problema na visão da saúde coletiva é multifatorial, devemos buscar medidas para mitigar tais danos; medidas que possam ser praticadas no contexto da saúde ocupacional e na proteção da saúde de classes vulneráveis, como professores. Encorajamos os autores a continuarem a investigação de forma mais aprofundada sobre o absenteísmo por problemas vocais em nosso país. Nesse sentido, é importante os autores investigarem a recorrência anual dessa condição entre os professores e os custos anuais ao país, visando-se a ter mais dados sobre essa relação e assim podermos cobrar, de forma cientificamente fundamentada e embasada no nosso contexto nacional, uma melhor legislação previdenciária e ampla seguridade social para essa classe.
Referências
-
1Medeiros AM, Vieira MT. Ausência ao trabalho por distúrbio vocal de professores da Educação Básica no Brasil. Cad Saúde Pública 2019; 35 Suppl 1:e00171717.
-
2Maia EG, Claro RM, Assunção AÁ. Múltiplas exposições ao risco de faltar ao trabalho nas escolas da Educação Básica no Brasil. Cad Saúde Pública 2019; 35 Suppl 1:e00166517.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
21 Out 2019 -
Data do Fascículo
2019
Histórico
-
Recebido
17 Abr 2019 -
Revisado
21 Jun 2019 -
Aceito
27 Jun 2019