Acessibilidade / Reportar erro

Psicologia na comunidade: uma experiência

RESENHAS

Psicologia na comunidade: uma experiência1 1 Resenha do livro: Amatuzzi, Mauro M; Echeverria, D.F; Brisola, E.B.V; Giovelli, L.N.(1996) Psicologiana Comunidade uma experiência. Campinas, Ed. Alínea.

Paulo César PereiraI; Suely Aparecida FenderII

IMestrando - Pós-Graduação em Psicologia Clínica -PUC CAMPINAS / Bolsista CAPES

IIMestrando - Pós-graduaçao em Psicologia Clínica - PUC CAMPINAS /Bolsista CNPq

O autor Mauro Martins Amatuzzi, tem formaçãoem Psicologia e doutorado em educação na Universidade de Campinas. É professor na pós-graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desenvolve um trabalho em grupos psico-educativos, que é um trabalho entre o terapêutico e o educacional. Possui artigos, capítulos de livros e livros publicados no Brasil e no exterior. Fato este que testemunha sua seriedade e competência. As coautoras deste livro são formadas em psicologia e participaram desta pesquisa como auxiliares a nível de aperfeiçoamento.

Na presente obra os autores mostram através deste trabalho como a psicologia pode conquistar novos espaços e ampliar seu campo de atuação dentro da comunidade, de forma a beneficiar um número maior de pessoas, prestando um trabalho psicológico preventivo, bem como formando agentes comunitários de interajuda.

O livro está dividido em 6 capítulos, e os anexos estão inclusos. No primeiro capitulo os autores apresentam o projeto de trabalho com psicologia em comunidade popular, onde se pretendia criar um espaço de reflexão psicológica para os participantes desta comunidade, bem como servir como um programa de formação de agentes comunitários, com enfoque prioritário na prevenção. No capítulo seguinte, os autores relatam o iníciodaexperiência piloto e o percurso das idéias que foram surgindo até se delinear um curso sobre o amadurecimento pessoal e a relaçao de ajuda.

No capítulo III, os autores nos apresentam a historia da primeira turma deste curso, o qual se articularia em 3 etapas: Pessoa em crescimento, Relaçãode ajuda e Análise da prática. Os autores fazem o relato livre das reuniões, utilizando o que Amatuzzi denomina de "Versão de Sentido". (temas, a experiência vivida no grupo, e os sentimentos que ali emergiram). Os participantes do grupo fazem uma avaliação reflexiva por escrito das experiências vividas e das contribuições decorrentes para a vida diaria.

O capítulo seguinte apresenta o referencial teórico básico,deenquadre clínico e inspiração fenomenológica,destacando as duas idéias básicas: crescimento e aconselhamento. São apresentadas as contribuições de outros autores. Menciona a figura do peer counselor (conselheiro leigo) nos E.U.A e o trabalho desenvolvido por estes para profissionais e considera esse tipo de práticacomo uma possibilidade social. No mesmo capítulo, os autores discorrem sobre os objetivos do projeto que foram sendo construídos no decorrer do processo: proporcionar espaços de reflexão sobre a vida em grupos nacomunidade; formação de agentes comunitários, e assessoramento desses agentes em sua prática. Falam tambem dos objetivos de pesquisa que se configuraram: avaliação de eficácia do método e sistematização dos conhecimentos psicológicos produzidos no contexto de formação e das práticas de interajuda.

O cap.Vé dedicado à analise e elaboraçao de alguns dados coletados. Observamos o número significativo de pessoas que se beneficiaram do programa. Além disto, apresenta as experiências mais significativasque ocorreram no decorrer dos grupos, atraves de categorizaçoes , o que facilitao entendimento do leitor.

No cap.VI os autores avaliam os resultados de tal programa e levantam propostas que podem facilitaràqueles que pretendem executar um programa de grupo dirigido à comunidade. Este capítulo é bastante produtivoe prático, apresentando os efeitos positivosobtidos tanto pelas pessoas que participaram quanto pelo programa. Além disto, levantam outras possibilidades de atuação que poderiam ter sido aproveitadas.

Chamamos a atenção do leitor particularmente para o anexo Vque contem o relato do autor principal,numa experiencia singular desempenhando o papel de "conselheiro popular". E mostra como esta prática pertence à nossa tradição social.

Tal obra tem uma proposta ampla, visto que integra tanto aspectos assistenciais e sociais comode pesquisa. Olivroé capaz de incitar o leitora refletirsobre seu próprio trabalho e a buscar alternativas para a sistematização de seus dados, a fimde que os mesmos se tornem dados de pesquisa.

Esse livro pode contribuircom os profissionais que atuam na área de saúde, comunidade e prevenção, pois articula a vivência prática do clínicocom uma demanda (muitas vezes oculta) das pessoas em termos de um aprofundamento nas relações interpessoais e na busca de novos conhecimentos acerca das formas de relação de ajuda.

  • 1
    Resenha do livro: Amatuzzi, Mauro M; Echeverria, D.F; Brisola, E.B.V; Giovelli, L.N.(1996)
    Psicologiana Comunidade
    uma experiência. Campinas, Ed. Alínea.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      02 Jun 2015
    • Data do Fascículo
      Abr 1999
    Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
    E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br