Acessibilidade / Reportar erro

Mudanças na política editorial da revista Estudos de Psicologia (Campinas)

Celebramos o fechamento do último número deste ano com várias mudanças na Revista Estudos de Psicologia (Campinas). Acreditamos que estas mudanças refletem a seriedade e o compromisso da nossa Revista com a comunidade científica e o desejo de cada vez mais melhorar a qualidade e impacto de suas publicações.

Em primeiro lugar, deve ser ressaltado que desde fevereiro deste ano começamos a utilizar a plataforma ScholarOne. Este é um sistema internacionalmente utilizado para inserção de artigos, que permite aos autores acompanhar a evolução do seu manuscrito desde a entrada até os estágios de sua avaliação por consultores. Por se tratar de uma plataforma em inglês, fizemos uma adaptação bilíngue (português e inglês) da mesma a fim de facilitar o processo de submissão de manuscritos e as suas revisões. Sem dúvida, este procedimento eliminará a queixa tão comum entre autores por desconhecer em qual fase de avaliação está o seu artigo na Revista, e, ao mesmo tempo, reduzirá as demoras neste processo.

Outra grande mudança implementada foi a adoção de seções temáticas em cada fascículo, no sentido de permitir uma busca mais concentrada de tópicos relacionados aos interesses dos leitores. A partir do número 2 (volume 32) iniciamos uma seção sobre "Coping e autoregulação", enfocando não somente os aspectos teóricos sobre este tema como pesquisa atuais por profissionais brasileiros e estrangeiros. O número 3, por sua vez, traz a seção temática sobre "Psicologia Crítica" visando debater esta abordagem teórica e seus impactos sobre diferentes campos da Psicologia, trazendo assim as contribuições de autores internacionais e nacionais. O último número deste ano traz o tema da "Criatividade e altas habilidades/ superdotação" para discussão, visando demonstrar a importância deste assunto e suas implicações em diferentes áreas, assim como a possibilidade não só de identificar como também de desenvolver a criatividade em diferentes segmentos.

Deve também ser ressaltado que a Revista tem um considerável crescimento na quantidade de citações relacionadas no Google Academics. Ela figura no quarto lugar entre todas as revistas de Psicologia no País, e entre as 50 primeiras mais citadas entre as revistas nacionais de todas as áreas. Pretendemos, cada vez mais, aumentar a internacionalização da Revista, publicando mais artigos em inglês de autores internacionais, assim como convidando aos autores com artigos aprovados para traduzir os seus trabalhos para inglês no sentido de aumentar a visibilidade dos mesmos.

A Revista também passou a ser divulgada somente em forma eletrônica. Mais informações foram adicionadas sobre a questão do plágio de artigos e suas penalizações, atendendo assim as novas exigências da SCOPUS, sendo a revista novamente indexada nesta importante base eletrônica.

Finalmente, gostaríamos de agradecer ao importante trabalho dos consultores associados ead hoc que possibilitaram o avanço da melhoria da Revista e o seu fortalecimento científico. Convidamos também aos leitores da Revista que continuem enviando os seus artigos assim como colaborando com a sua divulgação entre os colegas da área. Esperamos assim, continuar contribuindo com os próximos números do ano 2016 para o avanço científico da área da Psicologia em níveis nacionais e internacionais.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Oct-Dec 2015
Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br