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A questão de aspecto nos tempos verbais em inglês

Resumos

Os tempos verbais em inglês são problemáticos para os aprendizes brasilieros. Este texto enfatiza o que subjaz aos tempos verbais em português e contrasta os resultados obtidos com a importância do aspecto na escolha dos tempos, especialmente os tempos do passado, em inglês. Algumas das implicações pragmáticas dessas diferenças são também discutidas.

tempos verbais; aspecto verbal; ensino-aprendizagem de língua


English verb tenses are problematic for Brazilian learners. This text briefly outlines what underlies the verb tenses in Portuguese and contrasts this with the importance of aspect in the choice of tenses, especially the perfect tenses, in English. Some of the pragmatic implications of these differences are also discussed.

verbal tenses; verbal aspect; teaching-learning language


ARTIGOS

A questão de aspecto nos tempos verbais em inglês

Linda Gentry El-Dash

(Unicamp)

RESUMO

Os tempos verbais em inglês são problemáticos para os aprendizes brasilieros. Este texto enfatiza o que subjaz aos tempos verbais em português e contrasta os resultados obtidos com a importância do aspecto na escolha dos tempos, especialmente os tempos do passado, em inglês. Algumas das implicações pragmáticas dessas diferenças são também discutidas.

Palavras-chave: tempos verbais, aspecto verbal, ensino-aprendizagem de língua.

ABSTRACT

English verb tenses are problematic for Brazilian learners. This text briefly outlines what underlies the verb tenses in Portuguese and contrasts this with the importance of aspect in the choice of tenses, especially the perfect tenses, in English. Some of the pragmatic implications of these differences are also discussed.

Key-words: verbal tenses, verbal aspect, teaching-learning language.

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Referências bibliográficas

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  • 1
    Nosso foco é o sistema verbal (tempo e aspecto) do inglês, para fins de aprendizagem dessa língua e, por isso, não citamos a literatura sobre o tema na língua portuguesa.
  • 2
    Baseado no seu estudo do uso da língua inglesa num corpus de mais que 40 milhões de palavras, Biber et al. (1999) apresentam dados sobre 4 tipos básicos de textos: conversação (oral e informal), ficção (escrito, basicamente narrativa sobre eventos imaginários para finalidades estéticas e recreativas), noticiários (escrito, com foco informativo) e textos acadêmicos (também escritos, mas bastante formais). Apresentam os dados em forma de histogramas, mas uma régua e um pouco de interpolação levam a informações mais específicas das quantidades sobre a ocorrência de formas e significados dos mais variados.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      21 Out 2013
    • Data do Fascículo
      Dez 2005
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