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A competência discursiva e gêneros textuais: uma proposta pedagógica para a LPI

Resumos

Esse trabalho visa discutir a validade de uma pedagogia centrada no desenvolvimento da competência discursiva dos alunos que ingressam na universidade e cursam a disciplina de Língua Portuguesa Instrumental, por meio do trabalho com a diversidade dos gêneros textuais. Baseado no Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (1999) e na Teoria do Texto e do Discurso de Bakhtin (1997), notadamente nas noções de dialogismo e de gêneros do discurso/textuais, apresento uma proposta de programa de disciplina que contemple o ensino-aprendizagem de língua materna como uma ação linguajeira significativa, que entenda a produção de textos empíricos como um instrumento de interação com os ambientes discursivos que formam o tecido social; e como um instrumento de construção de possibilidade de diálogo com os interlocutores que circulam nesses diversos ambientes discursivos. Apresentarei uma experiência de ensino do gênero resenha para alunos do curso de História e de Engenharia de Produção, produzidos ao longo do primeiro semestre de 2004 na disciplina LPI, oferecida pelo Departamento de Letras da Universidade de Caxias do Sul, sob minha orientação. Essa experiência reflete o engajamento dos acadêmicos na proposta de escrever diversificados gêneros textuais para, de um lado, desmitificar o ato de escrever e, de outro, contribuir para o trabalho de apropriação de alguns gêneros textuais do ambiente discursivo acadêmico-universitário, construindo, com isso, sua competência discursiva.

competência discursiva; gêneros textuais; Língua Portuguesa Instrumental


Ce travail a pour but de discuter la valeur d'une pédagogie centrée sur le développement de la compétence discursive des étudiants qui, arrivant à l'université, suivent le Cours de Langue Portugaise Instrumentale à travers l'approche de divers genres textuels. Basé sur l'interactionisme socio-discursif de Bronckart (1999) et sur la Théorie du Texte et du Discours de Bakhtin (1997), notamment sur les notions de dialogisme et genres du discours/texte, je propose un programme de discipline sur l'enseignement-apprentissage de la langue maternelle en tant qu'activité langagière significative qui comprend la production de textes empiriques comme des instruments d'intéraction dans des ambiances discursives (lieux sociaux) qui forment le tissu social, aussi bien qu'un instrument de construction de la possibilité du dialogue avec les interlocuteurs qui circulent en diverses contextes discursifs. On présente ici une expérience d'enseignement-apprentissage du genre resenha (résumé critique) auprès d'étudiants des Cours d'Histoire et d'Ingénierie de Production. Cette expérience a eu lieu au premier semestre de l'année 2004, dans la discipline de Langue Portugaise Instrumentale, sous notre direction, au Département de Lettres de l'Université de Caxias do Sul. Les étudiants ont beaucoup collaboré et se sont engagés dans l'écriture de genres textuels diversifiés, ce qui a permis, d'un côté, de démythifier l'acte d'écrire et, de l'autre, de contribuer au travail de maîtrise de certains genres textuels, propres au contexte académico-universitaire, dans l'acquisition de leur compétence discursive.

compétence discursive; genres textuels; Langue Portugaise Instrumentale


ARTIGOS

A competência discursiva e gêneros textuais: uma proposta pedagógica para a LPI

Marcos Baltar

Universidade de Caxias do Sul

RESUMO

Esse trabalho visa discutir a validade de uma pedagogia centrada no desenvolvimento da competência discursiva dos alunos que ingressam na universidade e cursam a disciplina de Língua Portuguesa Instrumental, por meio do trabalho com a diversidade dos gêneros textuais. Baseado no Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (1999) e na Teoria do Texto e do Discurso de Bakhtin (1997), notadamente nas noções de dialogismo e de gêneros do discurso/textuais, apresento uma proposta de programa de disciplina que contemple o ensino-aprendizagem de língua materna como uma ação linguajeira significativa, que entenda a produção de textos empíricos como um instrumento de interação com os ambientes discursivos que formam o tecido social; e como um instrumento de construção de possibilidade de diálogo com os interlocutores que circulam nesses diversos ambientes discursivos. Apresentarei uma experiência de ensino do gênero resenha para alunos do curso de História e de Engenharia de Produção, produzidos ao longo do primeiro semestre de 2004 na disciplina LPI, oferecida pelo Departamento de Letras da Universidade de Caxias do Sul, sob minha orientação. Essa experiência reflete o engajamento dos acadêmicos na proposta de escrever diversificados gêneros textuais para, de um lado, desmitificar o ato de escrever e, de outro, contribuir para o trabalho de apropriação de alguns gêneros textuais do ambiente discursivo acadêmico-universitário, construindo, com isso, sua competência discursiva.

Palavras-chave: competência discursiva; gêneros textuais; Língua Portuguesa Instrumental.

RESUMÉ

Ce travail a pour but de discuter la valeur d'une pédagogie centrée sur le développement de la compétence discursive des étudiants qui, arrivant à l'université, suivent le Cours de Langue Portugaise Instrumentale à travers l'approche de divers genres textuels. Basé sur l'interactionisme socio-discursif de Bronckart (1999) et sur la Théorie du Texte et du Discours de Bakhtin (1997), notamment sur les notions de dialogisme et genres du discours/texte, je propose un programme de discipline sur l'enseignement-apprentissage de la langue maternelle en tant qu'activité langagière significative qui comprend la production de textes empiriques comme des instruments d'intéraction dans des ambiances discursives (lieux sociaux) qui forment le tissu social, aussi bien qu'un instrument de construction de la possibilité du dialogue avec les interlocuteurs qui circulent en diverses contextes discursifs. On présente ici une expérience d'enseignement-apprentissage du genre resenha (résumé critique) auprès d'étudiants des Cours d'Histoire et d'Ingénierie de Production. Cette expérience a eu lieu au premier semestre de l'année 2004, dans la discipline de Langue Portugaise Instrumentale, sous notre direction, au Département de Lettres de l'Université de Caxias do Sul. Les étudiants ont beaucoup collaboré et se sont engagés dans l'écriture de genres textuels diversifiés, ce qui a permis, d'un côté, de démythifier l'acte d'écrire et, de l'autre, de contribuer au travail de maîtrise de certains genres textuels, propres au contexte académico-universitaire, dans l'acquisition de leur compétence discursive.

Mots-clés: compétence discursive; genres textuels; Langue Portugaise Instrumentale.

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1 Ver BALTAR, Marcos. Competência discursiva e gêneros textuais: uma experiência com o jornal de sala de aula. Caxias do sul: EDUCS,2004.

2 Ver GUEDES, P.C. Quando escrever era ler. In:Nonada: Letras em Revista, Porto Alegre: Faculdade Ritter dos Reis, 1999 v.2 n.3. p.141-165.

3 Ver Explicação Necessária, do autor, p. XII.

4 Ver PEREIRA COELHO, M.C. Diários de leitura como um instrumento para a produção de artigos de opinião. http://lael.pucsp.br/inpla/caderno/pdf/simposios/s_machado_pinto.pdf . Caderno de resumos do 14º inPLA-PUC-São Paulo, 2004.

5 Ver: www.ucs.br/cchc/dele/ucs-produtore >inventário de gêneros>resenhas.

6 Ver: www.ucs.br/cchc/dele/ucs-produtore >inventário de gêneros> artigos científicos > Metodologia do ensino de produção textual: a perspectiva da enunciação e o papel da psicolingüística. Bonini, 2001.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Out 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 2006
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