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APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

O volume 48(2) da Revista Trabalhos em Linguistica Aplicada reúne dez textos que discutem, sob abordagens distintas, questões que envolvem o ensino e a aprendizagem de língua estrangeira (inglês e espanhol) para crianças no Brasil. Um volume sobre essa temática vem ao encontro da necessidade de um melhor entendimento dessa área, em seus diferentes contextos e especificidades, em vista da crescente expansão da demanda de cursos para essa faixa etária, observada tanto no Brasil como no exterior, em escolas regulares públicas e privadas, e também de idiomas. Nove de seus dez artigos discutem a questão na perspectiva da língua inglesa, englobando não apenas a reflexão teórica mas questões práticas envolvendo a sala de aula e o livro didático. O último artigo faz um contraponto interessante, ao tratar do ensino de língua espanhola para crianças e da formação de professores nesse âmbito, perspectivas que têm também despertado crescente interesse entre pesquisadores da área.

O texto que abre o volume é de Kanavillil Rajagopalan. Nele, o autor nos instiga a pensar sobre a aquisição da linguagem por crianças inseridas em contextos sociais multilíngües e em suas possíveis implicações para o processo de ensino aprendizagem de línguas que, de um modo geral, tem se norteado por experiências de falantes monolíngues. Nesse contexto, Rajagopalan argumenta que o repertório de um falante multilíngüe tende a ser visto como um desvio, e parte em defesa do multilinguismo, abordado sob a perspectiva do World English, compreendido como uma língua em constante transformação, cuja existência e desenvolvimento advêm do contato com outras línguas e da influência recíproca entre elas.

No texto seguinte, Camila Lawson Scheifer, norteando-se por uma perspectiva sócio-histórica de linguagem, faz uma análise das crenças de uma professora e de seus alunos frente ao ensino-aprendizagem de inglês para crianças com vistas a refletir criticamente sobre a possibilidade de inter-relação entre as crenças da professora, dos alunos e de seus pais e as influências dessas crenças no processo educativo em questão. O contexto em que se desenvolve a pesquisa é uma sala de aula com oito alunos, entre sete e oito anos de idade, de um curso de língua inglesa ministrado como componente extra-curricular em uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental no município de Rio Grande (RS). Os resultados obtidos apontam para a importância do papel das crenças também no ensino-aprendizagem de línguas para crianças e de uma atitude reflexiva diante de todo o processo.

Maria de Fátima Silva Amarante, na sequência, nos faz pensar sobre as representações de poder que perpassam os discursos político-educacionais no âmbito do ensino a distância para crianças. Com base em premissas foucaultianas e com o propósito de investigar as condições de produção e a materialidade linguística de discursos encontrados na Internet, a autora segue em busca de marcas que mostrem indícios das configurações de novas práticas de significação que permitam a construção de sentidos que alterem relações de poder vigentes. Nesse trabalho, discurso e representação são tomados como objetos de análise, na medida em que são entendidos como táticas e estratégias de poder, presentes no contexto em que o estudo se desenvolve. Os resultados dessa pesquisa, de base qualitativa, indicam, entre outros, que o ensino-aprendizagem de inglês para crianças ocupa um espaço privilegiado na Internet, sendo que sua representação de poder recai essencialmente na instrumentalidade.

Vera Lúcia Lopes Cristovão e Raquel Gamero, autores do texto seguinte, discutem o papel da língua inglesa na construção da identidade das crianças. O artigo discorre ainda, sobre questões relativas à inclusão digital e à formação de professores, tomando-se como base os conceitos de gêneros textuais e atividade. As reflexões apontam para o saber fazer em atividades lúdicas como o alvo a ser privilegiado no ensino-aprendizagem de línguas na infância, uma vez que viabilizam aprendizagens diversas, de natureza atitudinal, procedimental e conceitual.

O foco de reflexão do próximo texto, escrito por Cláudia Hilsdorf Rocha, recai nas contribuições das teorias bakhtininas para a área de ensino-aprendizagem de línguas para crianças, mais especificamente para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental brasileiro. A autora problematiza a ausência da disciplina de língua inglesa nas séries iniciais da educação formal pública, frente ao controverso papel que o inglês assume na sociedade contemporânea, voltando seu foco para a importância de diretrizes teórico-práticas que auxiliem o ensino em questão a ocorrer sob perspectivas críticas e éticas. Com base em uma abordagem plurilinguística e pluricultural para a educação de línguas, os gêneros discursivos são tomados como organizadores do processo, com vistas a possibilitar que o dialogismo e a polifonia se façam presentes, permitindo a materialização de um ensino situado e significativo que possibilite a construção de multiletramentos.

Esses cinco primeiros textos, portanto, explicitam questões que levam a um entendimento mais solidamente embasado acerca do processo de ensino-aprendizagem de línguas na infância, incluindo-se reflexões sobre a formação e atuação docente, em diferentes contextos.

Os textos seguintes, por sua vez, discutem questões mais diretamente ligadas à interação, à prática e à sala de aula propriamente dita, trazendo, desse modo, importantes contribuições por criar um elo entre as teorizações e as práticas teorizadas que dão materialidade ao processo educativo, por vezes relacionando esses aspectos à formação docente.

Paula Tatianne Carrera Szundy é a autora do sexto texto deste volume. Também fundamentado em uma concepção de gêneros discursivos, o artigo discute a presença de jogos de linguagem no ensino-aprendizagem de línguas para crianças, entendendo-os como gêneros que tipicamente constituem a esfera escolar. Ao longo de seu texto, a autora argumenta em favor da utilização desses gêneros como instrumentos para construção de componentes lingüístico-discursivos específicos em língua estrangeira. Nessa perspectiva, apresenta uma análise de excertos de interação decorrentes de jogos de linguagem utilizados em um curso de línguas para crianças de sete a nove anos de idade, com o propósito de mostrar que os componentes lingüístico-discursivo presentes no interior de determinados jogo, ou seja, atividades, possuem relativa estabilidade de conteúdo, forma e estilo, criando, desse modo, formats de ação padronizadas. Assim sendo, a autoria conclui que esses jogos podem ser tomados como gêneros discursivos, que contribuem para o desenvolvimento da proficiência na língua-alvo.

Por sua vez, Rogério Tílio e Cláudia Hilsdorf Rocha discutem a temática do ensino de inglês para crianças na perspectiva do livro didático, pela reconhecida importância que este assume como recurso ou instrumento para a construção de conhecimentos na sala de aula de línguas para crianças. O artigo, pautado por uma visão discursiva da linguagem, tem como objetivo principal oferecer um possível conjunto de referências que viabilizem a análise de livros didáticos de línguas, geralmente adotados em contextos formais de ensino. A análise apresentada pelos autores teve como objeto uma coleção didática voltada ao ensino da língua inglesa nas séries iniciais da Educação Básica. No estudo, evidenciou-se a presença de visões de cunho ainda bastante estruturalistas, que se distanciam, portanto, de noções contemporâneas de língua, linguagem e de ensino-aprendizagem.

Raquel Cristina Mendes Carvalho parte da perspectiva da sala de aula, discutindo questões relacionadas à interação professor aluno nas aulas de inglês de uma escola de Educação Infantil no Estado do Paraná. O artigo nos leva a refletir sobre o importante papel que o discurso do professor assume para a aprendizagem de uma língua estrangeira por crianças pequenas. Os resultados apresentados nesse trabalho propiciam embasamento para a conscientização do professor no que diz respeito à ação facilitadora de sua fala na compreensão das interações em sala de aula pelos alunos dessa faixa etária.

A perspectiva do professor de língua estrangeira para crianças é ainda apresentada por Leandra Inês Seganfredo Santos e Ana Mariza Benedetti. O artigo dessas autoras focaliza a formação docente, de natureza reflexiva e colaborativa, com base na visão de cinco professoras de língua inglesa para alunos do ensino municipal de uma cidade matogrossense. Dificuldades geralmente encontradas no processo de ensino, bem como a importância da experiência para o desenvolvimento da prática pedagógica são algumas das questões discutidas no texto apresentado. Os resultados buscam contribuir para a formação contínuada dos professores dessa área, oferecendo condições para que a reflexão docente ocorra de modo mais informado e significativo.

Para fechar o volume, temos o artigo de Gretel Eres Fernández e Simone Rinaldi que, ao abordarem a atual situação do ensino de espanhol para crianças em contexto nacional, oferecem um contraponto interessante aos demais, que discutem questões relacionadas à língua inglesa. São focos do artigo tanto as considerações a respeito da inclusão desse ensino na educação formal bem como da aquisição/aprendizagem de línguas estrangeiras por crianças. As autoras apresentam, também, possíveis sugestões de atividades para o ensino de espanhol para essa faixa etária, finalizando o artigo com reflexões sobre a prática docente e a implantação de cursos de formação de professores de língua espanhola no Brasil.

Esperamos que este volume da Revista Trabalhos em Lingüística Aplicada, ao mostrar um panorama estado-da-arte da pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de língua estrangeira para crianças no Brasil ofereça contribuições para que possamos melhor entender o funcionamento, as particularidades e as necessidades desse campo específico, assim como suas lacunas, e que as diferentes perspectivas de análise aqui abordadas mostrem sua riqueza e diversidade.

Por fim, além dos pareceristas de nosso Conselho Editorial, gostaríamos de agradecer aos pareceristas ad hoc listados no início deste volume.

Matilde V. R. Scaramucci

Cláudia Hilsdorf Rocha

Organizadoras

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Jan 2010
  • Data do Fascículo
    Dez 2009
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