Acessibilidade / Reportar erro

Cenografia no teatro e nos espaços expositivos: uma abordagem além da representação

Scenography in the theater and exhibition spaces: an approach beyond representation

Resumos

A cenografia tem um papel importante no contexto contemporâneo dos museus, no entanto, sobre ela, recaem alguns equívocos e preconceitos ligados à ideia ultrapassada que limita cenografia à representação, à simulação e à teatralidade. Atualmente, os museus investem, cada vez mais, em espaços flexíveis que possam ser modificados e adaptados a cada novo projeto curatorial. A cenografia de exposições é um recurso que se constrói no espaço para oferecer ao visitante uma experiência sensível do conteúdo escolhido por meio da cor, dos percursos e das imagens. Este artigo analisa a cenografia em sua dimensão histórica, apresentando um panorama de sua evolução no teatro e sua aplicação contemporânea na Museologia.

Cenografia; Expografia; Museologia; Museus


Scenography plays an important role in the contemporary context of museums; however, there are some misconceptions and prejudices concerning the outdated idea that limits scenography to representation, simulation, and theatricality. At present museums increasingly invest in flexible spaces that can be modified and adjusted to any new curatorial project. The scenography of exhibitions is a resource built in a space to offer the visitor a sensitive experience of a chosen content through color, pathways, and images. This article analyzes scenography in its historical dimension presenting a panorama of its development in theater and its contemporary use in Museology.

Scenography; Expography; Museology; Museums


  • APPIA, A. La música y la puesta en cena Madrid: La Asociación de Directores de Escena de España, 2000.
  • AUMONT, J. A imagem. Campinas: Papirus, 1995.
  • BABLET, D. Estétique générale du décor de théâtre de 1870 à 1914 Paris: Centre Natinal de La Recherche Scientifique, 1965.
  • BARISCH, J. The antitheatrical prejudice London: University of California, 1985.
  • BARTHES, R. Ensayos críticos Buenos Aires: Planeta, 2003.
  • BARY, M.O.; TOBELEM, J.M. Manuel de muséographie: pepit guide à l´usage des responsables de musée. Biarritz: Option Culture, 1998.
  • BELTING, H. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
  • FRIED, M. Arte y objetualidad: ensayos y reseñas. Madrid: A. Machado Livros, 2004.
  • KRAUSS, R. A escultura no campo ampliado. Revista Gávea, n.1, p.128, 1984.
  • GLYTZOURIS, A. On the emergence of European avant-garde theatre. In: JUSTICE-MALLOY, R. Theatre history studies Tuscaloosa: The University of Alabama, 2008. p.139.
  • GOB, A.; DROUGUET, N. La muséologie: histoire, développements, enjeux actuels. Paris: Armand Colin, 2010.
  • MARIN, L. On representation. Serra Mall: Stanford University, 2001.
  • PAZ, O. Marcel Duchamp ou o castelo da pureza São Paulo: Perspectiva, 1997.
  • RIBEIRO, J.M. Arquiteturas em palco Lisboa: Instituto das Artes e Almedina, 2007.
  • SCENOGRAPHY EXPANDING SYMPOSIA. 2010. Available from: <http://www.intersection.cz/res/data/001/000159.pdf>. Cited: Nov. 2011.
  • SOUZA, N. A roda, a engrenagem e a moeda: vanguarda e espaço cênico no teatro de Victor Garcia no Brasil. São Paulo: Unesp, 2003.
  • SURGERS, A. Scénographies du théâtre ocidental. Paris: Armand Colin, 2007.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Abr 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    03 Fev 2012
  • Aceito
    02 Jul 2012
  • Revisado
    20 Jun 2012
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br