Acessibilidade / Reportar erro

Utilização dos dispositivos de comunicação da web social pelas bibliotecas universitárias: um espaço para mediação da informação

Use of devices in social web communication through university libraries: a space for mediation of information

Resumos

A comunicação é fundamental para a interação na construção do conhecimento e mediação da informação. Ao interagir com a biblioteca por meio dos dispositivos de comunicação na Web social, para ter acesso à informação, o sujeito tem a possibilidade não apenas de identificar e localizar informações, mas também de desenvolver, no coletivo, o debate, a troca de informações e realizar outras práticas que auxiliem suas operações mentais em torno dos conteúdos acessados. Dessa maneira, neste artigo, são apresentadas características e possibilidades de utilização dos dispositivos de comunicação da Web social pelas bibliotecas universitárias no desenvolvimento de suas atividades de mediação da informação. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico, aplicando-se a técnica da análise de conteúdos, com o objetivo de identificar e analisar pesquisas e estudos abordando a temática na Ciência da Informação. Como resultado, foram identificadas diversas modalidades de uso desses dispositivos e suas potencialidades de aplicação no âmbito da biblioteca universitária, concluindo-se que a adoção dos diversos tipos de dispositivos demanda a análise dos objetivos específicos de cada atividade, serviço ou produto que a biblioteca pretenda desenvolver, como também do perfil de seus usuários e da infraestrutura tecnológica disponível. Contudo, numa perspectiva da missão da biblioteca universitária, concluiu-se, ainda, que é latente a necessidade da mesma repensar o seu processo de comunicação e interação com os usuários da informação, buscando utilizar, de maneira mais ampla e eficiente, esses dispositivos de comunicação da Web social.

Bibliotecas universitárias; Mediação da informação; Web social


Communication is imperative for interaction, knowledge construction, and mediation of information. When interacting with the library using communication devices in the social web to obtain access to information, the person has the ability not only to identify and locate information, but also to discuss and exchange of information collectively, and perform and develop practices that enhance mental operations of the content accessed. Thus, this study presents features and possibilities for university libraries to use communication devices in the social web to integrate information activities. Therefore, we applied technique of content analysis to conduct a bibliographic study to identify and analyze surveys and studies on the subject in Information Science. As a result, we identified the different uses of these devices and their potential application within the university library and concluded that the adoption of different types of devices requires the analysis of the specific objectives for each activity, service or product that the library wishes to develop, as well as the user profile and the technological infrastructure available. However, in view of the mission of the university library, it was concluded that we need to rethink the process of communication and interaction with users of information in order to use these communication devices in the social web in a broader and more efficient way.

University libraries; Mediation of information; Social Web


  • Bari, V.A. A relação entre a inclusão social na universidade brasileira e o desenvolvimento da competência informacional: implicações no campo teórico da ciência da informação e na prática de seus agentes sociais. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 11., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Unirio, 2010. p.1.
  • Bezerra, M.A.A.; Araújo, E.A. Uma ética da informação para pensar o orkut: reflexões sobre a informação e a liberdade no contexto da sociedade da informação. Informação e Sociedade, v.18, n.2, p.207-218, 2008. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/1760/2132>. Acesso em: 12 fev. 2009.
  • Blattmann, U.; Silva, F.C.C. Colaboração e interação na web 2.0 e biblioteca 2.0. Revista ACB, v.12, n.2, p.191-215, 2007. Disponível em: <http://revista.acbsc.org.br/index.php/racb/article/view/530/664>. Acesso em: 20 set. 2009.
  • Curty, R.G. Web 2.0: plataforma para o conhecimento coletivo. In: Tomael, M.I. Fontes de informação na internet. Londrina: Eduel, 2008. p.53-78.
  • Maness, J.M. Teoria da biblioteca 2.0: web 2.0 e suas implicações para as bibliotecas. Informação & Sociedade, v.17, n.1, p.43-51, 2007. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/831/1464>. Acesso em: 20 set. 2009.
  • Moraes, A.M. et al Serviço de referência online: pressuposto para uma biblioteca 2.0. In: Seminário Nacional de Bibliotecas, 16., 2010, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. Disponível em: <http://www.gapcongressos.com.br/eventos/z0070/trabalhos/final_519.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2010.
  • Peraya, D. O ciberespaço: um dispositivo de comunicação e de formação midiatizada. In: Alava, S. et al Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais? Porto Alegre: Artmed, 2002. p.25-52.
  • Ramalho, L.; TsunodaA, D.F. A construção colaborativa do conhecimento a partir do uso de ferramentas wiki. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 8., 2007, Salvador. Anais... Salvador: UFBA, 2007. p.1.
  • Recuero, R.C. Um estudo do capital social gerado a partir de redes sociais no Orkut e nos weblogs. FAMECOS: Mídia, Cultura e Tecnologia, n.28, p.19, 2005. Disponível em: <http://200.144.189.42/ojs/index.php/famecos/article/viewFile/454/381>. Acesso em: 25 maio 2009.
  • Resende, E.S. O bibliotecário e a evolução do serviço de referência na biblioteca universitária. In: Congresso  Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 24., 2011, Maceió. Anais... Maceió: Febab, 2011. p.1.
  • Santos, A.; Andrade, A. Bibliotecas universitárias portuguesas no universo da web 2.0. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, n. esp., 2010. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/16586/pdf_23>. Acesso em: 12 jan. 2012.
  • Sousa, M.M. A biblioteca universitária como ambiente de aprendizagem no ensino superior 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
  • Vieira, D.V.; Carvalho, E.B.; Lazzarin, F.A. Uma proposta de modelo baseado na web 2.0 para as bibliotecas das uni-versidades federais. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 9., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: Enancib, 2008. p.13. Disponível em: <http://www.acquaviva.com.br/enancib2008/cd/>. Acesso em: 20 out. 2009.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Mar 2014
  • Data do Fascículo
    Abr 2014

Histórico

  • Recebido
    17 Out 2012
  • Aceito
    12 Set 2013
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br