EDITORIAL
Prezados Leitores
Antes de começar a falar sobre o conteúdo do número um do volume dezenove gostaria de fazer um comunicado importante sobre a submissão de artigos para a Revista Produção. No ano passado pleiteamos verba em atendimento ao edital do CNPq e fomos contemplados. Com esta verba foram feitos esforços de se criar um sistema para submissão eletrônica. Depois de muitas idas e vindas, o sistema está pronto. Antes mesmo desta divulgação vários membros da comunidade já submeteram artigos eletronicamente. Gostaria de ressaltar que estamos em fase de teste e como todo sistema sujeito a imperfeições e melhorias.
Os assuntos dos artigos do número um do volume dezenove são bastante variados.
Começamos com um artigo escrito por Nakamoto, Miyagi e Santos Filho sobre a geração automática de solução de controle de alocação de recursos com o emprego do modelo de Petri-Net. A seguir Fioriolli e Fogliatto apresentam uma modelagem do efeito chicote em ambientes com demanda e lead time estocásticos sujeita a uma política de tratamento de excessos de estoque. Os professores Mauri e Lorena desenvolvem uma nova abordagem para o problema dial-a-ride. Rodrigues e Sellitto fazem uma análise de desempenho de fornecedores de uma empresa de manufatura apoiada em análise de aglomerados.
A seguir, Campos e Medeiros detalham um modelo de integração de sistemas de gestão; Nobre e Barros Neto propõem um processo de desenvolvimento de um produto imobiliário aplicado em um estudo exploratório em uma incorporadora; Miguel, através de uma Pesquisa-ação, implanta o QFD para o desenvolvimento de novos produtos.
Sobre as possíveis interações entre o desenvolvimento sustentável e a logística de combustíveis foi o tema abordado por Benedetti, Lima, Melatto e Silva; em seguida Wanke e Hijjar abordam sobre os exportadores brasileiros através de um estudo exploratório das percepções sobre a qualidade da infra-estrutura logística.
Gonçalves, Lima e Costa estudam sobre a adoção de práticas de gestão do conhecimento em organizações cooperativas; Batiz, Santos e Licea contribuem com uma pesquisa sobre a postura no trabalho dos operadores de checkout de supermercados e Santos, Lima, Motta e Murta falam sobre a terceirização e saúde do trabalhador abordando sobre a não regulamentação do trabalho e não regularização da atividade.
Godinho Filho e Uzsoy avaliam o efeito da redução do tamanho de lote e de programas de melhorias contínua no estoque em processo e na utilização através de um estudo com a abordagem híbrida de dinâmica de sistemas. E para finalizar, Figueiredo promove um estudo da difusão da tecnologia móvel celular no Brasil com o emprego de dinâmica de sistemas.
Boa Leitura para todos!
Linda Lee Ho
Editora
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
17 Abr 2009 -
Data do Fascículo
Abr 2009