Acessibilidade / Reportar erro

Uma análise dos livros didáticos no ensino de conceitos de acidez para estudantes de 16 a 18 anos de idade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo explorar a apresentação de idéias sobre ácidos (e bases) em alguns livros didáticos utilizados no ensino de estudantes de 16 a 18 anos que tenham disciplinas de química nos cursos "A Levels" das escolas da Inglaterra e do País de Gales. Também pretende-se fazer uma comparação dos diferentes conceitos de ácidos com seus desenvolvimentos históricos, analisando a amplitude e a profundidade de poder exploratório de cada modelo. Além do interesse intrínseco, tem-se a impressão de que os professores aprendem muito em suas experiências sobre o que ensinar, e como desenvolver tais idéias, a partir dos livros didáticos utilizados. Isto se torna, provavelmente, mais comum do que o praticado anteriormente, onde reuniões administrativas nas escolas exigiam um tempo considerável de orientação de professores iniciantes por professores mais experientes.


DOSSIÊ - EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Uma análise dos livros didáticos no ensino de conceitos de acidez para estudantes de 16 a 18 anos de idade

John Oversby

Ph.D., Escola de Educação Reading University, Reino Unido. Trad.: Dra. Adélia Sílvia Angeli Teixeira de Paula, Departamento de Química, da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo explorar a apresentação de idéias sobre ácidos (e bases) em alguns livros didáticos utilizados no ensino de estudantes de 16 a 18 anos que tenham disciplinas de química nos cursos "A Levels" das escolas da Inglaterra e do País de Gales. Também pretende-se fazer uma comparação dos diferentes conceitos de ácidos com seus desenvolvimentos históricos, analisando a amplitude e a profundidade de poder exploratório de cada modelo. Além do interesse intrínseco, tem-se a impressão de que os professores aprendem muito em suas experiências sobre o que ensinar, e como desenvolver tais idéias, a partir dos livros didáticos utilizados. Isto se torna, provavelmente, mais comum do que o praticado anteriormente, onde reuniões administrativas nas escolas exigiam um tempo considerável de orientação de professores iniciantes por professores mais experientes.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Notas do tradutor

1. Cursos "A Levels" ou "Advanced Levels" correspondem a cursos semelhantes ao ensino médio no Brasil. Tais cursos são preparatórios para exames de seleção para o acesso a níveis de estudo superiores ou universitários.

2. Nuffield é o nome de um dos cursos "A Levels" no Reino Unido.

3. Os livros são divididos em três áreas da química: físico-química, química inorgânica e química orgânica.

  • BROCK, W. H. The Fontana History of Chemistry Fontana Press, London, 1992.
  • CARR, M. Model confusion in chemistry, Research in Science Education, n.14, p. 97-103, 1984.
  • CROS, D.; MAURIN, M.; AMOUROUX, R.; CHASTRETTE, M.; LEBER, J. e FAYOL, M. Conceptions of first-year university students of the constituents of matter and the notions of acids and bases. European Journal of Science Education, v.8, n.3, p. 305-13, 1986.
  • GILBERT e BOULTER, 1998.
  • GOODMAN, D. e RUSSEL, C.A. The Rise of Scientific Europe 1500-1800 Hodder e Stoughton, Londres, 1991.
  • HAND, B.M. e TRESGUST, D.F. Application of a conceptual conflict teaching strategy to enhance student learning of acids and bases. Research in Science Education, n. 18, p. 53-63, 1998.
  • HAND, B. Student understanding of acids and bases: a two year study. Research in Science Education, n. 19, p. 133-44, 1989.
  • ROSS, B. e MUNBY, H. (1991), Concept mapping and misconceptions: a study of high-school students understandings of acids and bases. International Journal of Science Education, v. 13, n. 1, 11-23.
  • SCHMIDT, H-J. (1991) A label as a hidden persuader: chemists' neutralisation concept. International Journal of Science Education, v. 13, n. 4, p. 459-471.
  • ACHMIDT, J-J. (1995) applying the concept of conjugation to the Brönsted theory of acid-base reactions by senior high school students from Germany. International Journal of Science Education

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1998
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br