Acessibilidade / Reportar erro

Cursos seqüenciais e os novos profissionais na área de saúde: oportunidade ou ilusão?

Sequential courses and the new professionals in the health area: chance or illusion?

Resumos

As autoras são docentes e pesquisadoras pertencentes a duas universidades públicas e, por desenvolverem investigações na linha de pesquisa denominada Políticas e Práticas de Educação em Saúde e Enfermagem, apresentam o presente estudo com os objetivos de refletir sobre a oferta de novos cursos seqüenciais que estão surgindo na área da saúde e analisar a correlação entre essa modalidade de qualificação profissional e seus determinantes na área de saúde. O estudo da temática justifica-se devido à necessidade de reconhecimento da problemática emergente em função do surgimento de novos profissionais no mercado de trabalho em saúde e os aspectos legais que regulamentam o exercício das profissões.

Políticas educacionais; formação profissional; recursos humanos em saúde


The authors are pertaining professors and researchers the two Public University and for developing inquiries in the line of research called Practical Politics and of Education in Health and Nursing, present this study with the objectives to reflect on offer of new sequential courses that are appearing in the area of the health and to analyze the correlation enter this modality of professional qualification and its determinative ones in the health area. The study of the thematic one it is justified in function of the necessity of problematic recognition of emergent in function of the sprouting of new professionals in the market of work in health and legal aspects that regulate the exercise of the professions.

Educational policies; professional formation; health human resources


ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

Cursos seqüenciais e os novos profissionais na área de saúde: oportunidade ou ilusão?

Sequential courses and the new professionals in the health area: chance or illusion?

Aida Maris PeresI; Maria Helena Trench CiamponeII

IProfessora Assistente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Doutoranda em Enfermagem da Escola da Enfermagem da Universidade de São Paulo. E-mail: amaris@ufpr.br

IIProfessora livre-docente do Deno da Universidade de São Paulo. E-mail: mhciamp@usp.br

RESUMO

As autoras são docentes e pesquisadoras pertencentes a duas universidades públicas e, por desenvolverem investigações na linha de pesquisa denominada Políticas e Práticas de Educação em Saúde e Enfermagem, apresentam o presente estudo com os objetivos de refletir sobre a oferta de novos cursos seqüenciais que estão surgindo na área da saúde e analisar a correlação entre essa modalidade de qualificação profissional e seus determinantes na área de saúde. O estudo da temática justifica-se devido à necessidade de reconhecimento da problemática emergente em função do surgimento de novos profissionais no mercado de trabalho em saúde e os aspectos legais que regulamentam o exercício das profissões.

Palavras-chave: Políticas educacionais, formação profissional, recursos humanos em saúde.

ABSTRACT

The authors are pertaining professors and researchers the two Public University and for developing inquiries in the line of research called Practical Politics and of Education in Health and Nursing, present this study with the objectives to reflect on offer of new sequential courses that are appearing in the area of the health and to analyze the correlation enter this modality of professional qualification and its determinative ones in the health area. The study of the thematic one it is justified in function of the necessity of problematic recognition of emergent in function of the sprouting of new professionals in the market of work in health and legal aspects that regulate the exercise of the professions.

Key-words: Educational policies, professional formation, health human resources.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 16 de jun. 2004

Texto aprovado em 17 de ago. 2004

  • BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.
  • ______. Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 20 set. 1990, p.18.
  • ______. Lei n. 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na questão do Sistema Único de Saúde - SUS e sobre transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 31 dez. 1990, p. 25.
  • ______. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996, p. 27.
  • ______. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Superior. Disponível em: <http://www.mec.gov.br/sesu/cursos/sequen.shtm>. Acesso em: 09 mar. 2004.
    » link
  • ______. Conselho Nacional de Educação/Ministério da Educação. Resolução n. 3 de 07 de novembro de 2001. Estabelece as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Enfermagem. Diário Oficial da União, Brasília, 09 nov. 2001, p. 37.
  • ______. INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Disponível em: <http://www.educacaosuperior.inep.gov.br/funcional/lista_cursos.asp.> Acesso em: 08 mar. 2004.
    » link
  • CECCIN, R. B. Política de formação e desenvolvimento para o Sistema Único de Saúde: interfaces e desafios das políticas de educação e de saúde para a educação em enfermagem. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM NO BRASIL, 7., 18-21 set. 2003, Brasília.
  • DEMO, P. Educar pela pesquisa 3. ed. Campinas: Autores Associados, 1998.
  • GIRARDI, S. N.; SEIXAS P. H. Dilemas da regulamentação profissional na área da saúde: questões para um governo democrático e inclusionista. Revista Formação, Brasília, v. 2, n. 5, p. 29-43, 2002.
  • MOYSÉS, S. T. et al. Humanizando a educação em odontologia. Revista da Abeno, Brasília, v. 3, n. 1, p. 58-64, 2003.
  • PEDUZZI, M. O trabalho multiprofissional em saúde: questões teóricas e conceituais. In: ENCONTRO DOS PROGRAMAS DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL, 1., 1999, São Paulo: Fundap.
  • ROSAR, M. F. F.; KRAWCZYK, N. R. Diferenças da homogeneidade: elementos para o estudo da política educacional em alguns países da América Latina. Educação e Sociedade, v. 22, n. 75, p. 33-43, ago. 2001.
  • SAVIANI, D. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 2000.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2004

Histórico

  • Aceito
    17 Ago 2004
  • Recebido
    16 Jun 2004
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br