Acessibilidade / Reportar erro

A versão www da Revista da Associação Médica Brasileira (RAMB)

EDITORIAL

A versão www da Revista da Associação Médica Brasileira (RAMB)

Médicos, pesquisadores, clínicos e cirurgiões têm se dedicado — ao longo dos anos — a gerar novos conhecimentos fisiológicos e fisiopatológicos, desenvolver novos medicamentos, criar e aperfeiçoar instrumentos, e a aprimorar técnicas para aplicação na prática da medicina objetivando agregar benefícios aos pacientes. O ensino da medicina envolve organizar e difundir todo o conhecimento gerado pela pesquisa e pela experiência prática dos educadores. A quantidade de informação produzida é tão grande que seria impossível uma atualização adequada individualmente.

Nos últimos anos, os médicos em geral têm se acostumado a utilizar os computadores como ferramenta de ajuda no seu aprimoramento científico e no ensino. A internet é sem dúvida nenhuma o instrumento que mais longe e mais rápido movimenta a informação, de forma fácil e compartilhada, modificando definitivamente o conceito de inteligência de um estático "Saber informações", para um mais dinâmico "Pesquisar e relacionar informações". Este veículo permite filtrar a informação relevante para um aprendizado orientado por demanda - pesquisamos e aprendemos "o quê" e "quando" precisamos.

A Revista da Associação Médica Brasileira, através do seu corpo editorial, tem se empenhado na melhoria constante desta publicação, preocupando-se com a seleção de um conteúdo científico relevante, com o objetivo de divulgar a pesquisa original e também oferecer material didático de qualidade aos leitores, através de suas diversas seções. A Ramb tornou-se um importante meio de divulgação científica em Medicina na nossa comunidade, já reconhecida pelos pesquisadores e pelas instituições de fomento à pesquisa. Este reconhecimento reflete-se em um crescente número de artigos científicos de qualidade produzidos por pesquisadores e enviados para publicação.

O substancial aumento de artigos submetidos à avaliação pelo corpo editorial da Ramb desencadeou a necessidade de adaptar o modelo de fluxo clássico de análise dos manuscritos, para um modelo mais rápido e eficiente que conseguisse manter comunicação contínua entre os autores, editores e revisores.

Nesse sentido, o desenvolvimento de uma versão eletrônica da Ramb, utilizando a internet como veículo de comunicação, teve como objetivo disponibilizar aos colegas da área da saúde, aos pesquisadores, aos potenciais autores e ao corpo editorial uma ferramenta de melhoria da eficiência da revista, para continuar oferecendo aos médicos de nossa comunidade científica um excelente e dinâmico meio de divulgação e consulta.

A revista eletrônica, em breve, estará disponível aos colegas - como um complemento à revista impressa - para servir de interface entre nós; desde a simples consulta de artigos publicados, ao envio de manuscritos, além de todo o fluxo de análise até a publicação do artigo, quando aprovado, sempre com o acompanhamento contínuo dos autores e do corpo editorial.

Desta forma, estaremos contribuindo para organizar e divulgar o conhecimento médico de uma maneira rápida e dinâmica, como a que acreditamos ser a adequada para o pesquisador e o leitor de hoje.

Aos senhores assinantes e colaboradores, desejamos o proveito pleno desse importante e irreversível passo que a RAMB dá para a sua consolidação entre as maiores revistas científicas brasileiras.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Fev 2004
  • Data do Fascículo
    2003
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br