Acessibilidade / Reportar erro

Eficácia e segurança das injeções intra-articulares e periarticulares de corticosteroides no tratamento da artrite lúpica

Ao editor,

A artrite no lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma das manifestações mais comuns da doença.1Grossman JM. Lupus arthritis. Best Pract Res Clin Rheumatol. 2009;23:495-506. Na prática clínica diária, com frequência utilizam-se injeções intra-articulares e periarticulares de corticosteroides, pois proporcionam redução rápida dos sintomas em articulações com reação inflamatória detectada clinicamente.2Konai MS, Vilar Furtado RN, Dos Santos MF, Natour J. Monoarticular corticosteroid injection versus systemic administration in the treatment of rheumatoid arthritis patients: a randomized double-blind controlled study. Clin Exp Rheumatol. 2009;27:214-21.,3Furtado RN, Oliveira LM, Natour J. Polyarticular corticosteroid injection versus systemic administration in treatment of rheumatoid arthritis patients: a randomized controlled study. J Rheumatol. 2005;32:1691-8.

Embora não existam estudos comprovando a eficácia e a segurança dos corticosteroides intra-articulares e periarticulares, eles também podem ser úteis no manejo da artrite lúpica. O objetivo deste artigo é avaliar a eficácia e a segurança da injeção intra-articular e periarticular de corticosteroides no tratamento da artrite em pacientes com LES.

Realizou-se uma análise retrospectiva dos prontuários médicos de todos os pacientes com um diagnóstico de LES atendidos em nosso departamento, com registro de dados demográficos, dados clínicos e intervenções terapêuticas com seus resultados. Todos os pacientes incluídos cumpriam os critérios da ACR para LES.

Estudaram-se 94 pacientes, 91 mulheres (96,8%) e três homens (3,2%), com média de idade de 30 ± 12 anos no momento do diagnóstico e de 40 ± 12 anos no seguimento.

Sessenta e três pacientes (67%) tinham envolvimento articular. Destes, 49% (n = 31) receberam injeção intra-articular e/ou periarticular de corticosteroides.

Administraram-se 65 injeções intra-articulares e/ou periarticulares de corticosteroides a 31 pacientes.

Os tratamentos não eram realizados sob orientação ultrassonográfica antes de 2009; depois desse ano, passaram a ser realizados majoritariamente sob este tipo de orientação. Em média, foram realizados 2,1 procedimentos por paciente. Os tratamentos locais mais frequentes foram as injeções intra-articulares (n = 54) com hexacetonido de triancinolona (com a dose dependendo da articulação tratada). Os joelhos (n = 23), punhos (n = 15) e articulações interfalângicas proximais (n = 11) foram as articulações mais frequentemente tratadas. As injeções periarticulares de corticosteroides foram realizadas sempre com metilprednisolona, e a injeção foi administrada mais comumente na bainha dos tendões extensores do punho. Uma única injeção de tratamento foi suficiente para controlar os sintomas em 29 pacientes. Não foram observadas complicações.

O controle efetivo da artrite com o tratamento local dispensou a necessidade de corticosteroides orais na maior parte dos pacientes. Foi usado metotrexato em 13 de 63 pacientes (21%), para melhorar o controle da artrite.

Em nossa experiência, os tratamentos locais com corticosteroides são tão eficazes e seguros para o tratamento da artrite lúpica quanto da artrite reumatoide, e podem ser usados como terapia de primeira escolha.

O controle eficaz da artrite com este tratamento local também pode dispensar o uso de corticosteroides sistêmicos, e seus consequentes efeitos adversos.

Referências

  • 1
    Grossman JM. Lupus arthritis. Best Pract Res Clin Rheumatol. 2009;23:495-506.
  • 2
    Konai MS, Vilar Furtado RN, Dos Santos MF, Natour J. Monoarticular corticosteroid injection versus systemic administration in the treatment of rheumatoid arthritis patients: a randomized double-blind controlled study. Clin Exp Rheumatol. 2009;27:214-21.
  • 3
    Furtado RN, Oliveira LM, Natour J. Polyarticular corticosteroid injection versus systemic administration in treatment of rheumatoid arthritis patients: a randomized controlled study. J Rheumatol. 2005;32:1691-8.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Feb 2015
Sociedade Brasileira de Reumatologia Av Brigadeiro Luiz Antonio, 2466 - Cj 93., 01402-000 São Paulo - SP, Tel./Fax: 55 11 3289 7165 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: sbre@terra.com.br