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Editorial

Editorial

Caros leitores da Estudos de Psicologia (Natal),

Mais uma jornada científica se inicia e, juntamente com ela, perspectivas de mudanças nos acompanham. Iniciando nossas atividades neste 17º ano de existência, a Estudos de Psicologia (Natal) vem anunciar, talvez aquela que seja a mudança mais desafiadora para nosso corpo editorial: a mudança de periodicidade de nossa revista. Sensibilizados com o símbolo do trabalho de tantos pesquisadores que é a difusão de seus achados para a comunidade científica, crítica e ávida por novos conhecimentos, e com o número crescente de submissões de seus achados, a Estudos de Psicologia (Natal) lança a trimestralidade.

Tal decisão foi respaldada por vários fatores. Tivemos o privilégio de trabalhar com uma equipe extremamente dedicada às suas funções, nos mostrando que a construção de um grande periódico é um reflexo de cada ato de compromisso assumido pelos profissionais envolvidos nessa jornada. Uma jornada árdua, silenciosa e voluntária.

Merecem destaque e nossa gratidão: a Editoria Associada, uma vez que temos conseguido maior agilidade e excelência no processamento inicial dos manuscritos, na verificação do atendimento às normas e ao escopo da revista; o esmero apresentado por nossos pareceristas ad hoc na construção dos pareceres que temos recebido; o minucioso trabalho de nossa Comissão Editorial que tem se dedicado a dividir conosco a primeira fase da editoração dos manuscritos; o sempre disponível Conselho Científico que dá suporte às decisões mais delicadas; e não menos importante a dedicação de nossos funcionários para que todos esses profissionais pudessem interagir via Apoio Editorial, bem como na fase final de revisão e editoração dos manuscritos.

A continuidade e ampliação do trabalho na Estudos de Psicologia (Natal) também será possível graças ao suporte financeiro do CNPq, ao grande incentivo da atual gestão da UFRN, representada pela reitora Ângela Paiva, que traçou metas importantíssimas de apoio à política editorial, e em especial à nossa Pró-Reitora de Pós-graduação, professora Edna Maria da Silva, bem como ao apoio sempre presente da Coordenação do Programa de Pós-graduação em Psicologia, representada pela professora Isabel Fernandes, e da Direção do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, representada pelo professor Herculano Campos

Nesse sentido, induvidosamente, o sucesso da Estudos de Psicologia (Natal), tomando como critério a propriedade de busca pela excelência, tem sido atestado pelo número de artigos submetidos, que continua crescendo vertiginosamente. A título comparativo, em 2011 publicamos 45 artigos em fascículos quadrimestrais, aumentando o número para 57 em 2012, significando um aumento de 20% no número de artigos publicados no período. Além do volume de publicações, conseguimos a manutenção da avaliação A2, segundo o Qualis CAPES.

Nossas perspectivas estão pautadas na implementação de algumas mudanças e na manutenção de alguns procedimentos que já foram sinalizados na 17(3). Como poderá ser contemplado pelos leitores e atendendo a recomendações da CAPES, visando a internacionalização da produção de conhecimento científico, apresentamos a 18(1) como um número construído totalmente em inglês. Tal idealização foi estabelecida com a perspectiva de oferecermos, a cada número, uma maior quantidade de artigos em inglês e espanhol, além do português, para favorecer que as publicações tomem uma dimensão globalizante, com acesso mundial. Além disso, essa decisão envolve o atendimento do critério de inclusão da Estudos de Psicologia (Natal) em bancos de dados como o ISI e SCOPUS, possibilitando a consolidação da excelência já cumprida nos conteúdos publicados.

O caráter generalista da Revista permanecerá, com publicação inédita de trabalhos apenas da Psicologia, extinguindo a seção de dossiês temáticos, a partir do volume 18(2). A decisão do escopo generalista em Psicologia exclui do trâmite editorial artigos de áreas afins como, por exemplo, a publicação de artigos de Educação Física, Odontologia e Nutrição, entre outros. Também não daremos continuidade ao processo editorial de manuscritos em Psicanálise. Esta decisão está respaldada pela limitação do número de membros atuais do nosso Programa de Pós-Graduação em Psicologia que compõem nossa Editoria Associada e/ou Comissão Editorial em realizar, com adequação, qualidade e critério, as avaliações de tal temática. Lembramos que nosso periódico é parte da Pós-Graduação em Psicologia da UFRN, e este nos referenda na nossa preocupação em respeitar a área que utiliza o referencial psicanalítico.

Trabalharemos na publicação apenas de artigos e relatos de experiência profissional, cancelando as demais modalidades de submissão (notas técnicas e resenhas de livros). É importante ressaltar, que tal determinação é válida para novas submissões a contar da data de publicação deste fascículo, sendo assegurado o direito a tramitação e eventual publicação de manuscritos inseridos nas categorias propostas no cancelamento (mencionadas anteriormente), que já estejam cadastrados em nosso sistema.

Nesta Edição, como marco de progressão na qualidade do nosso periódico, trazemos ao conhecimento público dois dossiês temáticos publicados em inglês. O primeiro, com 14 artigos, foi organizado sob responsabilidade editorial da professora Ângela M. O. Almeida, da Universidade de Brasília (UnB), como fruto do material apresentado durante o "II International Symposium of Social Psychology". O segundo dossiê, "Cognição e Desenvolvimento Humano", com sete artigos, foi organizado sob responsabilidade editorial dos professores Katie Almondes e Nelson Torro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), respectivamente, após o I Encontro de Neurociências Cognitiva e Comportamental. Agradecemos imensamente aos editores dos dossiês que, com seus empenhos, produziram 21 artigos dentro das temáticas supracitadas.

Esperamos que sua leitura seja proveitosa!!!

Katie Almondes & Fívia Lopes

As Editoras

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Jul 2019
  • Data do Fascículo
    Mar 2013
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