Acessibilidade / Reportar erro

O saber da experiência docente na formação inicial de professores: o estágio na sala 14

TESES

O saber da experiência docente na formação inicial de professores - o estágio na sala 14

Luciana M. Lunardi Campos

Tese de Doutorado, 1998. Programa de Pós-Graduação em Educação Faculdade de Filosofia e Ciências. Unesp - Marília

A compreensão de que reformulações necessárias no processo de formação inicial de professores exigem atribuição de um papel mais significativo à experiência docente e aos saberes dela oriundos durante esse período gerou a investigação de um estágio supervisionado, conhecido como Sala 14, que priorizava essa experiência. Esse estágio foi realizado durante quinze anos no curso de Pedagogia - Habilitação em Educação Especial - área Deficientes Mentais, na Faculdade de Filosofia e Ciências/Unesp - Campus de Marília.

A análise dos dados obtidos a partir de observações, entrevistas, questionários e análise de documentos permitiu a identificação dos saberes elaborados pelas estagiárias - saber do ser, saber do seu ser e saber ser - e de condições do estágio que favoreceram essa elaboração - ação, reflexão e supervisão, revelando a possibilidade, e não apenas a necessidade, da formação inicial de professores reflexivos a partir da experiência docente refletida e assistida.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Jul 2009
  • Data do Fascículo
    Fev 1999
UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br