Acessibilidade / Reportar erro

Grupo de mulheres na comunidade: (re)construindo saberes em saúde

Group of women in the community: (re)building knowledge in health

Resumos

Objetiva-se descrever a experiência vivenciada com um grupo de mulheres de uma comunidade de Fortaleza (CE) na realização de atividades educativas em saúde, com o intuito de fortalecer o autocuidado e a promoção da saúde das mulheres, além de contribuir para o aumento da autonomia e cidadania. Os temas discutidos foram eleitos pelas participantes, referente às temáticas câncer de mama e infertilidade. O aprendizado foi elaborado mediante o diálogo e compartilhamento de experiências entre os sujeitos e os profissionais de saúde, subsidiado por jogos educativos. Espera-se contribuir para o desenvolvimento da prática educativa em saúde com a comunidade, demonstrando que isso é possível, valorizando a participação dos sujeitos, sua realidade e necessidades.

educação em saúde; promoção da saúde; saúde da mulher


The objective is to report the lived experience with women of a community of Fortaleza in educational activities in health, with the aim of strengthening self-care and health promotion of women, and contribute to the increased autonomy and citizenship. The topics discussed were elected by the participants, concerning breast cancer and infertility. The learning was developed through dialogue and sharing of experiences among individuals and health professionals, supported by educational games. It is expected to contribute to the development of educational practice in health in the community, demonstrating that it is possible, valuing the participation of the subjects, their reality and needs.

health education; health promotion; women's health


  • 1
    Campos RTO, Campos GWS. Co-construção de Autonomia: o sujeito em questão. In: Campos GWS, Minayo MCS, Akerman M, Drumond Junior M, Carvalho YM. (org.) Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec-Fiocruz; 2006. p. 669-87.
  • 2
    Cervera DPP, Parreira BDM, Goulart BF. Educação em saúde: percepção dos enfermeiros da atenção básica em Uberaba (MG). Ciênc Saúde Coletiva. 2011;16(1):1547-54.
  • 3
    Pedrosa JIS. Educação popular no ministério da saúde: identificando espaços e referências. In: Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de Educação Popular e Saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2007.
  • 4
    Ministério da Saúde. Saúde da Família: Uma Estratégia para a reorientação do modelo assistencial. Brasília: Ministério da Saúde; 1997.
  • 5
    Acioli SA. A prática educativa como expressão do cuidado em saúde pública. Rev Bras Enferm. 2008;61:117-21.
  • 6
    Roecker S, Marcon SS. Educação em saúde na estratégia saúde da família: o significado e a práxis dos enfermeiros. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2011;15(4):701-9.
  • 7
    Sousa LB, Torres CA, Pinheiro PNC, Pinheiro AKB. Práticas de educação em saúde no Brasil: a atuação da enfermagem. Rev Enferm UERJ. 2010;18:55-60.
  • 8
    Sousa LB, Aquino OS, Fernandes JFP, Vieira NFC, Barroso MGT. Educação, cultura e participação popular: Abordagem no contexto da educação em saúde. Rev Enferm UERJ. 2008;16(1):107-12.
  • 9
    Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política nacional de atenção integral à saúde da mulher: princípios e diretrizes. Brasília: Ministério da Saúde; 2004.
  • 10
    Wall ML. Tecnologias educativas: subsídios para a assistência de enfermagem em Grupos. Goiânia (GO): AB; 2001.
  • 11
    Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 196 de 10 de outubro de 1996. Pesquisa envolvendo seres humanos. Bioética. 1996;4:15-25.
  • 12
    Acker JIBV, Cartana MHF.Construção da participação comunitária para a prevenção de acidentes domésticos infantis. Rev Bras Enferm. 2009;62(1):64-70.
  • 13
    Trindade WR, Ferreira MA. Grupo feminino de cuidado: estratégia de pesquisa-cuidado à mulher. Rev Bras Enferm. 2009;62(3):374-80.
  • 14
    Santos RV, Penna CMM. A educação em saúde como estratégia para o cuidado à gestante, puérpera e ao recém-nascido. Texto & Contexto Enferm. 2009;18(4):652-60.
  • 15
    Alves GG, Aerts D. As práticas educativas em saúde e a Estratégia Saúde da Família. Ciênc Saúde Coletiva. 2011;16(1):319-25.
  • 16
    Hoga LAK, Reberte LM. Pesquisa-ação como estratégia para desenvolver grupo de gestantes: a percepção dos participantes. Rev Esc Enferm USP. 2007;41:559-66.
  • 17
    Leonello VM, Oliveira MAC. Construindo o diálogo entre saberes para ressignificar a ação educativa em saúde. Acta Paul Enferm. 2009;22(Especial - 70 Anos):916-20.
  • 18
    Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra; 1996; 148 p.
  • 19
    Oliveira NF, Munari DB, Bachion MM, Santos WS, Santos QR. Fatores terapêuticos em grupos de diabéticos. Rev Esc Enferm USP. 2009;43:558-65.
  • 20
    Alvin NAT, Ferreira MA. Perspectiva problematizadora da Educação Popular em Saúde e a Enfermagem. Texto & Contexto Enferm. 2007;16(2):315-9.
  • 21
    Macedo VCD, Monteiro ARM. Educação e saúde mental na família: experiência com grupos vivenciais. Texto & Contexto Enferm. 2006;15(2):222-30.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Jul 2015
  • Data do Fascículo
    Set 2013

Histórico

  • Recebido
    29 Set 2012
  • Aceito
    12 Ago 2013
Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br