Acessibilidade / Reportar erro

Editorial I

EDITORIAL I

Caros leitores,

Acreditamos que um periódico deve representar sua comunidade científica, acolher diferentes instituições e não estar vinculada a um único departamento ou instituição. Com o objetivo de alcançar uma posição de destaque dentre os periódicos da área de conhecimento da Fonoaudiologia, de tornar-se um veículo de referência, iniciamos 2009 com grandes mudanças e realizações.

Nos últimos 12 meses a revista CEFAC recebeu 32.189 visitas on line. Somente em fevereiro de 2009 recebemos em média 135 visitas diárias, mostrando um acesso cada vez maior. Cabe ressaltar que nossos acessos on line são direcionados ao site da Coleção SciELO. Nosso propósito ao disponibilizar o conteúdo da revista de forma gratuita é garantir maior acessibilidade e visualização do mesmo de diferentes pontos geográficos e instituições. O acesso aproxima e difunde o conhecimento científico.

O entusiasmo por reestruturações tem marcado nossa prática editorial. Reelaboramos nossa política e procuramos uma contribuição ativa e um maior envolvimento com nosso conselho editorial, diversificado e representativo na área. Os artigos submetidos são apreciados quanto ao mérito científico por meio do sistema de dupla avaliação anônima por pares. Com base nas apreciações o conselho editorial decide pela publicação quando ambos os pareceres dos revisores forem positivos, sendo que podem sofrer alterações ou reformulações pelos autores, estando condicionados a avaliação de nossos pareceristas. Caso ocorra um empate técnico entre um parecer positivo e outro negativo, caberá ao conselho designar um terceiro parecer e decidir pela publicação do artigo caso este seja positivo. O Conselho editorial decide pela não publicação de um artigo quando o mesmo obtiver dois pareceres negativos.

Além de mudanças editoriais realizamos reformas gráficas e mudamos a apresentação da revista. Todo esse cuidado tem ocorrido para que se possa publicar, com rigor científico, artigos que contemplem diferentes instituições, autores, regiões e campos de nossa área. Alterações na capa da revista também foram necessárias para obedecer a normas dos órgãos indexadores.

Ainda na busca constante de novas práticas editorias, e graças ao trabalho incansável de nossos pareceristas e autores, apresentaremos em 2009 três suplementos representativos de áreas de interesse específico. Esses suplementos contemplaram três áreas, Audiologia, Linguagem e Motricidade Orofacial.

Com orgulho, a equipe editorial anuncia que foi avaliada e contemplada com o apoio para editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. A conquista do fomento atesta uma editoração séria e comprometida com a Fonoaudiologia. Continuamos em processo de aprendizagem, acreditando que uma revista de qualidade se faz com a somatória de forças, das instituições científicas, dos pesquisadores, dos leitores e de seu conselho editorial.

Esperamos que apreciem a leitura dos artigos e também o editorial II redigido pela Dra Roberta Gonçalves da Silva. Esse editorial poderá nos auxiliar na reflexão dos novos caminhos, conhecimentos e condutas na área da disfagia.

Um excelente 2009!!

Grande abraço,

Ana Lúcia de Magalhães Leal Chiappetta

Esther Mandelbaum Gonçalves Bianchini

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Abr 2009
  • Data do Fascículo
    Mar 2009
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br