Acessibilidade / Reportar erro

Corpo, comunicação e educação

Resumos

O objetivo deste artigo é discutir as dificuldades de comunicação de conteúdos relacionados ao corpo humano, no contexto dos processos de ensino e de aprendizagem na escola fundamental e média. Através da exposição das necessidades dos alunos e das reticências dos professores, apresenta-se algumas teorias sociais como estratégia mediadora e viabilizadora do melhor desempenho da ação pedagógica e da contribuição escolar para a constituição do educando enquanto sujeito social.

Corpo humano; ensino de Biologia; processos de ensino e de aprendizagem


This article aims to discuss the difficulties in communicating contents related to humam body in the context of the teaching and learning process in the elementary and secondary schools. It was used the statement of students' needs and teachers' reticences. They were analysed through some social theories as mediating strategy to a best performance of pedagogical action and a contribution in constituting the learner as a social being.

Human body; biology teaching; teaching and learning processes


ARTIGOS

Corpo, comunicação e educação

Claudio Bertolli FilhoI; Raquel Lange ObregonII

IProfessor Assistente Doutor do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação e do programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Bauru. (e-mail: cbertolli@uol.com.br)

IIGraduanda do Curso de Comunicação Social (radialismo) da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Bauru

RESUMO

O objetivo deste artigo é discutir as dificuldades de comunicação de conteúdos relacionados ao corpo humano, no contexto dos processos de ensino e de aprendizagem na escola fundamental e média. Através da exposição das necessidades dos alunos e das reticências dos professores, apresenta-se algumas teorias sociais como estratégia mediadora e viabilizadora do melhor desempenho da ação pedagógica e da contribuição escolar para a constituição do educando enquanto sujeito social.

Unitermos: Corpo humano, ensino de Biologia, processos de ensino e de aprendizagem.

ABSTRACT

This article aims to discuss the difficulties in communicating contents related to humam body in the context of the teaching and learning process in the elementary and secondary schools. It was used the statement of students' needs and teachers' reticences. They were analysed through some social theories as mediating strategy to a best performance of pedagogical action and a contribution in constituting the learner as a social being.

Keywords: Human body; biology teaching; teaching and learning processes.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • BREIHL, J. , GRANDA, E. Saúde na Sociedade São Paulo, HUCITEC/EDUNESP, 1995.
  • CODO, W., SENNE , W.A. O que é a corpolatria São Paulo, Brasiliense, 1985.
  • CSORDAS, T. J. The body as representation and being-in-the-world. In: CSORDAS, T.J. (Ed.). Embodiment and Experience: the Existencial ground of culture and self. Cambridge, Cambridge University Press, 1996, pag. 1-24.
  • FOUCAULT, M. Microfísica do poder Rio de Janeiro, Graal, 1979.
  • GALLAGHER, C. La bio-economia de nuestro común amigo. In: FEHER, M. et al. (Ed.) Fragmentos para una historia del cuerpo humano. Madrid, Taurus, 1992. v. 3. 344-365.
  • GUISTAN, G. Didáctica e comunicação. Porto, ASA, 1994.
  • HERZLICH, C. Santé et maladie: analyse d'une représentation sociale. Paris, École des Hautes Études en Sciences Sociales, 1996.
  • JEAN, G. Cultura pessoal e acção pedagógica Porto, ASA, 1990.
  • LAIN-ENTRALGO, P. Antropologia medica Barcelona, Salvat, 1984.
  • LÉVI-STRAUSS, C. Antropologia estrutural Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1975.
  • MARX, K. Writings of the young Marx on philosophy and society New York, Free Press, 1967.
  • MAUSS, M. Sociologia e antropologia São Paulo, EPU/EDUSP , 1994. v. 2, pag. 209-217.
  • MERLEAUU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção São Paulo, Martins Fontes, 1996.
  • POSTIC, M. O imaginário na relação pedagógica Porto, ASA, 1992.
  • RODRIGUES, J. C. Tabu do corpo Rio de Janeiro,Achiamé, 1979.
  • _____. O corpo na história. Rio de Janeiro, Fiocruz, 1999.
  • RONY, F. T. The third eye: race, cinema and ethnographic spetacle. Durham, Duke University Press, 1996.
  • TURNER, B. S. The body & society New York, Basil Blackwell, 1984.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Fev 2012
  • Data do Fascículo
    2000
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br