Acessibilidade / Reportar erro

Problema, teoria e observação em ciência: para uma reorientação epistemológica da educação em ciência

Resumos

Trabalhos recentes de investigação sugerem que freqüentemente os professores de ciências constroem imagens de ciência marcadas por visões de índole empirista/indutivista. O presente artigo desenvolve-se em torno de contributos da epistemologia, numa perspectiva de transposição para o campo da Educação em Ciência, isto é, centra a nossa atenção na busca e apropriação crítica de elementos fundamentadores de uma teorização para a Educação em Ciência, por sua vez, também ela capaz de orientar práticas educacionais. É com naturais limitações, decorrentes ainda do actual estatuto epistemológico da Educação em Ciência que procuramos desenvolver um conjunto de idéias sobre aspectos tão importantes como o problema, a teoria e a observação em Ciência, capazes de contribuir para que os professores se sintam mais informados e, por via disso, sejam mais capazes de fundamentar as suas opções educacionais e didácticas em relação à ciência que ensinam.

epistemologia; educação em ciência; formação de professores


Science teachers play an important role in forming the image of science that is held by their pupils. However, recent research suggests that quite often science teacher´s conceptions of the nature of scientific knowledge are marked by empiricist/inductivist epistemologies. Thus, the present paper aims to help science teachers to have a better understanding the epistemology of science aspects which may be relevant for their teaching, in particular, the role of the problem, the theory and its articulation with observation. Arguments in line with proposals of the new philosophy of science are developed and implications for teacher education are considered.

epistemology; science education; teacher education


ARTIGOS

Problema, teoria e observação em ciência: para uma reorientação epistemológica da educação em ciência

João Felix PraiaI; António Francisco Carrelhas CachapuzII; Daniel Gil-PérezIII

IProfessor Associado, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal (e-mail: jfpraia@fc.up.pt)

IIProfessor Catedrático, Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, Universidade de Aveiro, Portugal (e-mail: cachapuz@dte.ua.pt)

IIIProfessor Catedrático, Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales, Universidade de Valência, Espanha (e-mail: daniel.gil@uv.es)

RESUMO

Trabalhos recentes de investigação sugerem que freqüentemente os professores de ciências constroem imagens de ciência marcadas por visões de índole empirista/indutivista. O presente artigo desenvolve-se em torno de contributos da epistemologia, numa perspectiva de transposição para o campo da Educação em Ciência, isto é, centra a nossa atenção na busca e apropriação crítica de elementos fundamentadores de uma teorização para a Educação em Ciência, por sua vez, também ela capaz de orientar práticas educacionais. É com naturais limitações, decorrentes ainda do actual estatuto epistemológico da Educação em Ciência que procuramos desenvolver um conjunto de idéias sobre aspectos tão importantes como o problema, a teoria e a observação em Ciência, capazes de contribuir para que os professores se sintam mais informados e, por via disso, sejam mais capazes de fundamentar as suas opções educacionais e didácticas em relação à ciência que ensinam.

Termos: epistemologia, educação em ciência, formação de professores.

ABSTRACT

Science teachers play an important role in forming the image of science that is held by their pupils. However, recent research suggests that quite often science teacher´s conceptions of the nature of scientific knowledge are marked by empiricist/inductivist epistemologies. Thus, the present paper aims to help science teachers to have a better understanding the epistemology of science aspects which may be relevant for their teaching, in particular, the role of the problem, the theory and its articulation with observation. Arguments in line with proposals of the new philosophy of science are developed and implications for teacher education are considered.

Keywords: epistemology, science education, teacher education.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências Bibliográficas

AIKENHEAD, G. S. Preparing undergraduate science teachers in S/T/S/: a course in the Epistemology and Sociology of Science. In R. JAMES (Ed.). Science, Technology and Society: resources for Science Educators. Columbs, Ohio: Association for the Education of Teachers in Science. 1986.

BACHELARD, G. La Philosophie du Non. Paris: Presses Universitaires de France. 1981.

BACHELARD, G. La Formation de L'esprit scientifique. Paris: Vrin. 1938.

BASTOS, F. História da Ciência e Pesquisa em Ensino de Ciências. In: NARDI R.,(Org.). Questões Atuais no Ensino de Ciências. S. Paulo: Escrituras Ed., 1998. p. 43 - 52.

BUNGE, M. Epistemología. Barcelona: Ariel. 1980.

BURBULES, N. C. & LINN, M. C. Science Education and Philosophy of Science: congruence or contradiction? International Journal of Science Education, 13 (3) : 227-241. 1991.

CACHAPUZ, A. F. Filosofia da Ciência e Ensino da Química: repensar o papel do trabalho experimental. In (Eds), Montero Mesa e Vaz Jeremias, Tórculo. Actas do Congreso Las Didácticas Específicas en la Formación del Profesorado, Tomo II, v. 1, p. 357 - 363. Santiago de Compostela. 1992.

CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE M. Reflexão em torno de perspectivas do ensino das ciências: contributos para uma nova orientação escolar - ensino por pesquisa. Revista de Educação, v. IX, nº 1: 69-79. 2000 a.

CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE M. Perspectivas de Ensino. In: Formação de Professores /Ciências, Nº1, A. CACHAPUZ (Org.). Centro de Estudos em Educação em Ciência. Porto. 2000b.

CAMPOS, C. e CACHAPUZ, A. Imagens de Ciência em manuais de química portugueses, Química Nova, 6: 23-29. 1997.

CARRILHO, M. M., A Filosofia das Ciências.(De Bacon a Feyerabend), 1ª ed. Editorial Presença. Lisboa. 1994. p. 11 - 52.

CHALMERS, A.F. La ciencia y como se elabora. Madrid: Siglo XXI. 1992.

CLEMINSON, A. Establishing an epistemological base for science teaching in the light of contemporary notions of the nature of Science and of how children learn Science. Journal of Research in Science Teaching, v. 27, nº 5, p. 429 - 445, 1990.

DUSCHL, R. A. Renovar la Enseñanza de las Ciencias. Importancia de las teorias y su desarrollo. Madrid: Narcea, S.A. de Ediciones. 1997.

FERNÁNDEZ, I. Análisis de las concepciones docentes sobre la actividad científica: Una propuesta de transformación. 2000. Tesis Doctoral. Departament de Didàctica de les Ciencies Experimentals. Universidad de Valencia.

GIERE R.N. Explaining Science. A cognitive approach. Chicago: The University of Chicago Press. 1988.

GIL PEREZ, D. Contribución de la Historia y de la Filosofia de las Ciencias al desarrollo de un modelo de enseñanza/aprendizaje como investigación. Enseñanza de las Ciencias, v. 11, nº 2, p. 197 - 212, 1993.

GIL-PEREZ, D. New trends in Science Education. International Journal of Science Education, v. 18, nº 8, p. 889 - 901, 1996.

GIL-PÉREZ, D., CARRASCOSA, J., DUMAS-CARRÉ, A., FURIÓ, C., GALLEGO, R., GENÉ, A., GONZÁLEZ, E., GUISASOLA, J., MARTÍNEZ-TORREGROSA, J., PESSOA A., SALINAS, J., TRICÁRICO, H. y VALDÉS, P.¿Puede hablarse de consenso constructivista en la educación científica? Enseñanza de las Ciencias, v. 17, nº 3, p. 503 - 512, 1999.

GIL PÉREZ, D., FERNÁNDEZ, I., CARRASCOSA, J., PRAIA; J. & CACHAPUZ, A.. Para uma Imagem não Deformada de Ciência. Ciência & Educação (no prelo).

GIORDAN, A. La Enseñanza de las Ciencias. 2. ed., Siglo Veitiuno Editores: Madrid. 1985.

GONÇALVES, R. Ciência. Pós-Ciência. Meta-Ciência. Tradição, Inovação e Renovação. Lisboa: Discórdia Editores. 1991. 165 p.

HODSON, D. The nature of scientific observation. School Science Review, v. 63, nº 223, p. 360 - 365, 1986.

HODSON, D. Filosofia de la Ciencia y educación científica. In: R. PORLÁN, J. E. GARCIA & P. CAÑAL (Compilads.). Constructivismo y Enseñanza de las Ciencias. Sevilla: Diada Editoras. 1988. p. 7 - 22.

HODSON, D. In search of a meaningful relationship: an exploration of some issues relating to integration in science and science education. International of Science Education 14 (5), 541-566. 1992.

IZQUIERDO, M. Relación entre la Historia y la Filosofia de la Ciencia y la Enseñanza de las Ciencias. Alambique. Didactica de las Ciencias Expeimentales (Naturaleza e Historia das Ciencias), Barcelona: Graó Educación de Serveis Pedagògics. v. 8, p. 7 - 21, 1996.

IZQUIERDO, M. Fundamentos Epistemológicos. In: Didáctica de las Ciencias Experimentales, F. J. Perales Palacios e P. Canãl de León (Dir.). Editorial Marfil: Alcoy. 2000. p. 35 - 64.

JACOB, F. O jogo dos possíveis. Ensaio sobre a diversidade do mundo vivo. Lisboa: Gradiva. 1982. 276 p.

KUHN, TH. S. La estructura de las revoluciones científicas. México: Fondo de cultura económica. 1971.

LABURÚ, C., ARRUDA, S. e NARDI, R. Os programas de pesquisa de Lakatos: uma leitura para o entendimento da construção do conhecimento em sala de aula em situações de contradição e controvérsia. Ciência & Educação, v. 5, nº 2, p. 23 - 38, 1998.

LAKATOS, I. La metodología de los programas de investigación científica. Madrid: Alianza Editorial. 1989.

LAUDAN, L. Science and values: the aims of science and their role in the scientific debate. Berkeley: University of California Press. 1984.

MATTHEWS, M. R. History, Philosophy and Science Teaching. What can be done in an undergraduate course ? Studies in Philosophy and Education, v. 10, nº 1, p. 93 - 97, 1990.

MATTHEWS, M. R. Science Teaching. The role of History and Philosophy of Science. London: Routledge. 1994. 287 p.

MEICHTRY, Y. The Nature of Science and Scientific Knowledge: implications for a pre- service elementary methods course. Science & Education, v. 8, p. 273 - 286, 2000.

MELLADO, V. Preservice teachers' classroom practice and their conceptions of the nature of science. Science Education, v. 6, p. 331 - 354, 1997.

OLIVEIRA, V. Natureza da Ciência e formação inicial dos professores de Física e Química. Revista de Educação, v. 3, nº 1, p. 67 - 76, 1993.

PAIXÃO, M. F. e CACHAPUZ, A. Mass Conservative in Chemical Reactions: the development of innovative teaching strategy based on the History and Philosophy of Science. Chemistry Education: Research and Practice in Europe, v. 1, nº 2, p. 201 - 215, 2000.

PAIXÃO, M. F. e CACHAPUZ, A. Formación epistemológica y cambio de imágenes de ciencia impartidas en el aula. Revista de Educación en Ciencias / Journal of Science Education, v. 2, nº 1, p. 33 - 38, 2001.

POPPER, K. R. Conhecimento objectivo. Uma abordagem evolucionária. São Paulo: Editora Itatiaia. 1975. 394 p.

POPPER, K. R. Conjecturas y Refutaciones : el desarrollo del conocimiento científico. Barcelona: Paidos. 1983. 513 p.

POPPER, K. R. Autobiografia intelectual. 2ª ed. São Paulo: Editora Cultrix. 1986. 251 p.

POZO, J. I. Aprendizaje de la ciencia y pensamiento causal. Madrid: Visor. 1987.

PRAIA, J. e CACHAPUZ, A. Para uma reflexão em torno das concepções epistemológicas dos professores de Ciências dos ensinos Básico (3º ciclo) e Secundário. Revista Portuguesa de Educação, Braga: Universidade do Minho. v. 7, v. (1/2), p. 37 - 47, 1994 a.

PRAIA, J. e CACHAPUZ, A. Un análisis de las concepciones acerca de la naturaleza del conocimiento científico de los Profesores Portugueses de la Enseñanza Secundária. Enseñanza de las Ciencias, v. 12, nº 3, p. 350 - 354, 1994 b.

SANTOS, M. E. & PRAIA, J. Percurso de mudança na Didáctica das Ciências. Sua fundamentação epistemológica. In A. CACHAPUZ (Coord.). Ensino das Ciências e Formação de Professores. nº 1, 7-34. 1992.

SUMMERS, M. K. Philosophy of Science in the Science Teacher Education curriculum. European Journal of Science Education, v. 4, nº 1, p. 19 - 27, 1982.

TAMIR, P. Teaching the Nature of Science. Iowa City: Science Education Center, University of Iowa. 1978.

TOULMIN, S. La comprensión humana. I: el uso colectivo y la evolución de los conceptos Madrid: Alianza. 1977.

Artigo recebido em 14 de março de 2002 e selecionado para publicação em 17 de maio de 2002.

  • AIKENHEAD, G. S. Preparing undergraduate science teachers in S/T/S/: a course in the Epistemology and Sociology of Science. In R. JAMES (Ed.). Science, Technology and Society: resources for Science Educators. Columbs, Ohio: Association for the Education of Teachers in Science. 1986.
  • BACHELARD, G. La Philosophie du Non Paris: Presses Universitaires de France. 1981.
  • BACHELARD, G. La Formation de L'esprit scientifique. Paris: Vrin. 1938.
  • BASTOS, F. História da Ciência e Pesquisa em Ensino de Ciências. In: NARDI R.,(Org.). Questões Atuais no Ensino de Ciências. S. Paulo: Escrituras Ed., 1998. p. 43 - 52.
  • BUNGE, M. Epistemología Barcelona: Ariel. 1980.
  • BURBULES, N. C. & LINN, M. C. Science Education and Philosophy of Science: congruence or contradiction? International Journal of Science Education, 13 (3) : 227-241. 1991.
  • CACHAPUZ, A. F. Filosofia da Ciência e Ensino da Química: repensar o papel do trabalho experimental. In (Eds), Montero Mesa e Vaz Jeremias, Tórculo. Actas do Congreso Las Didácticas Específicas en la Formación del Profesorado, Tomo II, v. 1, p. 357 - 363. Santiago de Compostela. 1992.
  • CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE M. Reflexão em torno de perspectivas do ensino das ciências: contributos para uma nova orientação escolar - ensino por pesquisa. Revista de Educação, v. IX, nº 1: 69-79. 2000 a.
  • CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE M. Perspectivas de Ensino. In: Formação de Professores /Ciências, Nº1, A. CACHAPUZ (Org.). Centro de Estudos em Educação em Ciência. Porto. 2000b.
  • CAMPOS, C. e CACHAPUZ, A. Imagens de Ciência em manuais de química portugueses, Química Nova, 6: 23-29. 1997.
  • CARRILHO, M. M., A Filosofia das Ciências.(De Bacon a Feyerabend), 1ª ed. Editorial Presença. Lisboa. 1994. p. 11 - 52.
  • CHALMERS, A.F. La ciencia y como se elabora Madrid: Siglo XXI. 1992.
  • CLEMINSON, A. Establishing an epistemological base for science teaching in the light of contemporary notions of the nature of Science and of how children learn Science. Journal of Research in Science Teaching, v. 27, nº 5, p. 429 - 445, 1990.
  • DUSCHL, R. A. Renovar la Enseñanza de las Ciencias. Importancia de las teorias y su desarrollo Madrid: Narcea, S.A. de Ediciones. 1997.
  • FERNÁNDEZ, I. Análisis de las concepciones docentes sobre la actividad científica: Una propuesta de transformación. 2000. Tesis Doctoral. Departament de Didàctica de les Ciencies Experimentals. Universidad de Valencia.
  • GIERE R.N. Explaining Science. A cognitive approach. Chicago: The University of Chicago Press. 1988.
  • GIL PEREZ, D. Contribución de la Historia y de la Filosofia de las Ciencias al desarrollo de un modelo de enseñanza/aprendizaje como investigación. Enseñanza de las Ciencias, v. 11, nº 2, p. 197 - 212, 1993.
  • GIL-PEREZ, D. New trends in Science Education. International Journal of Science Education, v. 18, nº 8, p. 889 - 901, 1996.
  • GIL-PÉREZ, D., CARRASCOSA, J., DUMAS-CARRÉ, A., FURIÓ, C., GALLEGO, R., GENÉ, A., GONZÁLEZ, E., GUISASOLA, J., MARTÍNEZ-TORREGROSA, J., PESSOA A., SALINAS, J., TRICÁRICO, H. y VALDÉS, P.¿Puede hablarse de consenso constructivista en la educación científica? Enseñanza de las Ciencias, v. 17, nº 3, p. 503 - 512, 1999.
  • GIL PÉREZ, D., FERNÁNDEZ, I., CARRASCOSA, J., PRAIA; J. & CACHAPUZ, A.. Para uma Imagem não Deformada de Ciência. Ciência & Educação (no prelo).
  • GIORDAN, A. La Enseñanza de las Ciencias 2. ed., Siglo Veitiuno Editores: Madrid. 1985.
  • GONÇALVES, R. Ciência. Pós-Ciência. Meta-Ciência. Tradição, Inovação e Renovação Lisboa: Discórdia Editores. 1991. 165 p.
  • HODSON, D. The nature of scientific observation. School Science Review, v. 63, nº 223, p. 360 - 365, 1986.
  • HODSON, D. Filosofia de la Ciencia y educación científica. In: R. PORLÁN, J. E. GARCIA & P. CAÑAL (Compilads.). Constructivismo y Enseñanza de las Ciencias Sevilla: Diada Editoras. 1988. p. 7 - 22.
  • HODSON, D. In search of a meaningful relationship: an exploration of some issues relating to integration in science and science education. International of Science Education 14 (5), 541-566. 1992.
  • IZQUIERDO, M. Relación entre la Historia y la Filosofia de la Ciencia y la Enseñanza de las Ciencias. Alambique. Didactica de las Ciencias Expeimentales (Naturaleza e Historia das Ciencias), Barcelona: Graó Educación de Serveis Pedagògics. v. 8, p. 7 - 21, 1996.
  • IZQUIERDO, M. Fundamentos Epistemológicos. In: Didáctica de las Ciencias Experimentales, F. J. Perales Palacios e P. Canãl de León (Dir.). Editorial Marfil: Alcoy. 2000. p. 35 - 64.
  • JACOB, F. O jogo dos possíveis Ensaio sobre a diversidade do mundo vivo. Lisboa: Gradiva. 1982. 276 p.
  • KUHN, TH. S. La estructura de las revoluciones científicas México: Fondo de cultura económica. 1971.
  • LABURÚ, C., ARRUDA, S. e NARDI, R. Os programas de pesquisa de Lakatos: uma leitura para o entendimento da construção do conhecimento em sala de aula em situações de contradição e controvérsia. Ciência & Educação, v. 5, nº 2, p. 23 - 38, 1998.
  • LAKATOS, I. La metodología de los programas de investigación científica Madrid: Alianza Editorial. 1989.
  • LAUDAN, L. Science and values: the aims of science and their role in the scientific debate. Berkeley: University of California Press. 1984.
  • MATTHEWS, M. R. History, Philosophy and Science Teaching. What can be done in an undergraduate course ? Studies in Philosophy and Education, v. 10, nº 1, p. 93 - 97, 1990.
  • MATTHEWS, M. R. Science Teaching The role of History and Philosophy of Science. London: Routledge. 1994. 287 p.
  • MEICHTRY, Y. The Nature of Science and Scientific Knowledge: implications for a pre- service elementary methods course. Science & Education, v. 8, p. 273 - 286, 2000.
  • MELLADO, V. Preservice teachers' classroom practice and their conceptions of the nature of science. Science Education, v. 6, p. 331 - 354, 1997.
  • OLIVEIRA, V. Natureza da Ciência e formação inicial dos professores de Física e Química. Revista de Educação, v. 3, nº 1, p. 67 - 76, 1993.
  • PAIXÃO, M. F. e CACHAPUZ, A. Mass Conservative in Chemical Reactions: the development of innovative teaching strategy based on the History and Philosophy of Science. Chemistry Education: Research and Practice in Europe, v. 1, nº 2, p. 201 - 215, 2000.
  • PAIXÃO, M. F. e CACHAPUZ, A. Formación epistemológica y cambio de imágenes de ciencia impartidas en el aula. Revista de Educación en Ciencias / Journal of Science Education, v. 2, nº 1, p. 33 - 38, 2001.
  • POPPER, K. R. Conhecimento objectivo Uma abordagem evolucionária. São Paulo: Editora Itatiaia. 1975. 394 p.
  • POPPER, K. R. Conjecturas y Refutaciones : el desarrollo del conocimiento científico. Barcelona: Paidos. 1983. 513 p.
  • POPPER, K. R. Autobiografia intelectual 2ª ed. São Paulo: Editora Cultrix. 1986. 251 p.
  • POZO, J. I. Aprendizaje de la ciencia y pensamiento causal Madrid: Visor. 1987.
  • PRAIA, J. e CACHAPUZ, A. Para uma reflexão em torno das concepções epistemológicas dos professores de Ciências dos ensinos Básico (3º ciclo) e Secundário. Revista Portuguesa de Educação, Braga: Universidade do Minho. v. 7, v. (1/2), p. 37 - 47, 1994 a.
  • PRAIA, J. e CACHAPUZ, A. Un análisis de las concepciones acerca de la naturaleza del conocimiento científico de los Profesores Portugueses de la Enseñanza Secundária. Enseñanza de las Ciencias, v. 12, nº 3, p. 350 - 354, 1994 b.
  • SANTOS, M. E. & PRAIA, J. Percurso de mudança na Didáctica das Ciências. Sua fundamentação epistemológica. In A. CACHAPUZ (Coord.). Ensino das Ciências e Formação de Professores nº 1, 7-34. 1992.
  • SUMMERS, M. K. Philosophy of Science in the Science Teacher Education curriculum. European Journal of Science Education, v. 4, nº 1, p. 19 - 27, 1982.
  • TAMIR, P. Teaching the Nature of Science Iowa City: Science Education Center, University of Iowa. 1978.
  • TOULMIN, S. La comprensión humana. I: el uso colectivo y la evolución de los conceptos Madrid: Alianza. 1977.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Jan 2012
  • Data do Fascículo
    2002

Histórico

  • Aceito
    17 Maio 2002
  • Recebido
    14 Mar 2002
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br