Acessibilidade / Reportar erro

Os discursos produtores da identidade docente

The teacher's identity discourses production

Resumos

Este texto pretende enfatizar alguns aspectos da vida docente problematizando-os através dos Estudos Culturais e com algumas análises de inspiração foucaultiana. Pretende-se evidenciar os diferentes discursos que formam a identidade docente, bem como a dificuldade enfrentada pelos novos/as professores/ as em sua chegada à escola. Considera-se a escola como possuindo uma cultura específica de produção de saberes e de formação dos docentes que participam de sua estrutura institucional. Os/as professores/as são constituídos/as pelo título e colados/as a ele, onde há uma carga de significados que são deste mundo moderno e que não “podem” ser pensados diferentemente. É claro que esta produção não é exclusiva da cultura escolar, ela se faz intra e extramuros da escola. Essas são as discussões que perpassam todo o texto, enfatizando-se a necessidade de pensar como está sendo narrado, subjetivado e identificado este ser professor/a e quão importante é conhecer estas narrativas. Conhecer é um ato de governo.

discurso; saberes docentes; identidade docente


This paper intends to emphatize some aspects of teaching life, dealing with troubles based on Cultural Studies and with analysis from Foucault's inspiration. We aim to point out the different speeches that form the teacher's identity, even though the hardness faced by the new teachers in their arrival at the schools. We consider the school possessing a specific culture regarding to the production of knowledge and in the formation of the teachers that participate in its institutional structure. The teachers are constituted by a title and are bind to it. There is a charge of meanings that are proper of this modern world and that cannot be thought in a different way. It becomes clear that this production is not exclusively from a school's culture, it is done in and outside from the walls of the school. These are the discussions focused through the entire text, pointing out the necessity of thinking how this teacher it is being narrated, subjectived and identified and how it is important to know such narratives. Knowing is an act of governing.

discourse; teacher's knowledge; teacher's identify


ARTIGOS

Os discursos produtores da identidade docente

The teacher's identity discourses production

Rochele de Quadros LoguercioI; José Claudio Del PinoII

IDoutoranda em Ensino de Bioquímica, Grupo de Estudos em Educação em Ciências, Instituto de Ciências Básicas da Saúde e Área de Educação Química, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

IIProfessor Assistente Doutor, Coordenador da Área de Educação em Química, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil e-mail: aeq@ig.ufrgs.br

RESUMO

Este texto pretende enfatizar alguns aspectos da vida docente problematizando-os através dos Estudos Culturais e com algumas análises de inspiração foucaultiana. Pretende-se evidenciar os diferentes discursos que formam a identidade docente, bem como a dificuldade enfrentada pelos novos/as professores/ as em sua chegada à escola. Considera-se a escola como possuindo uma cultura específica de produção de saberes e de formação dos docentes que participam de sua estrutura institucional. Os/as professores/as são constituídos/as pelo título e colados/as a ele, onde há uma carga de significados que são deste mundo moderno e que não “podem” ser pensados diferentemente. É claro que esta produção não é exclusiva da cultura escolar, ela se faz intra e extramuros da escola. Essas são as discussões que perpassam todo o texto, enfatizando-se a necessidade de pensar como está sendo narrado, subjetivado e identificado este ser professor/a e quão importante é conhecer estas narrativas. Conhecer é um ato de governo.

Unitermos: discurso, saberes docentes, identidade docente.

ABSTRACT

This paper intends to emphatize some aspects of teaching life, dealing with troubles based on Cultural Studies and with analysis from Foucault's inspiration. We aim to point out the different speeches that form the teacher's identity, even though the hardness faced by the new teachers in their arrival at the schools. We consider the school possessing a specific culture regarding to the production of knowledge and in the formation of the teachers that participate in its institutional structure. The teachers are constituted by a title and are bind to it. There is a charge of meanings that are proper of this modern world and that cannot be thought in a different way. It becomes clear that this production is not exclusively from a school's culture, it is done in and outside from the walls of the school. These are the discussions focused through the entire text, pointing out the necessity of thinking how this teacher it is being narrated, subjectived and identified and how it is important to know such narratives. Knowing is an act of governing.

Keywords: discourse, teacher's knowledge, teacher's identify.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em maio de 2001 e selecionado para publicação em junho de 2003.

  • BRANDÃO, Helena. Introdução à analise do discurso Campinas: Unicamp, 1993.
  • COSTA, Marisa. Novos olhares na pesquisa em educação. In:_______(Org.). Caminhos Investigativos Porto Alegre: Mediação, 1996. p. 7-18
  • _______ O magistério e a política de representação e identidade Mimeo. 1999.
  • DALTON, Mary. O currículo de Hollywood: Quem é o "bom" professor, quem é a "boa" professora? Educação e Realidade, v.21, n. 1, p. 97-122, Jan/Jul, 1996.
  • FISCHER, Rosa. Discurso como prática. In: Adolescência em Discurso: mídia e produção da subjetividade. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, UFRGS, 1996. p. 101-129.
  • FORQUIN, Jean-Claude. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria da Educação, n. 5, 1992.
  • FOUCAULT, Michel. Arqueologia do Saber Rio de Janeiro: Forense, 1998.
  • _______. A Ordem do Discurso São Paulo: Loyola, 1996.
  • HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as resoluções culturais do nosso tempo. Educação e Realidade, v. 22, n. 2, p. 15-46, jul/dez, 1997.
  • HOLLANDA, Heloísa. A academia entre o local e o global Disponível em: <www.ufrj.br/pacc/global.html>. Acesso em: 27/04/2001.
  • POZO, Juan. Aprendices e Maestros Madri: Alianza Editorial, 1996.
  • KINCHELOE, Joe. A formação do professor como compromisso político: mapeando o pósmoderno. Porto Alegre; Artes médicas, 1997.
  • LARROSA, Jorge. Literatura, experiência e formação (entrevista a Alfredo Veiga-Neto) In: Costa, Marisa. (Org.) Caminhos Investigativos Porto Alegre: Mediação, 1996. p. 133-162.
  • LOGUERCIO, Rochele. Os saberes dos professores In:_______. Conhecimentos Implícitos e Interesses dos Alunos na Construção de um Currículo para a 8Ş Série da Escola Básica. Porto Alegre: Curso de Pós-Graduação em Ciências Bioló gicas: Bioquímica, Instituto de Bioquímica da UFRGS. ps. 34-38
  • MORAES, Roque. Uma Investigação das Licenciaturas em Química: examinando a formação de professores na perspectiva de egressos e formandos relatório final. Porto Alegre: Faculdade de Educação - PUCRS, 1994.
  • SAID, Edward. Cultura e Imperialismo São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 11-32.
  • TARDIF, Maurice. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação, n. 4, 1991.
  • VEIGA-NETO, Alfredo. Michel Foucault e Educação: há algo de novo sob o sol? In:______. (Org.) Critica Pós-Estruturalista e Educação. Porto Alegre: Sulina, 1995. p. 9-53.
  • WORTMANN, Maria Lúcia. Olhando para a educação em ciências a partir dos Estudos Culturais Mimeo. 1999. p. 1-20.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    30 Set 2010
  • Data do Fascículo
    2003

Histórico

  • Aceito
    Jun 2003
  • Recebido
    Maio 2001
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br