Resumos
O presente artigo discute uma dissertação de mestrado que utilizou uma perspectiva educacional voltada à formação de cidadãos e defendida na proposta de Edgar Morin e no relatório da UNESCO sobre educação para o século XXI. Para isso, aborda a importância de uma nova prática escolar, preocupada em manter o estudante como centro das atividades em sala de aula. Particularmente no ensino de Ciências, a perspectiva escolhida foi o CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), cujos objetivos contêm convergências importantes também com os Parâmetros Curriculares Nacionais e a ACE (Aprendizagem Centrada em Eventos), que assim como os demais referenciais teóricos, sugere a discussão contextualizada do conhecimento científico. Finalmente, são apresentados alguns resultados referentes a um módulo didático desenvolvido, aplicado e avaliado, abrangendo a Física Moderna e voltado à sala de aula do Ensino Fundamental no contexto histórico do Projeto Manhattan (1941-1945). Entre os conteúdos de ciência contemplados estão a fissão nuclear, a radiação, a pesquisa e o uso de armas químicas e biológicas e a energia a partir de uma situação problema propiciada pela técnica psicoterápica RPG - Roleplaying Game ou Jogo de Papéis.
módulo didático; Física Moderna e CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade)
The present article discusses research that uses the perspective of the construction of citizenship and the education of the citizen. This standpoint is supported by Edgar Morin and by UNESCO's report on education in the 21st century. To accomplish this task, the importance of a new practice in school in which the student is the centre of the classroom activities is discussed. In the present study the chosen perspective is STS (Science, Technology and Society), which has some significant points in common with Brazilian National Curriculum Standards and ECL (Event Centered Learning). Along with other theories this embraces the contextual discussion of scientific knowledge as a main strategy. In conclusion, a Physics teaching unit for the Fundamental School (8th grade) classroom has been developed, applied and evaluated. It deals with the historical background of the Manhattan Project (1941 - 1945) and includes the topics of nuclear fission, radiation, energy, chemical and biological weapons research and utilization. The approach to these issues is through the use of a problem-situation as suggested by the RPG (Role-Playing Game) therapeutic technique.
didactical unit; Modern Physics and STS (Science, Technology and Society)
ARTIGOS
Uma experiência com o Projeto Manhattan no ensino fundamental
An experience with the Manhattan Project in the Elementary School
Rafaela SamagaiaI; Luiz O. Q. PeduzziII
IMestre em Educação pela Unversidade Federal de Santa Catarina (e-mail: rafaela@eciencia.usp.br)
IIProfessor doutor do Depto. de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (e-mail: peduzzi@fsc.ufsc.br)
RESUMO
O presente artigo discute uma dissertação de mestrado que utilizou uma perspectiva educacional voltada à formação de cidadãos e defendida na proposta de Edgar Morin e no relatório da UNESCO sobre educação para o século XXI. Para isso, aborda a importância de uma nova prática escolar, preocupada em manter o estudante como centro das atividades em sala de aula. Particularmente no ensino de Ciências, a perspectiva escolhida foi o CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), cujos objetivos contêm convergências importantes também com os Parâmetros Curriculares Nacionais e a ACE (Aprendizagem Centrada em Eventos), que assim como os demais referenciais teóricos, sugere a discussão contextualizada do conhecimento científico. Finalmente, são apresentados alguns resultados referentes a um módulo didático desenvolvido, aplicado e avaliado, abrangendo a Física Moderna e voltado à sala de aula do Ensino Fundamental no contexto histórico do Projeto Manhattan (1941-1945). Entre os conteúdos de ciência contemplados estão a fissão nuclear, a radiação, a pesquisa e o uso de armas químicas e biológicas e a energia a partir de uma situação problema propiciada pela técnica psicoterápica RPG Roleplaying Game ou Jogo de Papéis.
Unitermos: módulo didático, Física Moderna e CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade).
ABSTRACT
The present article discusses research that uses the perspective of the construction of citizenship and the education of the citizen. This standpoint is supported by Edgar Morin and by UNESCO's report on education in the 21st century. To accomplish this task, the importance of a new practice in school in which the student is the centre of the classroom activities is discussed. In the present study the chosen perspective is STS (Science, Technology and Society), which has some significant points in common with Brazilian National Curriculum Standards and ECL (Event Centered Learning). Along with other theories this embraces the contextual discussion of scientific knowledge as a main strategy. In conclusion, a Physics teaching unit for the Fundamental School (8th grade) classroom has been developed, applied and evaluated. It deals with the historical background of the Manhattan Project (1941 1945) and includes the topics of nuclear fission, radiation, energy, chemical and biological weapons research and utilization. The approach to these issues is through the use of a problem-situation as suggested by the RPG (Role-Playing Game) therapeutic technique.
Keywords: didactical unit, Modern Physics and STS (Science, Technology and Society).
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Agradecimento
Os autores agradecem à Gisele Iandra Pessíni Cinater pela revisão textual deste artigo.
Artigo recebido em novembro de 2003 e selecionado para publicação em maio de 2004.
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
31 Ago 2009 -
Data do Fascículo
2004
Histórico
-
Aceito
Maio 2004 -
Recebido
Nov 2003