Acessibilidade / Reportar erro

Mudança e crescimento

EDITORIAL

Mudança e crescimento

O que os últimos anos trouxeram de novo para as Ciências Farmacêuticas? Poderíamos enumerar fatos novos e importantes. Mas, no momento, após quatro anos do relançamento da antiga Revista de Farmácia e Bioquímica da Universidade de São Paulo como Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas/Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, queremos comprovar junto à comunidade científica, o nosso papel como veículo das divulgações científicas, que, sem dúvida, construíram o prodigioso panorama da área de Ciências Farmacêuticas.

Em 1990, quando iniciávamos as primeiras discussões sobre mudança da política editorial, sobre a reformulação gráfica e a atualização das normas de publicação, entre outros pontos, contávamos com a publicação, naquele ano, de 14 artigos. Ao longo de mais de uma década, ações empreendedoras foram efetivadas; a Revista passou a aceitar artigos em língua estrangeira, a contar com um Corpo Editorial constituído de especialistas nacionais e estrangeiros de projeção internacional, com a responsabilidade de um Editor Científico, recebeu novo formato gráfico e foi amplamente divulgada nos meios científicos.

Em 2002, já contando com a mudança de periodicidade para trimestral, publicamos 45 artigos, sendo 33 trabalhos originais e 12 artigos de revisão, o que representou crescimento de mais de 200% em relação ao início da década de 1990.

São estes dados tão animadores que ora apresentamos nos quadros que seguem e que expressam a evolução da Revista a partir da última década e de seu relançamento como Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas/Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences.

Neste momento, devemos salientar a dedicação dos membros que constituíram as diversas Comissões de Publicação de nossa Revista e que acreditaram na empreitada. E lembrar do saudoso Prof. Andrejus Korolkovas, primeiro Editor Científico, que com sua formação em jornalismo, sua rigidez e sua eficiência, muito nos ensinou sobre como editar. Cabem lembrar, aqui, sua defesa pelas publicações científicas nacionais, do vernáculo, e a sua crença na sobrevivência da Revista, como veículo de divulgação de estudos locais e daqueles com possível inserção internacional.

A trajetória da RBCF foi marcada nos últimos sete anos pela dedicação de sua Editora Científica, Profa. Elizabeth Igne Ferreira, que com seu entusiasmo e otimismo faz com que realizemos nosso trabalho com muita satisfação; da atual Comissão de Publicação, que, em conjunto, não se furta a propor novas ações para o aprimoramento da Revista, e dos autores dos artigos publicados.

Especial destaque deve ser dado aos Diretores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo que, nunca falharam no apoio à RBCF, acreditando e contribuindo com o trabalho desenvolvido.

Enfim, esta década trouxe ganhos. Sentimo-nos felizes em estar compartilhando-os com a comunidade científica. Embora seja possível relatar dezenas de ações que poderiam ter sido mais eficazes, temos consciência de que nossas falhas do passado serão como ensinamentos para os próximos anos. Assim, continuaremos trabalhando para o aprimoramento da RBCF e sua futura inserção nos órgãos internacionais de indexação da informação científica.

Leila Rangel de Carvalho Aranha

Secretaria Executiva - RBCF

Serviço de Publicações e Circulação

Divisão de Biblioteca e Documentação do

Conjunto das Químicas - USP

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    30 Mar 2009
  • Data do Fascículo
    Mar 2003
Divisão de Biblioteca e Documentação do Conjunto das Químicas da Universidade de São Paulo Av. Prof. Lineu Prestes, 950 , Caixa Postal 66083 , 05315-970 - São Paulo - SP - Brasil , Tel.: (011) 3091.3804 , Fax: (011) 3097.8627 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjps@usp.br