Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Editorial

Em seu volume 1, publicado em setembro de 2000, tendo como editor responsável o Professor Marcelo Marinho, Interações - Revista Internacional de Desenvolvimento Local surgia como a relevante necessidade não só de resgatar e divulgar informações sistematizadas como também experiências construtivas sobre o Desenvolvimento Local.

De acordo com o editor responsável, apresentava de forma clara e precisa os objetivos principais da revista: subsidiar formas de comportamento social para a geração de desenvolvimento endógeno, respeitando a diversidade cultural e a gestão autônoma de recursos e técnicas caracterizadoras de territórios.

Ao longo dos seus 14 anos, a revista teve também como editores o Professor Aparecido Francisco dos Reis, que a conduziu como coeditor em 2003 e editor responsável no período de 2004 a 2006, passando então a responsabilidade para a Professora Maria Augusta de Castilho, que a conduziu até a sua última publicação em janeiro de 2014.

O sucesso dessa revista só foi possível graça ao espírito de participação, responsabilidade, dedicação de todos os envolvidos. A missão da revista é de divulgar as experiências vivenciadas pelos respectivos autores nas diferentes áreas, promovendo o desenvolvimento de competências para operacionalizar e gerenciar soluções criativas e sustentáveis voltadas para o atendimento de aspirações comuns: sociais, econômicas, geográficas, culturais, políticas e ecológicas.

Nesta edição de 2014, a Revista Interações abre um espaço para discussões sobre estratégias de desenvolvimento regional e local com o artigo A rede da CEFNOB e o território: breves

considerações sobre o desenvolvimento urbano no município de Campo Grande, MS de autoria de Gleicy Denise Vasques Moreira Santos. Nesse artigo, a autora apresenta uma reflexão sobre o papel e o significado da Companhia Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (CEFNOB) em sua extensão do território paulista ao território sul-mato-grossense, enquanto processo de indução ao desenvolvimento da região Centro-Oeste.

As pesquisas de Rosane Aparecida Ferreira Bacha e Cristiano Marcelo Espínola Carvalho objetivam verificar as estratégias de marketing rural, vislumbrando as quatro dimensões da sustentabilidade: ambiental, econômica, social e política no artigo Estratégias de Marketing Rural Assentamento Conquista, MS.

Segundo a perspectiva de Antonia Colbari no artigo Cultura da inovação e racionalidade econômica no universo do pequeno empreendimento, a análise da implantação do projeto Agentes Locais de Inovação, no estado do Espírito Santo, descortina dimensões relevantes relativas às práticas e aos desafios do aprendizado da inovação na sociedade contemporânea e aos resultados de uma intervenção qualificada no âmbito dos pequenos empreendimentos.

As autoras Ana Valéria Lacerda Freitas e Maria de Fátima Barbosa Coelho resgatam os conhecimentos tradicionais a respeito do uso, manejo e conservação de plantas medicinais no artigo Os "remédios do mato" por especialistas locais da comunidade São João da Várzea, Mossoró, RN, Brasil. Ao analisarem a migração no artigo Migração para áreas rurais do estado de Goiás: uma análise baseada nos dados do Censo Demográfico de 2010, Priscila Casari,

Lilian Lopes Ribeiro e João Pedro Tavares Damasceno apontam que as pesquisas sobre as características dos migrantes e sua inserção no mercado de trabalho são importantes para a elaboração de políticas voltadas ao desenvolvimento regional.

A pesquisa de Elizabete Maria da Silva e Marney Pascoli Cereda, que tem por título

Segurança alimentar, saúde, educação e lazer como fatores de base para desenvolvimento rural de um assentamento do Mato Grosso, analisa a comunidade localizada no assentamento Padre Josimo Tavares do município de São José do Povo, MT, pela ótica do Desenvolvimento Sustentável tendo por fatores básicos o processo de desenvolvimento, a segurança alimentar, saúde, educação e lazer. Por outro viés, os autores Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos e Mário Vasconcellos Sobrinho apontam que dois conceitos-chave devem ser levados em consideração no processo de implementação de programas de desenvolvimento em nível local: conhecimento e cultura, no artigo Knowledge and culture: two significant issues for local level development programme analysis.

Ao abordar a questão específica da inserção internacional, Mariana Calvento, autora de La Inserción internacional de los actores subnacionales: análisis de un proceso contemporâneo, analisa as discussões contemporâneas sobre o desenvolvimento da política internacional subnacional da América Latina e, em seguida, pesquisa sobre as principais estratégias desenvolvidas pelos governos locais na Argentina.

O objetivo do artigo Centralização e descentralização: a continuidade da litoralização do crédito em Santa Catarina de Alcides Goularti Filho e Mariane Crepaldi Zuchinali é de analisar como o Banco de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (BADESC) participou da política de descentralização administrativa catarinense a partir de uma análise comparativa entre o período 1995-2002, anterior à política de descentralização, e após a implementação da política de descentralização 2003-2010. No artigo Economia Solidária e Design Social: iniciativas sustentáveis com resíduos vegetais para produção artesanal, Nadja Maria Mourão e Rita de Castro Engler evidenciam as comunidades de "Bonfunópolis de Minas" e "Chapada Gaúcha" - Minas Gerais, Brasil

- no desenvolvimento do extrativismo de frutos do Cerrado, através de associações e cooperativas em produção artesanal como alternativa empreendedora local.

Luciano Mendese Neusa Rolita Cavedon, em O mercado de camelôs e as contribuições ao desenvolvimento local de uma cidade, evidenciam as implicações do mercado de camelôs no desenvolvimento local da cidade de Três Lagoas, MS, tanto na oferta de produtos como também na possibilidade de integração de um número de indivíduos ao mercado de trabalho. A pesquisa Etnoecologia e etnobotânica em ambientes de Cerrado no Estado de Mato Grosso de Flora Ferreira Camargo, Thaianny Rodrigues de Souza e Reginaldo Brito da Costa ressalta a utilização da etnoecologia, etnobotânica e o etnoconhecimento em comunidades locais do Estado de Mato Grosso, com foco no saber popular sobre plantas do bioma cerrado. O artigo As estratégias de divulgação científica e transferência de tecnologia utilizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de autoria de Nádia Solange Schmidt Bassi e Christian Luiz da Silva, descreve e analisa os processos de comunicação científica e transferência de tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, e de sua unidade de pesquisa denominada Embrapa Suínos e Aves, com a proposição, ao final, da criação de novos modelos de comunicação e de transferência de tecnologia, considerando a diversidade de seu público-alvo e a natureza de suas atividades.

No artigo Integrando ecologia, economia e geotecnologia em tomadas de decisão, Andrea Santos Garcia, Luiz Carlos Acorci Filho e Sergio Desimone Garcia caracterizam uma área de preservação permanente, baseando-se nos princípios da sustentabilidade.

Na seção Teoria e prática, Gabriel Medina e Evandro Novaes trazem a percepção dos agricultores familiares brasileiros sobre suas condições de vida a partir de entrevistas realizadas em 10.362 domicílios rurais em todas as regiões do país, no artigo intitulado Percepção dos agricultores familiares brasileiros sobre suas condições de vida, os quais, de forma positiva, mostram as condições de produção dentro da propriedade (incluindo área utilizada e mão de obra existente) e, de forma negativa, os resultados alcançados da porteira para fora (acesso a políticas públicas,

inserção em mercados e relações sociais). Com a temática Competitividade do sistema produtivo do turismo em Bonito, MS, os autores Dyego de Oliveira Arruda, Gustavo Magalhães de Oliveira e Milton Augusto Pasquotto Mariani classificam os recursos disponíveis dentro do sistema turístico da cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul, Brasil, bem como verificam qual o nível de competitividade gerado por eles.

Por fim, a revista traz os Resumos de Dissertações apresentadas em 2011, no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local - Mestrado Acadêmico da Universidade Católica Dom Bosco.

Ao assumirmos como editores da revista Interações, pretendemos dar continuidade ao trabalho de nossa antecessora Professora Maria Augusta de Castilho, assim como contar com a colaboração precisa e eficiente da comissão técnica da revista, dos avaliadores externos do Conselho Editorial, avaliadores ad hoc, autores, funcionários da biblioteca, gestores da IES.

Arlinda Cantero Dors

Editora

Pedro Pereira Borges

Coeditor

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2014
Universidade Católica Dom Bosco Av. Tamandaré, 6000 - Jd. Seminário, 79117-900 Campo Grande- MS - Brasil, Tel./Fax: (55 67) 3312-3373/3377 - Campo Grande - MS - Brazil
E-mail: suzantoniazzo@ucdb.br