Acessibilidade / Reportar erro

Jornal Vascular Brasileira: dez anos

EDITORIAL

Jornal Vascular Brasileira - dez anos

Marcio Meirelles

Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) - São Paulo (SP), Brasil

No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho.

Carlos Drummond de Andrade

Como logo descobrimos, no nosso caminho tínhamos várias pedras, de muitos tamanhos e formas. Umas mais difíceis de ultrapassar; outras mais "delicadas". Havia pedras políticas, econômicas e científicas; enfim, pedras para todos os gostos (e alguns desgostos).

Assim foi o começo do Jornal Vascular Brasileiro. Mas, felizmente, havia algumas pedras que jogavam a nosso favor. O "inventor", criador e primeiro editor do nosso Jornal, por exemplo, era uma "pedra" - dura, firme e preciosa: Telmo Pedro Bonamigo. Assim, seguindo humildemente o exemplo de uma conhecida história milenar de sucesso, o Jornal da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) também tratou de se erguer sobre... uma pedra (ou Pedro).

Não foi fácil a decisão de fundar uma revista de inteira responsabilidade da nossa Sociedade. Diziam que daria prejuízo, que não haveria patrocinadores, que não se manteria a regularidade etc.

Duas decisões foram, logo, firmadas. O Jornal não poderia depender de anunciantes; a SBACV se responsabilizaria pelo financiamento da revista, garantindo-lhe a periodicidade, na certeza de que ela logo se imporia pela qualidade e que o interesse das empresas prontamente as levaria a colaborar. A outra era que, no nome e na apresentação, ficaria bem claro que se tratava de uma revista brasileira; destinava-se, entretanto, a ultrapassar fronteiras "do Brasil para o Mundo", como pretensiosamente gostávamos de dizer. O JVB não nasceu, portanto, para ser apenas "mais uma revista", pequena, limitada. Era parte do projeto lutar por sua plena indexação.

Outras pedras apareceram no meio do caminho. A decisão de órgão federal desfavorecendo a publicação acadêmica em revistas nacionais, ou a impossibilidade, por afazeres profissionais, do primeiro editor dar sequência ao trabalho brilhante que realizava.

Em ambas as situações fizeram-se manifesta a pujança e a versatilidade de nosso corpo social. Assumiu a função de editor-chefe Winston Bonetti Yoshida, que, com persistência, habilidade e invejável dedicação prosseguiu na caminhada sem quebra da continuidade.

O Jornal está para completar dez anos. A indexação no MEDLINE e no Information Sciences Institute (ISI) - o próximo objetivo - depende de um moderado aumento na produção de artigos originais. Estamos bem próximos dessa meta e é certo que, com um esforço adicional, logo chegaremos lá.

Temos, portanto, mais uma pedra no meio do caminho. E também esta haveremos de superar.

Parabéns SBACV, parabéns Jornal Vascular Brasileiro. Sigamos em frente, todos juntos, rumo à plena indexação.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    17 Jul 2012
  • Data do Fascículo
    Jun 2012
Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) Rua Estela, 515, bloco E, conj. 21, Vila Mariana, CEP04011-002 - São Paulo, SP, Tel.: (11) 5084.3482 / 5084.2853 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: secretaria@sbacv.org.br