Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL

Circunstâncias burocráticas, internas e externas, ainda exigem a minha participação no editorial deste número temático dedicado à análise de políticas públicas. Editorial fácil de ser escrito uma vez que a apresentação a seguir ilustrará melhor o conteúdo deste Cadernos EBAPE.BR. Criado em 2003, faz parte de sua linha editorial, especificamente a partir de 2005, a produção de números temáticos. O número ora em pauta foi dedicado a políticas públicas - tema central aos ditames de um Estado que procura intervir nos destinos de um país. Apesar da onda neoliberal que tem banhado os diferentes continentes da Pacha Mama, o Estado brasileiro, desde o início do presente século até recentemente, buscou, por meio de políticas públicas, intervir no seu processo de desenvolvimento. No entanto, e ainda coerente com a linha editorial assumida pelo Cadernos EBAPE.BR, a implementação de políticas públicas não pode ficar ao sabor dos seus proponentes, isto é, dos governos de turno, é necessário analisá-las, usar argumentos críticos que deem ciência de suas propostas e contradições. Desse modo, o Cadernos EBAPE.BR convidou o Prof. Francisco Fonseca, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getulio Vargas (FGV), para colaborar na edição deste número especial.

Não foi por acaso que convidamos o Prof. Francisco para a empreitada de coeditar esta edição. O Prof. Francisco, possivelmente, é um dos poucos intelectuais no país que, com base em sua formação, consegue aliar pensamento crítico às práticas gerenciais da administração pública brasileira. Destacamos o seu desempenho em análises de políticas públicas, com divulgação em periódicos nacionais. Dessa forma, acreditamos que o Cadernos EBAPE.BR, com este número, contribuirá mais uma vez para manter a linha editorial que procura apontar as contradições do mundo hodierno, notadamente aquelas vinculados às práticas e ao pensamento organizacional no gerenciamento destas mesmas práticas. Portanto o Cadernos EBAPE.BR não poderia se furtar a promover a discussão crítica do planejamento e execução de políticas públicas. Acredito que, por meio dos artigos aprovados - cuja apresentação será delineada a seguir pelo Prof. Francisco Fonseca -, os leitores terão uma boa oportunidade de refletir sobre a contemporaneidade conceitual e operacional das políticas públicas no país.

Boa leitura!

Fernando G. Tenório

Editor-Chefe

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jul 2016
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br