Acessibilidade / Reportar erro

Marcos históricos do talk show no Brasil: uma análise dos programas Globo Gente e Jô Soares Onze e Meia

Historical milestones of the talk show in Brazil: an analysis of the Globo Gente and Jô Soares Onze e Meia programs

Resumos

O artigo discute a formação do gênero talk show no Brasil, com base nas configurações históricas dos programas Globo Gente (Globo, 1973) e Jô Soares Onze e Meia (SBT, 1988 a 2000), ambos apresentados por Jô Soares. A questão que norteia este artigo é: quais as diferenças contextuais que possibilitaram o fracasso do Globo Gente e o sucesso do Onze e Meia de modo a fomentar e popularizar o gênero talk show no Brasil? A partir da noção de gênero como categoria cultural desenvolvida por Jason Mittell, procura-se na crítica televisiva e acadêmica os discursos sobre o talk show no Brasil e as condições que levaram a seu fortalecimento na grade de programação.

Talk show; gênero televisivo; história cultural


This article discusses the formation of the talk show genre in Brazil, based on the historical configurations of the Globo Gente (Globo, 1973) and Jô Soares Onze e Meia (SBT, 1988 to 2000) talk shows, both hosted by Jô Soares. The question that guides this article is: What are the contextual differences that led the Globo Gente program to flop and the Onze e Meia program to succeed, thus promoting and popularizing the talk show genre in Brazil? Based on the notion of genre as a cultural category developed by Jason Mittell (2001), television and academic criticism is analyzed to pinpoint the discourse about the talk show in Brazil and the conditions that strengthened it as an important component of television scheduling.

Talk show; television genres; cultural history


  • CAPELLARI, Marcos Alexandre. O discurso Underground In: O discurso da contracultura no Brasil: o Undergound segundo Luiz Carlos Maciel (c. 1970). Tese (doutorado em história) – Programa de Pós-graduação em História, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007, p. 81-154.
  • FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
  • FREIRE FILHO, João. 'Notas históricas sobre o conceito de qualidade na crítica televisual brasileira'. Galáxia, 2004, número 7, p. 85-110.
  • ______; CASTELLANO, Mayka; FRAGA, Isabela. "Essa tal de sociedade não existe...": o privado, o popular e o perito no talk show Casos de Família In: GOMES, Itania. Televisão e realidade, 2010, p. 241- 266.
  • GOMES, Itania. Gênero televisivo como categoria cultural: um lugar no centro do mapa das mediações de Jesus Martín-Barbero. Revista Famecos, Porto Alegre, vol. 18, n. 1, pp. 111-130, jan/abril, 2011.
  • ______. O embaralhamento de fronteiras entre informação e entretenimento e a consideração do jornalismo como processo cultural e histórico. In: DUARTE, Elizabeth Bastos; CASTRO, Maria Lília Dias (Org.). Em torno das Mídias: práticas e ambiências. Porto Alegre: Sulina, 2008, p. 95-112.
  • LIVINGSTONE, Sonia M.; LUNT, Peter. Talk on Television: audience participation and public debate. London and New York: Routledge, 1994.
  • LUNT, Peter; STEANNER, Paul. The Jerry Springer Show as an emotional public sphere. In: Media Culture & Society, Sage Publications, London, Thousand Oaks and New Delhi, vol. 27, número 1, p. 59-81.
  • MARTÍN-BARBERO, Jesús. Ofício de cartógrafo Travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
  • ______. Pistas para entre-ver meios e mediações. In: MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações Comunicação, cultura e hegemonia. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006, p. 11-21.
  • MARTÍNEZ, Esperanza Rama. Accomplishing closings in talk shows interviews: a comparison with news interviews. In: Discourse Studies, SAGE publications, London, Thousand Oaks, CA and New Delhi, 2003, vol. 5, p. 283-302.
  • MATEU, Manuel. La entrevista en televisión. In: BALSEBRE, Armand; MATEU, Manuel; VIDAL, David. La entrevista em radio, televisión y prensa Madrid: Ediciones Cátedra, 1998, p. 149-244.
  • MITTEL, Jason. A general approach to television genre theory. Cinema Journal, Texas, vol. 40, n. 3, primavera 2001.
  • ______. Audiences talk genres – talk shows and the intersections of taste and identity. In: Genre and Television From Cop Shows to Cartoons in American Culture. London: Routledge, 2004, p. 94-120.
  • ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira São Paulo: Brasiliense, 2006.
  • PAIVA, Cláudio Cardoso. O riso e o siso: a televisão como canal de informação e entretenimento. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/~boccmirror/pag/paiva-claudio-riso-siso-programa-jo.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2007.
  • REZENDE, Guilherme Jorge de. Telejornalismo no Brasil Um perfil editorial São Paulo: Summus Editorial, 2000.
  • ROSÁRIO, Nízia Martins. Do talk show ao televisivo: mais espetáculo, menos informação. In: Em Questão, Porto Alegre, vol. 14, n. 2, p. 149-162, jul/dez, 2008.
  • SILVA, Juliana Teixeira; ALMEIDA, Roberto Edson. Hora da verdade: representações, personagens, sujeitos. In: FRANÇA, Vera (Org.). Narrativas televisivas: programas populares na TV. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p. 68-85.
  • TIMBERG, Bernard M. Television Talk: a history of the TV talk show. Texas: University of Texas, 2004.
  • TOLSON, Andrew. Television Talk Shows Discourse, performance, Spectacle. London: Lawrence Erlbaum Associates, Publishes, 2001.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Fev 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2013

Histórico

  • Recebido
    Jul 0000
  • Aceito
    Nov 2012
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com