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A contribuição da semiótica estrutural para o design de um hipermercado

The contribution of structural semiotics to the design of a hypermarket

Resumos

Durante a fase de planejamento da construção de um novo modelo de hipermercado, um estudo semiótico foi conduzido a partir do discurso dos consumidores consultados nas suas imediações, a fim de obter informações úteis à realização de um arranjo espacial estratégico de suas seções. Este artigo demonstra como a identificação de diferentes tipos de valores, atribuídos pelos consumidores a esse ponto comercial, foi usada para ajudar a estabelecer zonas e definir a sua arquitetura interior. O estudo semiótico empregou a abordagem da teoria da significação desenvolvida por Greimas junto ao Grupo de Pesquisas Semio-Linguísticas.

hipermercado; semiótica discursiva; design; consumo; Greimas


During the planning phase for the construction of a new hypermarket, a semiotic survey was conducted based on the discourse of consumers in the surroundings of the hypermarket, in order to obtain useful information for the strategic spatial arrangement of its sections. This article shows how the identification of different types of values attributed by consumers to this commercial site served to help establish its zones and define its internal architecture. The semiotic study employed the signification theory approach developed by A. J. Greimas with the Semiolinguistic Research Group.

hypermarket; discourse semiotics; design; consumption; Greimas


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    29 Jul 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2014
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