Acessibilidade / Reportar erro

DESVINCULAÇÃO ENTRE AVALIAÇÃO E ATRIBUIÇÃO DE NOTA: ANÁLISE DE UM CASO NO ENSINO DE FÍSICA PARA FUTUROS PROFESSORES

DESVINCULAÇÃO BETWEEN ASSESSMENT AND GRADING: AN ANALYSIS OF A CASE IN PHYSICS EDUCATION FOR FUTURE TEACHERS

Resumo:

Este trabalho relata uma proposta de avaliação adotada com futuros professores em uma disciplina de física na qual a avaliação não tem relação com a nota (classificação). Esta proposta está integrada a uma perspectiva didática mais ampla na qual pretende-se que os alunos assumam um papel ativo na disciplina. Parte-se do princípio de que na formação inicial de professores a busca da autonomia e da responsabilidade pela própria aprendizagem está condicionada a vivencia de um ambiente que favoreça o desenvolvimento da auto-avaliação para o qual considera-se que o processo de atribuição de nota é um obstáculo. Vinculado a um processo investigativo mais amplo de formação, apresenta-se os fundamentos e as estratégias da postura de não julgar o conhecimento dos alunos e as características do processo avaliativo não sancionador, processual e formativo. Ao final, são apresentadas algumas manifestações desses futuros professores sobre a experiência vivida e uma escala de evolução das práticas avaliativas que orienta o processo formativo.

Palavras-chave:
formação de professores; avaliação; processo formativo.

Abstract:

This work describes a proposal for evaluation adopted with future teachers in one discipline of physics in which the assessment does not have a relationship with the grade (classification). This proposal is integrated to a broader didactic perspective that aims that pupils assume an active role in the discipline. We have as principle the notion that in pre-service teacher education the search for autonomy and responsibility for their own learning is conditioned to experiencing an environment that favors the development of self-assessment, for which grading is considered an obstacle. Tied to a broader process of education, we present the basis and the strategies for taking position and not judging pupils' knowledge, as well as the characteristics of the assessment that doesn't sanction but focus on process and is formative. We conclude presenting some these future teachers' ideas on the lived experience and a scale of the evolution of the practical assessment that guides the formative process.

Keywords:
teacher training; assessment; formative process.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ASSIS, A.K.T. (1998). Mecânica Relacional Campinas(SP): Editora da UNICAMP.
  • CUBERO, R. (1989). Como trabajar con las ideas de los alumnos Sevilha: Díada.
  • GARCÍA, J.E. (1998). Una teoria alternativa de los contenidos escolares Sevilha: Díada.
  • GARCÍA, J.E. e PORLÁN, R. (2000) Teoria e prática na ação docente: uma teoria do conhecimento profissional. In: HARRES, J.B.S. (org.). Ensino de ciências: teoria e prática docente Cadernos Pedagógicos, n° 3. Lajeado: UNIVATES Editora. p.7-42.
  • HARRES, J.B.S. (1999). Concepções de professores sobre a natureza da ciência Porto Alegre: PUCRS. Tese de doutorado não publicada.
  • HARRES, J.B.S. (2001). Evolução do conhecimento prévio como estratégia para o desenvolvimento profissional: o caso das concepções sobre força e movimento de futuros professores para o ensino médio (14 a 17anos) Alicante: 2a Reunión No-virtual de la Red IRES.
  • HARRES, J.B.S. (2002a). Avaliação não classificatória e auto-avaliação: uma estratégia para desenvolvimento profissional de futuros professores La Laguna (Espanha): Atas del XX Encuentros sobre Didacticas de las Ciencias Experimentales, p. 707-715.
  • HARRES, J.B.S. (2002b). Desenvolvimento histórico da dinâmica: referente para a evolução das concepções dos estudantes sobre força e movimento I Encuentro Iberoamericano sobre Investigación Básica en Enseñanza de las Ciencias. Burgos: Universidade de Burgos.
  • HARRES, J.B.S. (2003). A física da força impressa: queres que eu responda o que eu sei ou o que me ensinaram na escola? XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, Curitiba.
  • HARRES, J.B.S. e PIZZATO, M.C. (2003) Laboratórios de ensino: investigando problemas práticos profissionais Trabalho apresentado na VI Escola de Verão de Práticas de Ensino de Biologia, Física e Química, Niterói.
  • MARTÍN DEL POZO, R. e PORLÁN, R. (2000). Materiales curriculares para hacer evolucionar las concepciones de los futuros maestros sobre la ensenanza de los contenidos escolares de ciencias Madrid: XIX Encuentros de las Didácticas de las Ciencias Experimentales, Actas ...397-401.
  • MORAES, A.M. e MORAES, I.J. (2000). A avaliação conceituai de força e movimento. Revista Brasileira de Ensino de Física 22(2), 1-15.
  • NEVES, M.C.D. e SAVI, A.A. (1999). A sobrevivência do alternativo: uma pequena digressão sobre mudanças conceituais que não ocorrem no ensino de física Campinas: Atas do II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.
  • NOVOA, A. (2001). O professor se forma na escola. Revista Nova Escola maio.
  • PEDUZZI, L. (1996). Física aristotélica: por que não considerá-la no ensino? Caderno Catarinense de Ensino de Física 13(1), 48-63.
  • PEDUZZI, L. e ZYLBERSTAJN, A. (1997). La física de la fuerza impresa y sus implicaciones para le ensenanza de la mecánica. Enseñanza de las Ciencias 15(3), 351-359.
  • PETROSINO, J. (2000). Cuanto duran los aprendizajes adquiridos? El dudoso ideal del conocimiento impecable Buenos Aires: Novedades Educativas.
  • PORLÁN, R. e HARRES, J.B.S. (1999) La epistemología evolucionista de Stephen Toulmin y la ensenanza de las ciencias. Investigación en la Escuela 39 17-26.
  • PORLÁN, R. e RIVERO, A. (1998). El conocimiento de los profesores. El caso del área de ciencias Sevilha: Díada.
  • SOLANO, I.; JIMÉNEZ-GÓMEZ, E.; MARÍN, N. (2000). Análisis de la metodologia utilizada en la búsqueda de "lo que el alumno sabe" sobre fuerza. Enseñanza de las Ciencias 18(2), 171-188.
  • THORTON, R.K. e SOKOLOFF, D.R. (1998). Assessing student learning of Newton' s laws: the force and motion conceptual evaluation and the evaluation of active learning laboratory and lecture curricula. American Journal of Physics 66(4).
  • VILLANI, A. e POLIDO FERREIRA, M. (1997). As dificuldades de uma professora inovadora. Caderno Catarinense de Ensino de Física 14(2),115-145.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2003

Histórico

  • Recebido
    18 Dez 2003
  • Aceito
    31 Maio 2004
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br