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AVALIAÇÃO DO PERFIL DE POTENCIALIDADES E NECESSIDADES DE CRIANÇAS EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS

EVALUATION OF THE PROFILE OF POTENTIALITES NECESSITIES CHILDRENS IN RESOLUTION OF MATHEMATICAL PROBLEMS

Resumo:

Este estudo teve como objetivo realizar uma avaliação do perfil de potencialidades e necessidades de crianças em idade escolar sobre resolução de problemas matemáticos, com o propósito posterior de direcionar um programa de intervenção que aprimore as condições de aprendizagem dessas crianças. O estudo foi realizado em uma escola particular do município de Bauru (São Paulo). Foram aplicados dois protocolos para medir as capacidades de 38 crianças com 10 anos de idade cursando a 4a série do ensino fundamental. O primeiro protocolo avaliou a resolução de problemas de matemática pelos estudantes e as dificuldades encontradas nesta tarefa. O segundo protocolo analisou as capacidades lingüísticas das crianças (leitura e compreensão de textos lingüísticos). Em seguida foi realizada uma análise deste material que possibilitou a identificação dos elementos presentes e ausentes necessários à prática de resolução de problemas, bem como uma correlação entre a compreensão de textos e a compreensão de enunciados matemáticos. Os resultados indicaram que compreender bem textos de natureza lingüística não significa compreender bem textos matemáticos. Percebeu-se também que o repertório para a resolução de problemas simples destes estudantes era bom, mas há necessidade de os professores utilizarem problemas diversificados e mais complexos em sala de aula.

Palavras-chave:
educação; educação matemática; resolução de problemas matemáticos; avaliação.

Abstract:

This study it had as objective to carry through an evaluation of the profile of potentialities and necessities of children in pertaining to school age on resolution of mathematical problems, with the posterior intention to direct an intervention program that improves the conditions of learning of these children. The study it was carried through in a particular school of the city of Bauru (São Paulo). Series of basic education had been applied two protocols to measure the capacities of 35 children with 10 years of age being attended a course 4a. The first protocol evaluated the resolution of problems of mathematics for the students and the difficulties found in this task. As the protocol analyzed the linguistic capacities of the children (reading and understanding of linguistic texts). After that an analysis of this material was carried through that made possible the identification of the elements necessary gifts and absentees to the practical one of resolution of problems, as well as a correlation it enters the understanding of texts and the understanding of mathematical statements. The results had indicated that to understand texts of linguistic nature well it does not mean to understand mathematical texts well. It was also perceived that the repertoire for the resolution of simple problems of these students was good, but has necessity of the professors to use diversified and more complex problems in classroom.

Keywords:
education; mathematical education; resolution of mathematical problems; evaluation.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2007

Histórico

  • Recebido
    05 Set 2006
  • Aceito
    07 Maio 2007
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