Acessibilidade / Reportar erro

Experiências de aprendizagem: reflexões sobre o ensino de língua estrangeira no contexto escolar brasileiro

Resumos

O objetivo deste trabalho é refletir a respeito do ensino de língua estrangeira (inglês) oferecido em escolas de Ensino Médio brasileiras, através de uma análise de relatos de experiências de aprendizagem de alunos de graduação sobre sua aprendizagem da língua inglesa. Cinqüenta e um informantes participaram do estudo. Os instrumentos da coleta de dados foram um questionário escrito e entrevistas orais semi-estruturadas. Os resultados da análise sugerem que os professores ainda utilizam uma abordagem tradicional de ensino, através da tradução de textos e listas de palavras para memorização.


This paper aims at discussing the teaching of English in Brazilian high schools through the analysis of students' learning experiences. Participants in the research were 51 students and data were gathered through a written questionnaire and oral interviews. Results suggest that teachers use a traditional approach of teaching, based on translating and memorizing lists of words.


ARTIGOS

Experiências de aprendizagem: reflexões sobre o ensino de língua estrangeira no contexto escolar brasileiro

Mariney Pereira Conceição

Universidade de Brasília

RESUMO

O objetivo deste trabalho é refletir a respeito do ensino de língua estrangeira (inglês) oferecido em escolas de Ensino Médio brasileiras, através de uma análise de relatos de experiências de aprendizagem de alunos de graduação sobre sua aprendizagem da língua inglesa. Cinqüenta e um informantes participaram do estudo. Os instrumentos da coleta de dados foram um questionário escrito e entrevistas orais semi-estruturadas. Os resultados da análise sugerem que os professores ainda utilizam uma abordagem tradicional de ensino, através da tradução de textos e listas de palavras para memorização.

ABSTRACT

This paper aims at discussing the teaching of English in Brazilian high schools through the analysis of students' learning experiences. Participants in the research were 51 students and data were gathered through a written questionnaire and oral interviews. Results suggest that teachers use a traditional approach of teaching, based on translating and memorizing lists of words.

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

  • ALMEIDA FILHO, J. C. P. O ensino de línguas no Brasil de 1978: e agora? Revista brasileira de Linguistica Aplicada, v.1, n.1, p. 15-29, 2001.
  • ALMEIDA FILHO, J. C. P. A abordagem orientadora da ação do professor. In: ALMEIDA FILHO, J. C. P. (Org.). Parâmetros Atuais para o Ensino de Português como Língua Estrangeira. Campinas: Pontes Editores, 1997.
  • BARCELOS, A. M. F. Understanding teachers' and students' language learning beliefs in experience: a Deweyan approach. 2000. Tese (Doutorado em ensino de inglês como segunda língua) - College of Education, The University of Alabama, Tuscaloosa.
  • CANALE, M.; SWAIN, M. Theoretical bases of communicative approaches to second language teaching and testing. Applied Linguistics, v.1, n.1, p. 1-47, 1980.
  • CONCEIÇÃO, M. P. Vocabulário e consulta ao dicionário: analisando as relações entre experiências, crenças e ações na aprendizagem de LE. 2004. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
  • DAVIS, K. Qualitative theory and methods in Applied Linguistics research. Tesol Quartely, v. 29, n. 03, p. 455-472, 1995.
  • DEWEY, J. How we Think Lexington, MA: D.C. Heath, 1933.
  • DEWEY, J. Experience and Education New York: Macmillan, 1938.
  • ELBAUM, B. E.; BERG, C.A.; DODD, D. H. Previous learning experiences, strategy beliefs, and task definition in self-regulated foreign language learning. Contemporary Educational Psychology, v.18, n.3, p. 318-336, 1993.
  • HORWITZ, E. K. Surveying students' beliefs about language learning. In: WENDEN,A.; RUBIN, J. (Ed). Learner strategies in language learning London: Prentice Hall, 1987. p. 110-129.
  • HORWITZ, E. K. The beliefs about language learning of beginning university foreign language students. The Modern Language Jounal, v. 72, n. 3, p. 283-294, 1988.
  • JOHNSON, D. M. Approaches to research in Second Language Learning, New York, Longman, 1992.
  • LARSEN_FREEMAN, D.; LONG, M. H. An Introduction to Second Language Acquisition Research London: Longman, 1991.
  • MICCOLI, L. S. Learning English as a foreign language in Brazil: a joint investigation of learners' classroom experiences. Unpublished Phd Thesis. University of Toronto, 1997.
  • NEVES, M. S. Os mitos de abordagens tradicionais e estruturais ainda interferem na prática de sala de aula. In: PAIVA, V. L. M. de O. (Org.). Ensino de língua inglesa: reflexões e experiências, 1996. p. 69-81.
  • NUNAN, D. Research Methods in Language Learning Cambridge: Cambridge University Press, 1992.
  • OXFORD, R. Language Learning Strategies Boston: Heinle & Heinle Publishers, 1990.
  • SAVIGNON, S. Communicative competence: theory and classroom practice. Massachussets: Addison-Wesley Publishing Co., 1983.
  • SCARAMUCCI, M. V. R. A Dicotomia Quantitativo/Qualitativo na Pesquisa em Lingüística Aplicativa: Paradigmas Opostos ou Métodos Complementares. Anais do 4º Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada Campinas, UNICAMP, 1995. p. 510-518.
  • SCHOMMER, M. Effects of beliefs about the nature of knowledge on comprehension. Journal of Educational Psychology, v. 82, p. 498-504, 1990.
  • SELIGER, H. W.; SHOHAMY, E. Second language research methods. Oxford: Oxford University Press, 1990.
  • STODOLSKY, S. The subject matters Chicago: University of Chicago Press, 1988.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Abr 2013
  • Data do Fascículo
    2006
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com