Acessibilidade / Reportar erro

Auto-avaliação: uma alternativa contemporânea do processo avaliativo

Resumos

A auto-avaliação, segundo as pesquisas, tem se mostrado um excelente auxiliar para o processo de ensino/aprendizagem em sala de aula, como mecanismo diagnóstico, para que professores e alunos tenham uma visão mais clara de suas potencialidades. Este artigo, portanto, tem como objetivo apresentar as diferentes alternativas de auto-avaliação, seus objetivos e suas restrições, além de estudos bem-sucedidos em que foram utilizados esse instrumento avaliativo, à luz de teorias nas áreas de Educação e Lingüística Aplicada.


According to some researches, self-assessment has played a very important role as a support to teaching/learning process in classroom environment as a diagnostic means to help teachers and students have a better view of their potentialities. Thus, this article aims at showing different alternatives of self-assessment, their objectives, as well as their restrictions, but mainly the successful studies in which this way of alternative assessment was used. This research was based on theories of Educational and Applied Linguistics areas.


ARTIGOS

Auto-avaliação: uma alternativa contemporânea do processo avaliativo

Kleber Aparecido da SilvaI; Maria Amélia Nader BartholomeuII; Maristela M. Kondo ClausIII

IUniversidade Estadual Paulista - UNESP - São José do Rio Preto

IIUniversidade São Francisco - USF, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

IIIUniversidade São Francisco - USF, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

RESUMO

A auto-avaliação, segundo as pesquisas, tem se mostrado um excelente auxiliar para o processo de ensino/aprendizagem em sala de aula, como mecanismo diagnóstico, para que professores e alunos tenham uma visão mais clara de suas potencialidades. Este artigo, portanto, tem como objetivo apresentar as diferentes alternativas de auto-avaliação, seus objetivos e suas restrições, além de estudos bem-sucedidos em que foram utilizados esse instrumento avaliativo, à luz de teorias nas áreas de Educação e Lingüística Aplicada.

ABSTRACT

According to some researches, self-assessment has played a very important role as a support to teaching/learning process in classroom environment as a diagnostic means to help teachers and students have a better view of their potentialities. Thus, this article aims at showing different alternatives of self-assessment, their objectives, as well as their restrictions, but mainly the successful studies in which this way of alternative assessment was used. This research was based on theories of Educational and Applied Linguistics areas.

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

  • BACHMAN, L. F.; PALMER, A. S. The construct validation of some components of communicative proficiency. Tesol Quarterly, v. 16, p. 449-65, 1982.
  • BAILEY, K. Self Assessment in Language Learning. In: Freeman, D. (Ed.). Learning about language assessment: dilemmas, decisions and directions. New York: Heinle & Heinle, 1998. Teacher Source.
  • BLANCHE, P.; MERINO, B. Self-assessment of Foreign-Language Skills: Implications for teachers and researchers. Language Learning, v. 39, n. 3, p. 75-93, 1989.
  • BRIGHTON, S. Increasing your accuracy in teacher evaluation Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1965.
  • CARROLL, J. G. Faculty self-evaluation In: MILLMAN, J. (Ed.). Handbook of teacher evaluation Beverly Hills, CA.: Sage, 1981. p. 180-200.
  • CRABBE, D. Fostering autonomy from within the classroom: the teacher's responsibility. System, Great Britain: Pergamon Press, v. 21, n. 4, p. 441-452, 1993.
  • DICKINSON, L. Self-instruction in language learning Great Britain: Cambridge University Press, 1987.
  • HAYDT, R. C. C. Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem. 5. ed. São Paulo: Ática, 1997.
  • HILL, B. Self-managed learning. Language Teaching Cambridge: CUP, n. 27, p. 213-223, 1994.
  • Krashen, S. D. Principles of Second Language Acquisition New York: Prentice-Hall, 1982.
  • LEWCOWICZ, J. A; MOON, J. Evaluation: A way of involving the learner. In: ALDERSON, J. C. (Ed.). Evaluation. Lancaster. Papers in English Language Education, Oxford: Pergamon, v. 6, 1985.
  • LUCKESI, C. C. Verificação ou avaliação: o que pratica a escola? In: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar São Paulo: Cortez, 1996. p. 85-101.
  • LUCKESI, C. C. Avaliação do aluno: a favor ou contra a democratização do ensino? In: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar São Paulo: Cortez, 1996. p. 60-84.
  • LUCKESI, C. C. Avaliação educacional escolar: para além do autoritarismo. In: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar São Paulo: Cortez, 1996. p. 27-47.
  • MACEDO, H. Avaliação Escolar Disponível em: <http://www.projetoeducar.com.br/avalia/relato1.htm>. Acesso em: 1998.
  • MCLAUGHLIN, B.; ROSSMAN, T; MCLEOD, B. Second Language Learning: An Information Processing Perspective. Language Learning, v. 33, p. 135-157, 1983.
  • MOITA LOPES, L. P. Oficina de lingüística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado de Letras, 1996.
  • NEDER, M. L. Avaliação na educação a distância - significações para definição de percursos. In: PRETI, O. (Org.). Educação a Distância: inícios e indícios de um percurso. Cuiabá: NEAD/IE - UFMT, 1996.
  • Nérici, G. I. Didática: uma introdução. São Paulo: Atlas, 1986.
  • NUNAN, D. Understanding language classrooms Hemel Hempstead: Prentice Hall International, 1988.
  • OSKARSSON, M. Self-assessment of foreign language skills: a survey of research and development work. Strasbourg: Council of Europe, 1984.
  • PALMA, B. Por uma cultura de auto-avaliação das escolas Disponível em: <http://www.iie.min-edu.pt/edicoes/noe/noe50/dossier4.htm>. Acesso em: 1999.
  • Pennington, M. C.; Young, A. L. Approaches for faculty evaluation for ESL, Tesol Quartely, v.23, n. 4, p. 615-646, dez. 1989.
  • RÉGNIER, J. C. A auto-avaliação na prática pedagógica. Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, Campinas, v. 4, n. 4, p. 47-52, dez.1999.
  • RICHARDS, J.; LOCKHART, C. Reflective teaching in second language classrooms, Cambridge: Cambridge University Press, 1994.
  • Ross, S. Self-assessment in second language testing: a meta-analysis of experiential actors, Language Testing, v. 15, n. 1, p. 1-20, 1998.
  • SCARAMUCCI, M. V. R. Avaliação de rendimento no ensino de português língua estrangeira. In: ALMEIDA FILHO, J. C. P. (Org.). Parâmetros atuais para o ensino de português língua estrangeira Campinas: Pontes, 1997. p. 75-88.
  • SCARAMUCCI, M. V. R. Avaliação: mecanismo propulsor de mudanças no ensino/aprendizagem de língua estrangeira, Revista Contexturas, APLIESP, p. 75-81, 1998/1999.
  • SHEERIN, S. Self-access: state of the art article. Language Teaching,Cambridge University Press, v. 24, n. 1, p. 143-157, 1991.
  • SHOHAMY, E. Language Testing: matching assessment procedures with language knowledge. In: BIRENBAUM, M.; DOCHY, F. (Ed.). Alternatives in Assessment of Achievement, Learning Processes and Prior Knowledge. Boston, MA: Kluer Academic Publishers, 1995. P. 142-160.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Abr 2013
  • Data do Fascículo
    2007
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com