Acessibilidade / Reportar erro

O processo grupal na sala de aula de língua inglesa

Resumos

Este artigo propõe reflexões sobre dinâmica de grupo a partir de um estudo de caso de uma turma de língua inglesa. Para tal, apresentamos parte dos resultados desse estudo que teve enfoque na percepção dos participantes sobre o processo grupal, na influência desse grupo sobre o processo de aprendizagem de seus membros e também na percepção dos participantes do que seja "um grupo facilitador do processo de aprendizagem de língua inglesa." Os dados obtidos nesta pesquisa sugerem que o grupo da sala de aula e o seu desenvolvimento são fatores que podem interferir no processo de aprendizagem da língua-alvo. Os resultados, portanto, são indicativos de certas condições em que se dá o desenvolvimento do grupo de língua, do início ao seu término, e de aspectos que interferem nesse processo.

dinâmica de grupo; processo grupal; fases; aprendizagem de língua inglesa


This article aims at reflecting on group dynamics of the members of an English classroom. For this purpose, we present part of some research results focused on the students' perceptions about their group process, its influence on their process of language learning and also how they perceive an English learning classroom group as a facilitator of the learning process. The results of this study suggest that the classroom group and its development are factors that can influence the target language learning process. The results are, therefore, indicative of certain conditions in which language group development happens from its start to its finish, as well as aspects that interfere in this process.

group dynamic; group process; stages; English learning


ARTIGOS

O processo grupal na sala de aula de língua inglesa* * Este artigo apresenta resultados da dissertação de mestrado "O processo grupal sob a percepção de aprendizes de língua inglesa: um estudo de caso", defendida no Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos da UFMG, em 2003, sob a orientação da Profa. Vera Lucia Menezes de Oliveira e Paiva.

Vanessa de Assis Araújo

RESUMO

Este artigo propõe reflexões sobre dinâmica de grupo a partir de um estudo de caso de uma turma de língua inglesa. Para tal, apresentamos parte dos resultados desse estudo que teve enfoque na percepção dos participantes sobre o processo grupal, na influência desse grupo sobre o processo de aprendizagem de seus membros e também na percepção dos participantes do que seja "um grupo facilitador do processo de aprendizagem de língua inglesa." Os dados obtidos nesta pesquisa sugerem que o grupo da sala de aula e o seu desenvolvimento são fatores que podem interferir no processo de aprendizagem da língua-alvo. Os resultados, portanto, são indicativos de certas condições em que se dá o desenvolvimento do grupo de língua, do início ao seu término, e de aspectos que interferem nesse processo.

Palavras-chave: dinâmica de grupo; processo grupal; fases; aprendizagem de língua inglesa.

ABSTRACT

This article aims at reflecting on group dynamics of the members of an English classroom. For this purpose, we present part of some research results focused on the students' perceptions about their group process, its influence on their process of language learning and also how they perceive an English learning classroom group as a facilitator of the learning process. The results of this study suggest that the classroom group and its development are factors that can influence the target language learning process. The results are, therefore, indicative of certain conditions in which language group development happens from its start to its finish, as well as aspects that interfere in this process.

Keywords: group dynamic; group process; stages; English learning.

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

  • ALLWRIGHT, D.; BAILEY, K. M. Focus in the language classroom Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
  • ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar Campinas: Papirus, 1995.
  • ARAUJO, V. de. A. O processo grupal sob a percepção de aprendizes de língua inglesa: um estudo de caso. 2003. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.
  • ARNOLD, J.; BROWN, H. D. A map of the terrain. In: ARNOLD, J. (Ed.). Affect in language learning Cambridge: University Press, 2000.
  • BEJARANO, Y. A cooperative small-group methodology in language classroom. TESOL Quartely Digital, v. 21, n. 3, setembro, 1987.
  • BERSTEIN, M. Contribuições de Pichon-Rivière à psicoterapia de grupo. In: OSÓRIO, L. et al Grupoterapia hoje Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
  • BLEGER, J. Temas de Psicologia São Paulo: Martins Fontes, 1991.
  • BRAGHIROLLI, E. M.; PEREIRA, S.; RIZZON, L. A. Temas de Psicologia Social Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
  • COLE, P. An adaptation of group dynamics techniques to foreign language teaching. TESOL Quartely Digital, v. 4, n. 4, dezembro,1970.
  • DAVIS, K. Qualitative theory and methods in Applied Linguistics research. TESOL Quartely, v. 29, n. 3, p. 455-472, outono, 1995.
  • DÖRNYEI, Z.; MALDEREZ, A. The role of group dynamics in foreign language learning and teaching. In: ARNOLD, J. Affect in language learning Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
  • DÖRNYEI, Z.; MURPHEY, T. Group Dynamics in the Language Classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
  • EHRMAN, M.; Z. DÖRNYEI. Interpersonal dynamics in second language education: the visible and invisible classroom. Thousand Oaks, CA: Sage, 1998.
  • ERICKSON, F. Qualitative methods. In: Research in teaching and learning. Nova York: Macmillan Publishing Company, 1986.
  • FREIRE, P.; QUIROGA, A. P. de.; GAYOTTO, M. L. C. et al O processo educativo segundo Paulo Freire e Pichon-Rivière. Petrópolis: Vozes, 1987.
  • GASS, S.; MACKEY, A.; PICA, T. The role of input and interaction in second language acquisition: introduction to the special issue. Modern Language Journal, v. 82, n. 3, p. 299-307, 1998.
  • HADFIELD, J. Classroom Dynamics. Oxford: Oxford University Press, 1992.
  • HARMER, J. The practice of English language teaching Essex: Longman Group UK Limited, 1994.
  • KRASHEN, S. D. The input hypothesis: issues and implications. Nova York: Longman Inc., 1985.
  • MCLAUGHLIN, B. Theories of second language learning Londres: Edward Arnold, 1987.
  • MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Conselho Nacional de Educação. Resolução N. 1, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br Acesso em: 02 de abril de 2008.
  • NUNAN, D. Research methods in language learning Cambridge: Cambridge University Press, 1992.
  • PICHON-RIVIÈRE, E. O processo grupal. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
  • PICHON-RIVIÈRE, E. Teoria do vínculo São Paulo: Martins Fontes, 1998.
  • QUEIROZ, R. N de. (Org.). Como ser eficaz em grupo? - A integração do grupo (II). São Paulo: Paulus, 1999.
  • RECTOR, M.; TRINTA, A. R. Comunicação do corpo. São Paulo: Editora Ática S. A., 1993.
  • RECTOR, M.; TRINTA, A. R. Comunicação não-verbal: a gestualidade brasileira. Petrópolis: Vozes, 1986.
  • REGO, T. C. Vygotsky, uma perspectiva histórico-cultural da educação Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
  • RIBEIRO, J. P. O processo grupal: uma abordagem fenomenológica da teoria do campo e da holística. São Paulo: Summus Editorial Ltda., 1994.
  • RICHARDS, J. C.; LOCKART, C. Reflective teaching in second language classrooms Cambridge: Cambridge University Press, 1994.
  • SAGOR, R. How to conduct collaborative action research Alexandria: ASCD, 1993
  • SCHUTZ, W. Profunda simplicidade São Paulo: Ágora, 1989.
  • SCRIVENER, J. Learning teaching Oxford: Heinemann English Language Teaching, 1994.
  • SELIGER, H. W.; SHOHAMY, E. Second language research methods. Oxford: Oxford University Press, 1990.
  • SENIOR, R. Transforming language classes into bonded groups. ELT Journal, v. 51/1, janeiro, 1997.
  • SILVERMAN, D. Interpreting qualitative data methods for analysing talk, text and interaction London: Sage Publications Ltd., 2001.
  • TUCKMAN, B. W. Developmental sequence in small groups. Psychological Bulletin, v. 63, n. 6, p. 384-399, 1965.
  • VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente São Paulo: Martins Fontes, 1984.
  • WILLIAMS, M.; BURDEN, L. R. Psycology for language teachers Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
  • *
    Este artigo apresenta resultados da dissertação de mestrado "O processo grupal sob a percepção de aprendizes de língua inglesa: um estudo de caso", defendida no Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos da UFMG, em 2003, sob a orientação da Profa. Vera Lucia Menezes de Oliveira e Paiva.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      16 Abr 2013
    • Data do Fascículo
      2008
    Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
    E-mail: rblasecretaria@gmail.com