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A avaliação em foco: o que provam as provas de Língua Portuguesa e de Redaçao do exame vestibular?

Exams of Portuguese Language and Writing in entrance examinations: what do they prove?

Resumos

As provas de Língua Portuguesa e de Redação dos vestibulares são instrumentos voltados para a seleção de candidatos aptos para ingressar no Ensino Superior. Espera-se que eles demonstrem ter conhecimentos linguísticos e textuais que lhes permitam interpretar e produzir textos da esfera acadêmica. Mas, essas provas evidenciam os conhecimentos necessários para a admissão dos melhores candidatos nos cursos de graduação? Com o objetivo de responder a essa pergunta, analisamos questões propostas em vestibulares da UFMG nos últimos dez anos. Constatamos que, entre 2000 e 2009, avaliam-se competências a serem demonstradas por meio de habilidades, como localizar informações explícitas, inferir as implícitas em um texto, reconhecer novos sentidos atribuídos às palavras dentro de uma produção textual. Constatamos também a presença de diversos gêneros textuais da mídia impressa que favorece a reflexão crítica, o exercício de formas de pensamento mais elaboradas. Concluímos que as provas desse concurso cumprem a meta a que se destinam.

Gênero textual; exame vestibular; leitura; redação


Exams of Portuguese Language and Writing in entrance examinations are instruments aiming at the selection of the candidates who are fit to start undergraduate studies. It is expected that they show the textual and linguistic knowledge that allow them to interpret and produce texts in the academic field. But do these texts elicit the necessary knowledge for the admission of the best candidates to undergraduate courses? With the purpose of answering this question we have analyzed the questions asked in the entrance examinations of UFMG in the last 10 years. We have found that, between the years 2000 and 2009, the competence is assessed through skills such as locating explicit information, deducing implicit information, recognizing new meanings of words, within a given text. We have also verified the presence of several text genres from press media which favor critical reflection, and the application of more elaborated forms of reasoning. We have concluded that these tests fulfill their intended goal.

Academic genre; entrance examination; reading; writing


ARTIGOS

A avaliação em foco: o que provam as provas de Língua Portuguesa e de Redaçao do exame vestibular?* * Este trabalho contou com o apoio da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais).

Exams of Portuguese Language and Writing in entrance examinations: what do they prove?

Regina Lúcia Péret Dell'Isola

Universidade Federal de Minas Gerais, E-mail: reginadellisola@gmail.com

RESUMO

As provas de Língua Portuguesa e de Redação dos vestibulares são instrumentos voltados para a seleção de candidatos aptos para ingressar no Ensino Superior. Espera-se que eles demonstrem ter conhecimentos linguísticos e textuais que lhes permitam interpretar e produzir textos da esfera acadêmica. Mas, essas provas evidenciam os conhecimentos necessários para a admissão dos melhores candidatos nos cursos de graduação? Com o objetivo de responder a essa pergunta, analisamos questões propostas em vestibulares da UFMG nos últimos dez anos. Constatamos que, entre 2000 e 2009, avaliam-se competências a serem demonstradas por meio de habilidades, como localizar informações explícitas, inferir as implícitas em um texto, reconhecer novos sentidos atribuídos às palavras dentro de uma produção textual. Constatamos também a presença de diversos gêneros textuais da mídia impressa que favorece a reflexão crítica, o exercício de formas de pensamento mais elaboradas. Concluímos que as provas desse concurso cumprem a meta a que se destinam.

Palavras-chave: Gênero textual, exame vestibular, leitura, redação.

ABSTRACT

Exams of Portuguese Language and Writing in entrance examinations are instruments aiming at the selection of the candidates who are fit to start undergraduate studies. It is expected that they show the textual and linguistic knowledge that allow them to interpret and produce texts in the academic field. But do these texts elicit the necessary knowledge for the admission of the best candidates to undergraduate courses? With the purpose of answering this question we have analyzed the questions asked in the entrance examinations of UFMG in the last 10 years. We have found that, between the years 2000 and 2009, the competence is assessed through skills such as locating explicit information, deducing implicit information, recognizing new meanings of words, within a given text. We have also verified the presence of several text genres from press media which favor critical reflection, and the application of more elaborated forms of reasoning. We have concluded that these tests fulfill their intended goal.

Keywords: Academic genre; entrance examination; reading; writing.

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

Recebido em outubro de 2009.

Aprovado em janeiro de 2010.

  • BIANCHET, Sandra et alli Língua Portuguesa e literatura brasileira no vestibular 2005 - provas resolvidas e comentadas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005. 74p.
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  • *
    Este trabalho contou com o apoio da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais).
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      26 Fev 2013
    • Data do Fascículo
      2010

    Histórico

    • Aceito
      Jan 2010
    • Recebido
      Out 2009
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